A Volkswagen desvendou que vai produzir um automóvel 100% elétrico que chegará ao mercado em 2027 e terá um preço na casa dos 20.000 euros. O ID.1 (pode ser este o seu nome), será oficializado em março.
Neste artigo:
Show car do ID.1 apresentado em março
Foi numa reunião com trabalhadores da fábrica de Wolfsburg que Thomas Schäfer, o CEO da marca, anunciou que a Volkswagen vai lançar o que chamaremos de ID.1.
A Volkswagen planeia apresentar ao público o show car do ID.1 a 5 março. Os planos da marca apontam para que a estreia do modelo de produção ocorra em 2027.
Mobilidade elétrica “para todos”
A marca está a preparar uma família de modelos 100% elétricos compactos, baseados na evolução da plataforma modular de propulsão elétrica (MEB).
“Aceitámos este desafio e estamos a cumprir a promessa da nossa marca: mobilidade elétrica para todos. Este é um marco importante no maior plano orientado para o futuro da história da Volkswagen”, afirmou Schäfer aos trabalhadores.
ID.2all chega em 2026
O VW ID.2all será o primeiro desta família de automóveis pequenos elétricos desenvolvida sob a égide do Brand Group Core no Grupo Volkswagen.
O show-car do ID.2all foi apresentado em março de 2023 como sendo “espaçoso como um Golf e acessível como um Polo”, tendo 450 quilómetros de autonomia.
O ID.2 terá um preço inferior a 25.000 euros na maior parte dos mercados, tendo a marca anunciado agora um modelo ainda mais barato. O objetivo da Volkswagen é que o ID.1 custe menos de 20.000 euros.
VW quer causar “grande impacto no mercado”
A Volkswagen planeia colocar no mercado nove modelos até 2027, sendo já conhecidos o ID.2all e o futuro 100% elétrico a que chamamos ID.1.
De acordo com Thomas Schäfer, os novos modelos destinam-se ao mercado europeu e permitirão relançar a Volkswagen,
Na reunião com os trabalhadores, Schäfer disse que serão “veículos fantásticos, incluindo EVs de nível de entrada acessíveis. Isto dá-nos todas as oportunidades para causar um forte impacto no mercado e fazer avançar a Volkswagen”.
Subscreva a Newsletter
A Volkswagen acordou em dezembro com os sindicatos um plano de reestruturação assente em três etapas; recuperar, atacar e liderar.
“Com a conclusão das negociações em dezembro, pusemos em marcha o maior plano de futuro da história da Volkswagen. Estamos a seguir um caminho ambicioso para garantir que atingimos os nossos objetivos comuns com todo o empenho. Um passo fundamental para isso é tornar a mobilidade elétrica atraente para todos – essa é a promessa da nossa marca”, disse Schäfer.
Autoeuropa é uma das favoritas
Apesar de fábrica de Wolfsburg se tornar o principal centro de produção de automóveis elétricos da Volkswagen, na reunião apenas foi anunciado que o T-Roc e o Golf 100% elétricos sairão das linhas de montagem da fábrica alemã.
A Volkswagen não anunciou ainda onde será feita a produção do ID.2all e do ID.1. O jornal alemão Der Spiegel noticiou em outubro que a Autoeuropa era uma das três instalações que a Volkswagen estava a considerar para a montagem do novo automóvel 100% elétrico de baixo custo.
Leia também:
Desde o lançamento da família de produtos ID. em 2019, a marca vendeu um total de mais de 1,35 milhões de veículos ID. 100% elétricos em todo o mundo, incluindo cerca de 500.000 ID.3. No ano passado, a marca Volkswagen vendeu 383.100 veículos totalmente elétricos a nível global.