Tem a assinatura da Prodrive, mas não é um novo automóvel de competição. O conhecido preparador automóvel assina o EVOLV, um quadriciclo de entregas last mile em tecido urbano.
Neste artigo:
EVOLV para produção em 2028
Revelado agora, o EVOLV é ainda um conceito, mas a Prodrive já lançou uma empresa, a ELM, para o colocar em produção. O objetivo é que chegue às ruas das cidades em 2028, com um preço que será inferior aos 30.000 euros.
Para o desenvolvimento deste conceito, a Prodrive Advanced Technology aliou-se à Astheimer Design. O EVOLV foi concebido como um veículo compacto de entrega para ambientes urbanos com emissões zero.
Espaço útil para fazer diferença
As empresas afirmam terem desenvolvido o conceito depois de identificarem as lacunas dos modelos elétricos de entregas last mile, que “ficam aquém em termos de fiabilidade, segurança, conforto do condutor e volume de carga útil, ou são simplesmente demasiado grandes e dispendiosos para a tarefa”.
O EVOLV tem espaço para transportar duas europaletes e uma carga útil até 500 kg, tendo sido construído para cumprir as normas de segurança passiva dos pequenos furgões.
A Prodrive Advanced Technology e a Astheimer Design desenvolveram o EVOLV em apenas 12 meses. O conceito agora apresentado tem 3240 mm de comprimento, 1450 mm de largura, 2150 mm de altura e pesa 850 kg com as baterias.
Um veículos polivalente
O ELM EVOLV tem duas áreas de carga configuráveis que permitem 4 m³ de espaço de carga, cerca do dobro da maioria das alternativas L7e.
No quadriciclo elétrico, acede-se ao espaço de carga principal por portas deslizantes em ambos os lados do veículo. Este espaço comporta uma europalete com até 300 kg de carga, empilhada até 1,6 m de altura. Na parte traseira, portas tipo celeiro abrem-se para revelar um segundo compartimento que pode acomodar uma palete de até 1,2 m de altura e 200 kg de carga. Um porta-paletes estivável está disponível para auxiliar no carregamento e descarregamento.
Autonomia para as rotas de distribuição
Equipado com uma bateria de 20 kWh, o EVOLV deverá ter cerca de 160 km de autonomia e carregar de 20 a 80% em cerca de duas horas através de um conetor de tipo 2. Concebido para entregas em ambiente urbano, a velocidade máxima será de cerca de 80 km/h.
Subscreva a Newsletter
“O EVOLV demonstra como o nosso design e engenharia coletivos inovadores podem ultrapassar os limites do que um EV de última milha pode alcançar”, afirma Iain Roche, CEO da Prodrive Advanced Technology.
“O melhor de dois mundos”
“Com o EVOLV, uma pegada compacta pode andar de mãos dadas com uma grande capacidade e eficiência. O EVOLV oferece o melhor dos dois mundos, injetando versatilidade sem compromisso numa frota logística,” remata.
Leia também:
As duas empresas criaram uma empresa para introduzir o quadriciclo no mercado. A ELM Mobility tem como objetivo colocar o quadriciclo em produção para um lançamento em 2028, com preços a partir de cerca de 30.000 euros (£25.000).