Denza Denza

Denza, marca de luxo da BYD, na Europa para competir com alemães

A Denza, marca premium da BYD, foi lançada na Europa com o objetivo de competir com os fabricantes alemães de topo de gama.

Desafio à Mercedes e BMW

As vendas da Denza na Europa começarão ainda este ano na Europa e a marca de luxo do gigante chinês entrará no mercado com a carrinha desportiva Z9 GT.

A chegada da submarca da BYD à Europa é mais um desafio para marcas como a Mercedes-Benz ou a BMW. A marca fabrica automóveis de luxo e é o precursor tecnológico do grupo, sendo de admitir que chegará a preços muito competitivos.

Denza entra com carrinha desportiva Z9 GT

A BYD apresentou a marca na Semana de Design de Milão, não tendo revelado pormenores sobre a sua estratégia comercial na Europa, especulando-se que os preços serão superiores ao topo de gama da marca BYD, que custa 72.000 euros.

Denza
A carrinha Z9 GT será o primeiro modelo de uma gama completa a ser vendido na Europa @Denza

Na China, a carrinha Z9 GT está à venda a partir de 44.264 euros, ao câmbio atual, mas a construtora chinesa deverá fazer refletir nos clientes as tarifas aduaneiras a que os seus automóveis elétricos estão sujeitos na Europa.

Marca premium com linha completa

O conselheiro especial da BYD para a Europa, Alfredo Altavilla, afirmou na apresentação da marca que a Denza seria o precursor tecnológico do grupo e que a gama Denza incluirá também, no final deste ano, o monovolume D9, podendo ainda ser acrescentados dois SUV no futuro.

Denza
O monovolume D9 de 7 lugares chegará ao mercado europeu ainda este ano @Denza

“O objetivo é fazer da Denza uma marca premium de linha completa”, afirmou, acrescentando que o seu público-alvo são, não apenas os clientes premium tradicionais, como clientes mais jovens com um interesse particular pela tecnologia.

Uma gota no oceano

A Denza começou por ser uma joint-venture 50/50 com a Mercedes-Benz, mas o construtor alemão saiu do projeto, pelo que agora é totalmente detida pela BYD.

Subscreva a Newsletter

No ano passado, a BYD vendeu mais de 4,2 milhões de veículos em todo o mundo, mais de 90% dos quais na China. As vendas da Denza representaram pouco mais de 3% das vendas totais do grupo.

Veículos construídos na China

Apesar de a BYD ter como objetivo iniciar a sua produção na sua primeira fábrica europeia em outubro próximo, os modelos Denza serão construídos e exportados da China.

Após o arranque da produção na fábrica da Hungria, a segunda unidade da BYD na Turquia deverá entrar em funcionamento em março de 2026. Quando estiverem totalmente operacionais e a produzir em velocidade de cruzeiro, as duas fábricas europeias do construtor chinês terão uma capacidade de produção total de 500.000 automóveis por ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *