Fábrica de baterias Fábrica de baterias

Fábrica de baterias em Sines avança com 2 mil milhões

O lançamento do projeto é oficializado segunda-feira em Lisboa. Os Chineses da CALB vão mesmo investir 2.000 milhões de euros para construir em Sines uma fábrica de baterias de lítio. As obras começarão dentro de 6 meses e o projeto deverá estar totalmente operacional em 2028.

Obras começam ainda este ano

O lançamento da fábrica de baterias de lítio da CALB em Sines vai ser apadrinhado por Liu Jingsyu, a presidente do conselho de administração, e por Pedro Reis, ministro da Economia português. Em comunicado, a fabricante destaca que se trata de um “investimento histórico para a economia verde em Portugal”.

Considerada um Projeto de Interesse Nacional (PIN) por parte do governo português, a fábrica de baterias já teve a necessária Avaliação Ambiental, podendo avançar.

Impacto na economia de 4% do PIB

A CALB diz que a fábrica de baterias deverá criar 1.800 postos de trabalho diretos e ter um impacto significativo da economia portuguesa, podendo vir a representar mais de 4% do PIB nacional quando estiver com a produção na sua máxima força.

Fábrica de baterias
A CALB vai investir 2.000 milhões na fábrica de Sines @CALB

“Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos”, afirma a presidente do conselho de administração da CALB em comunicado.

Colocar Portugal na vanguarda

“A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa”, destaca ainda Liu Jingyu. Assim que estiver operacional em 2028, a fábrica terá capacidade de produção de 15 GWh de armazenamento de energia

Subscreva a Newsletter

O projeto tem já o selo de Projeto de Interesse Nacional (PIN) por parte do Governo português. Diz a CALB que a fábrica de baterias de lítio deverá criar 1.800 empregos diretos e terá um impacto significativo na economia portuguesa, podendo representar mais de 4% do PIB nacional quando atingir a capacidade total de produção.

Fábrica de Sines com capacidade para 15 GwH

Com este investimento, a CALB tem como objetivo reforçar a sua presença no mercado europeu de veículos elétricos e sistemas de armazenamento de energia. “Estamos entusiasmados por trazer este grande projeto para Sines, contribuindo para o futuro da energia verde em Portugal e apoiando a transição do setor automóvel europeu para os veículos elétricos. A nossa fábrica não só criará novos empregos, como também colocará Portugal na vanguarda da produção de baterias para veículos elétricos na Europa”, destaca no comunicado Liu Jingyu, presidente do Conselho de Administração da CALB.

Porto de Sines
@Vitor Oliveira / Wikkimedia Commons

A Fábrica de baterias de lítio de Sines da CALB terá uma capacidade de produção de 15 Gwh de armazenamento de energia quando estiver a funcionar na sua plenitude, o que acontecerá em 2028.

CALB com “total confiança em Portugal”

A CALB – China Aviation Lithium Battery – é um dos dez maiores produtores de baterias do mundo. Em entrevista ao Expresso publicada na sexta-feira, a sua responsável explicou que a empresa “tem total confiança em Portugal” e tomou a decisão de localizar a sua “gigafábrica” em Portugal “devido às suas vantagens estratégicas, ao forte potencial da economia portuguesa e á mão de obra qualificada”.

“O porto de Sines, em particular, oferece vantagens logísticas excecionais, com o seu porto de águas profundas, operações 24 horas por dia, e a maior plataforma de transporte ferroviário de mercadorias em Portugal. Isso torna-o uma plataforma ideal para distribuir [as baterias] para o mercado europeu. Além disso, os investimentos do Governo português nas infraestruturas e o seu apoio à energia verde criam um ambiente perfeito para o sucesso da visão de longo prazo da CALB”, revelou a responsável ao semanário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *