A Xiaomi anunciou no final de dezembro que iria lançar o novo automóvel 100% elétrico Xiaomi YU7 lá mais para o verão, mas há medida que o tempo avança vão-se conhecendo pormenores sobre o primeiro SUV do gigante de eletrónica para o consumo.
Neste artigo:
Ministério confirma dois modelos
O Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) revelou hoje que o Xiaomi YU7 estará disponível em dois modelos, que receberam as nomenclaturas oficias de XMA6500LBEVA1 e o XMA6500LBEVR3, e ambos são 100% elétricos.
Estes não são os primeiros registos oficiais do MIIT, sem os quais os automóveis não podem ser homologados, mas são aqueles que dão mais informações sobre o futuro Xiaomi YU7.
Xiaomi YU7 com autonomia até 820 km
De acordo com os registos, o O XMA6500LBEVA1 está equipado com um conjunto de baterias com uma capacidade de 101,7 kWh, e a autonomia CLTC está disponível em três opções: 670 km, 750 km e 760 km.
Por seu lado, o XMA6500LBEVR3 está equipado com um conjunto de baterias com uma capacidade de 96,3 kWh, com opções de autonomia CLTC de 725 km, 810 km e 820 km.
Convém referir que o padrão de autonomia CLTL (China Light Duty Vehicle Test Cycle) é considerado o menos realista dos testes atualmente utilizados, sendo tido como “mais otimista do que o WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicles Test Procedure) que é o padrão na Europa e noutros mercados.
Dois tipos de baterias
Registos anteriores que têm sido libertados pelo MIIT desde o anúncio pela Xiaomi do YU7, revelam que o SUV com a nomenclatura XMA6500LBEVA1 terá um motor duplo com baterias ternárias de iões de lítio da CATL. As baterias ternárias têm normalmente uma maior densidade energética do que as baterias LFP, mas os modelos com dois motores consomem mais energia do que os modelos com um só motor.
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Já o XMA6500LBEVR3 será um modelo de motor único com baterias de fosfato de ferro e lítio (LFP) do braço de fabrico de baterias da BYD, a FinDreams Battery.
3 toneladas de carro
Os registos que a Xiaomi fez junto do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) que o YU7 terá duas versões com caraterísticas diferentes. O XMA6500LBEVA1 tem um peso de veículo de 2.405 kg e um peso de bateria de 666 kg, enquanto o XMA6500LBEVR3 tem um peso de veículo de 2.315 kg e um peso de bateria de 719 kg.
Os jornalistas chineses fizeram as contas e chegaram à conclusão de que a versão de motor duplo do Xiaomi YU7 tem uma densidade de energia da bateria de 152,7 Wh/kg, enquanto na versão de motor único a densidade é de 134 Wh/kg. O consumo de energia do modelo por 100 quilómetros será de13,38 kWh para a versão com dois motores e de 11,74 kWh para a versão com um motor.
O sucesso do Xiaomi SU7
A Xiaomi lançou oficialmente o seu primeiro modelo, o SU7, em 28 de março de 2024, com as entregas a começarem em abril. O seu sucesso surpreendeu o mercado. Só na China, o único mercado onde é vendido, o sedan elétrico da Xiaomi vendeu 135 mil unidades entre maio e dezembro de 2024. Os objetivos para 2025 passam por entregar 300.000 unidades do SU7, o sedan elétrico que está disponível em três variantes – Standard, Pro e Max.
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A Xiaomi já tinha falado de que tinha em preparação um novo modelo para lançar em 2025. A 9 de dezembro, a variante de motor duplo do Xiaomi YU7 SUV entrou no catálogo regulamentar do MIIT, mostrando-o com comprimento, largura e altura de 4.999 mm, 1.996 mm e 1.600 mm, respetivamente, e uma distância entre eixos de 3.000 mm.
A Xiaomi disse em 9 de dezembro que o lançamento do YU7 estava previsto para junho ou julho de 2025. Antes, a 27 de setembro, será o lançamento oficial do Xiaomi SU7 Ultra, a versão de ultra-performance do Xiaomi SU7.