A Polestar criou uma nova coleção de automóveis exclusivos Arctic Circle, aplicando a fórmula dos ralis a toda a sua gama de modelos. O primeiro desafio é a FAT Ice Race, a 1 de fevereiro.
Neste artigo:
Uma coleção com toda a gama
Os Polestar Arctic Circle expressam o ADN de desempenho da marca. Depois do Polestar 2, cuja versão Arctic Circle já tinha sido apresentada em 2022, foi agora a vez de ser construídas versões adicionais dos Polestar 3 e Polestar 4.
“A coleção Arctic Circle ilustra o nosso ADN de desempenho único, enraizado nos desportos motorizados e combinado com o design escandinavo. Desenvolvemos os nossos automóveis em condições desafiantes no Círculo Polar Ártico, na Suécia, e na FAT Ice Race vamos mostrar que no gelo não há nada melhor do que um Polestar. Estamos muito entusiasmados por fazer parte deste evento especial com a nossa gama completa de modelos, onde tudo gira em torno da cultura automóvel e da experiência de desempenho”, afirma Michael Lohscheller, CEO da marca sueca.
Polestar Arctic Circle modificados para correr no gelo
Com tons de amarelo na carroçaria, jantes de corrida brancas e robustas e bancos desportivos de alta performance, os Polestar Arctic Circle foram modificados nas instalações suecas de I&D da Polestar.
Para a edição Arctic Circle, foram colocados amortecedores Öhlins ajustáveis de 3 vias personalizados, pneus com tachas Pirelli especializados, jantes OZ Racing (estreia mundial do novo ‘Rally Legend’), novos faróis dianteiros Quad Evo da Stedi e bancos de balde da Recaro.
Além da adaptação para a corrida, a edição especial conta com acessórios que podem ser aos veículos em diferentes utilizações, incluindo esquis, barras de tejadilho, soluções de arrumação e equipamento de recuperação.
Realçam “ADN de desempenho”
“Criámos algo verdadeiramente especial quando trabalhámos no Polestar 2 Arctic Circle, e aplicar agora essa fórmula aos nossos dois novos SUV foi uma tarefa divertida e desafiante”, afirma o Diretor de Dinâmica de Condução da Polestar.
Joakim Rydholm, um veterano com mais de 30 anos de experiência em desportos motorizados e que conta com vários pódios em ralis suecos, garante que “trabalhámos em estreita colaboração com os nossos parceiros tecnológicos de topo para introduzir soluções de engenharia personalizadas nestes automóveis que realçam o nosso ADN de desempenho – e os tornam incrivelmente divertidos de conduzir”.
EV de performance no meio da alta octanagem
Os 3 Polestar Arctic Circle vão competir pela primeira vez na FAT Ice Race, que se realiza na Áustria a 1 de fevereiro, no aeródromo de Zell am See, nos Alpes.
A cerca de 800 metros acima do nível do mar, a pista gelada do aeródromo recebe um evento que celebra com diversão a alta octanagem sobre quatro rodas.
Com pneus especializados para corridas no gelo e revestidos com as distintas capas brancas e amarelas, a Arctic Circle Collection vai certamente criar agitação na Áustria, principalmente por ser uma equipa de automóveis 100% elétricas.
Polestar já têm aspeto desportivo
Nahum Escobedo, Diretor de Design Exterior da Polestar, sabe que a Polestar foge à norma da cultura associada ao evento, mas diz que isso faz parte da diversão. “Cada Polestar tem o seu próprio carácter”, sublinha.
“Vemos muitos fabricantes a alargar os para-lamas para tornar o carro mais agressivo” observa. “Pela sua natureza, estes carros são concebidos, esculpidos e já têm um aspeto desportivo.”
Evento com origens nos anos 50
O FAT Ice Race tem as suas origens no início da década de 1950. Realizou-se pela primeira vez após a morte do fundador da Porsche e começou por se chamar “Professor Ferdinand Porsche Memorial Race”. A corrida foi um sucesso instantâneo e passou a realizar-se anualmente até que um trágico acidente em 1974 impediu a sua continuação.
Após um hiato de 45 anos, o bisneto de Ferdinand Porsche, Ferdi, ressuscitou o evento como GP Ice Race em 2019. Embora a equipa não soubesse o que esperar, o evento revelou-se imediatamente popular entre os entusiastas do desporto automóvel e de inverno.
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A chegada da COVID-19 colocou a corrida em suspenso durante mais três anos, mas esta regressou em 2024 com um novo nome, sob uma nova égide, como FAT Ice Race. O “International” no nome indica que a organização se estenderá para além da Áustria, organizando eventos FAT International em todo o mundo – e já o fez em Aspen, Colorado, EUA.
Zell am See está a tornar-se rapidamente num destino de referência para a elite do automobilismo em busca de ação alpina cheia de adrenalina.
Uma energia diferente
Para designers como Nahum, no entanto, ocasiões como esta são muitas vezes mais emotivas. “Estes eventos fazem-me sempre lembrar de quando andava na escola de design. Aí, ouve histórias sobre Goodwood, Pebble Beach e FAT Ice dos professores, todos eles designers. Ouvir falar deles é uma coisa, mas só quando se chega lá, se experimenta os carros, as multidões e a energia é que se começa a perceber verdadeiramente. Ao ir para o gelo… Até tenho arrepios.”
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No dia 1 de fevereiro, Nahum Escobedo vai ver a coleção Polestar Arctic Circle em ação e sentir a energia que levarão à multidão.