O Jaguar Type 00 é o concept car da marca britânica que servirá de base ao modelo 100% elétrico a lançar no final do próximo ano. Na apresentação, a marca diz-se fiel ao lema do seu fundador: não copiar nada.
Neste artigo:
Apresentado na Miami Art Week
Apresentado na Miami Art Week, o Jaguar Type 00 “desafia as convenções dos veículos elétricos, apresentando com um capot longo, uma linha de tejadilho ampla, jantes de liga leve de 23 polegadas, um perfil fastback e uma cauda de barco “para criar uma silhueta dramática com superfícies sofisticadas e modernistas”.
O Jaguar Type 00 é um automóvel que tem um design que pretende ser disruptivo, não apenas em relação aos anteriores modelos da marca de luxo britânica, mas também com o usual do mercado automóvel.
Um exemplo do “Modernimo Exuberante” da nova imagem
As formas do novo Type 00 ajudam a explicar o rebranding da marca recentemente apresentado e que tanta discussão gerou.
O novo Jaguar Type 00 incorpora aquilo que os designers designam como sendo a filosofia criativa de Modernismo Exuberante da marca esplamada na sua nova identidade corporativa.
A “magia da Jaguar”
“A magia da Jaguar é algo que me é muito caro – uma marca de luxo britânica original, inigualável na sua herança, arte e magnetismo emocional. É essa Jaguar que estamos a recapturar e vamos criar o mesmo sentimento de admiração que envolveu modelos icónicos como o E-type. A nossa viagem já está em curso, guiada pelo nosso espírito original de Copiar Nada – e os resultados serão espetaculares,” afirma Adrian Mardell, Diretor Executivo da JLR.
O conceito é um automóvel de superfícies planas, sem vidro traseiro e com um tejadilho panorâmico com vidros da cor da carroçaria.
Um concept que não deixa ninguém indiferente
Na apresentação em Miami, o diretor de criação da marca, Gerry McGovern OBE, sublinhou que o Jaguar Type 00 “é a expressão pura da nova filosofia criativa da Jaguar. Tem uma presença inconfundível. Este é o resultado de um pensamento criativo corajoso e sem restrições, e de uma determinação inabalável”.
“É a nossa primeira manifestação física e a pedra basilar de uma nova família de Jaguares que terá um aspeto diferente de tudo o que alguma vez viu. Uma visão que se esforça por atingir o mais alto nível de esforço artístico,” conclui
Jaguar Type 00: a razão de um nome
A Jaguar explica o nome dado ao concept car. Cada elemento do nome do Jaguar Type 00 tem uma razão de ser.
O prefixo “Type” é uma ligação à origem da marca, a modelos como o pioneiro E-type. O primeiro zero refere-se a zero emissões de gases de escape, representado o segundo 0 o seu estatuto de carro zero na nossa nova linhagem.
Interior diferente com tecnologias acionáveis
O interior deste Jaguar Type 00 também é disruptivo e apresenta três materiais-chave, o latão, a pedra travertino e os têxteis. “A forma como utilizamos estes materiais representa peças de arte arrojadas e cria uma atmosfera única”.
O habitáculo apresenta três linhas de latão acabadas à mão que percorrem todo o interior, com uma coluna central de latão de 3,2 m de comprimento que divide um par de painéis de instrumentos flutuantes.
O interior está repleto de tecnologias acionáveis explicadas pelo diretor de design de interiores da Jaguar, Tom Holden: “os ecrãs deslizam silenciosa e teatralmente a partir do painel de instrumentos, enquanto as áreas de arrumação motorizadas deslizam suavemente quando solicitadas, revelando salpicos ocultos de cores exuberantes”.
Subscreva a Newsletter
Holden sublinhou: “acreditamos que a tecnologia deve melhorar a experiência de luxo moderna, não dominar a arquitetura, e o ecrã digital no centro do painel de instrumentos é um exemplo desta filosofia. O ecrã Clearsight substitui o espelho retrovisor tradicional, melhorando a visibilidade geral”.
Concept será base de veículo em 2025
Este concept car estará na base do primeiro veículo de produção do relançamento da Jaguar, que será um GT elétrico de quatro portas, a ser revelado no final de 2025 e que será construído no Reino Unido.
Leia também:
O novo modelo utilizará a arquitetura Jaguar Electric Architecture (JEA) dedicada e os engenheiros da Jaguar têm por objetivo que o primeiro modelo da nova vida da marca tenha uma autonomia de até 770 km WLTP, adicionando 321 km de carga em apenas 15 minutos.