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Ferries elétricos vão ligar Tarifa a Tânger

Dois catamarãs rápidos 100% elétricos vão estabelecer o primeiro corredor verde entre Espanha e Marrocos, foi agora anunciado. Os ferries elétricos vão ser construídos nos estaleiros de Gijón.

Primeiro corredor verde entre Espanha e Marrocos

A construção dos dois ferries elétricos demorará dos anos e meio. Cada barco terá uma potência de 16 MW, graças a quatro unidades de propulsão elétrica alimentadas por baterias, cuja capacidade de 11.500 kWh lhes permitirá fazer toda a travessia de 18 milhas (30 km) com propulsão elétrica e sem emissões.

“Trata-se de um projeto público-privado pioneiro e tecnologicamente avançado que nos permitirá, pela primeira vez, fazer todo o percurso utilizando apenas energia elétrica e, portanto, com zero emissões”, afirmou o presidente da Baleària, Adolfo Utor.

Um “exemplo de sustentabilidade”

A empresa foi selecionada em dezembro pela Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA) para gerir a linha Tarifa-Tangier Ville durante os próximos 15 anos, tendo dado prioridade a critérios técnicos e ambientais para a adjudicação da primeira linha verde intercontinental.

Os ferries elétricos vão demorar dois anos e meio a ser construídos @captura de ecrã de vídeo da Baleària

“A Autoridade Portuária lançou as bases deste projeto, que se inscreve nos nossos valores de inovação e de sustentabilidade. Estamos a aceitar o desafio de transformar a linha Tarifa-Tangier Ville num exemplo de mobilidade, modernidade e sustentabilidade internacional”, sublinhou Utor.

Ferries elétricos com sistema para contingências

O presidente da Baleària afirmou que “serão viagens totalmente descarbonizadas, que cumprirão, a partir de 2027, os objetivos de 2050”, acrescentando que a propulsão elétrica, além de evitar emissões, elimina totalmente o ruído e as vibrações.

Cada um dos ferries elétricos terá também quatro geradores de reserva de combustão a gasóleo, com uma capacidade total de 11 200 kW, para eventuais contingências.

Carregamento com braços robóticos

As baterias dos ferries elétricos têm de ser totalmente recarregadas durante a escala de uma hora em cada um dos portos. Para o efeito, serão instaladas nos dois portos baterias de 8 MWh brutos cada uma, que se juntarão ao fornecimento de eletricidade em terra (5 MW em Tarifa e 8 MW em Tânger).

O carregamento será efetuado por dois braços robóticos autónomos inovadores instalados em cada porto, que serão ligados ao navio através da ligação OPS (Onshore Power System) do navio.

“Este sistema inovador permitir-nos-á recarregar as baterias necessárias para o trajeto em apenas 40 minutos”, sublinhou Utor. Entre as instalações a bordo e em terra, a capacidade total das baterias será de 39 MWh brutos (equivalente a cerca de 765 automóveis elétricos).

804 passageiros e 225 automóveis

A conceção dos ferries elétricos da Baleària é semelhante à dos seus dois ferries rápidos a gás natural, Eleanor Roosevelt e Margarita Salas, mas otimizada para os portos de Tarifa e Tânger Ville.

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ferries elétricos vão ligar Tarifa a Tânger @captura de ecrã de vídeo da Baleària

Terão uma boca de 25 metros, capacidade para 804 passageiros e 225 automóveis e uma velocidade máxima de 26 nós. Os ferries elétricos estarão equipados com um sistema T-Foil que amortece o movimento vertical.

Os catamarãs terão uma grande manobrabilidade graças aos ailerons de ponte, aos dois propulsores de proa e aos quatro lemes. Os dois navios que começarão agora a ser construídos, terão duas rampas de popa de grande capacidade para otimizar as operações e as manobras nos portos.

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