Uma equipa de engenheiros da Nissan juntou-se para criar um Nissan R32 100% elétrico que consiga uma experiência de condução idêntica ao mítico R32 GT-R.
Neste artigo:
Nissan R32 EV é projeto de paixão
O Nissan R32 EV recebeu dois motores de 160 kW, cada um capaz de fornecer até 340 nM de binário, e uma bateria de 62 kWh provenientes do Leaf Nismo de 2022.
Criado como um projeto de paixão por um pequeno grupo de funcionários da Nissan, no Japão, o R32 EV explora o potencial da eletrificação para proporcionar uma experiência de condução tão envolvente e gratificante como a do saudoso R32 GT-R.
O automóvel 100% elétrico foi mostrado no Salão Automóvel de Tóquio de 2025 e a resposta foi dada com um veículo que tem uma experiência de condução idêntica ao R32 GT-R, incluindo até patilhas de mudança de velocidade e emitindo um som inspirado no cantar original do motor RB26DETT que equipava o Nissan R32 GT-R.
O projeto de conversão do R32 GT-R num automóvel 100% elétrico foi liderado pelo engenheiro de longa data de grupos motopropulsores EV da Nissan, Ryozo Hiraku.
Ryozo Hiraku: o rosto por trás do projeto
Fã assumido do icónico R32 GT-R e antigo proprietário de um R32 Skyline, Jiraku soube desde o início que o projeto” seria simultaneamente gratificante e controverso”.
Hiraku disse: “perguntei-me se daqui a 30 anos – em 2055 ou mais – os proprietários desta incrível máquina ainda poderiam comprar gasolina e desfrutar da sua condução. Vi mérito em usar tecnologia elétrica e digital para replicar o apelo do R32 GT-R para que as gerações futuras o pudessem experimentar.”
O engenheiro doou um automóvel da sua própria coleção para que o projeto do R32 EV fosse para a frente.
À primeira vista, o R32 EV quase poderia passar por um R32 GT-R de série. Com acabamento em cinzento Gun Grey metalizado, a aparência de fábrica do veículo disfarça o transplante de coração que sofreu.
Objetivo: igualar o desempenho
Embora a afinação e o desenvolvimento do R32 EV estejam ainda em curso, o objetivo da equipa não é exceder, mas sim igualar o desempenho do GT-R original, que produzia 280 CV (206 kW) e 353 Nm de binário.
O R32 EV é aproximadamente 370 kg mais pesado do que o veículo original, devido ao conjunto de baterias e aos componentes elétricos, mas os engenheiros afinaram a sua potência e binário para igualar a relação binário/peso do R32 GT-R original.
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A equipa que está a trabalhar no R32 EV tem como objetivo criar um verdadeiro automóvel para o condutor, em vez de estar preocupada com a potência total e o desempenho em linha reta. E, da mesma forma que aconteceu com o modelo original, a chave para alcançar a desejada proeza dinâmica é o sistema de tração integral.
Motores elétricos afinados para simular veículo original
Quando foi lançado há 35 anos, o sistema de tração integral ATTESA E-TS da Nissan garantiu ao R32 GT-R original uma tração e estabilidade impressionantes em todas as condições meteorológicas. Com um sistema de embraiagem de acionamento hidráulico, podia distribuir o binário até 50:50 entre as rodas dianteiras e traseiras.
Com o R32 EV, a equipa irá trabalhar para afinar os motores elétricos duplos de modo a corresponderem ao padrão de referência estabelecido pelo veículo original.” Com um conjunto de sensores modernos e a ausência de componentes mecânicos como as embraiagens, os motores elétricos duplos podem responder mais rapidamente e distribuir o binário entre as rodas dianteiras e traseiras com uma precisão ainda maior do que o sistema mecânico que substituíram”, lembra a marca.
O R32 EV dispõe de um kit de suspensão desportiva NISMO com amortecedores Öhlins para garantir um comportamento de excelência e que haja uma rotação limitada da carroçaria, apesar do peso adicional dos componentes EV.
Reproduzir sensação do R32 GT-R
Ao contrário da maioria dos EV, o R32 EV quer-se ruidoso como o modelo original. A equipa do R32 EV procurou reproduzir o envolvimento sensorial do R32 GT-R. É por isso que o modelo elétrico inclui a funcionalidade das patilhas de mudança de velocidades e um altifalante no habitáculo que emite um som inspirado no som original do motor RB26DETT.
“Para reproduzir a sensação da caixa manual, a equipa programou as patilhas para criarem feeling semelhante ao sentido quando se passam mudanças manuais, simulando o breve solavanco que o condutor sente quando aciona a embraiagem e muda para cima ou para baixo numa caixa de velocidades mecânica”.
A equipa obteve discos e pinças monobloco maiores do R32 GT-R, assegurando uma potência de travagem ideal apesar do peso adicional do R32 EV. Para acomodar os discos maiores e as pinças mais robustas, a equipa desenvolveu uma jante de 18 polegadas inspirada na original de 16 polegadas do R32 GT-R.
No interior, a equipa de engenheiros esforçou-se por manter o habitáculo com as peças originais, atualizando apenas os principais itens para melhorar a experiência do condutor.
Os bancos de fábrica foram substituídos e o sistema de áudio duplo DIN, bem como os indicadores e o painel de instrumentos receberam ecrãs digitais de alta resolução “que fornecem informações importantes ao condutor”.
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Embora não haja planos para comercializar o R32 EV ou oferecer um kit de conversão, o projeto tem permitido acumular conhecimentos importantes para os membros da equipa que dedicaram inúmeras horas do seu tempo livre para tornar a sua visão uma realidade.