O Volvo EX30 e o Renault 5 E-Tech tiveram resultados diferentes nos testes Euro NCAP, com o best-seller da marca sueca a passar com distinção.
Neste artigo:
Os elétricos de que tanto se fala
Os últimos testes divulgados pelo programa europeu de avaliação de segurança automóvel resultaram em classificações diferentes para dois dos automóveis elétricos de que mais se tem falado nos últimos meses.
O Volvo EX30 é o best-seller da marca sueca e um dos automóveis elétricos mais vendidos na Europa, enquanto o Renault 5 E-Tech é um dos automóveis mais aguardados dos últimos tempos, estando já disponível para encomenda.
Comportamentos diferentes nos testes de colisão
Os dois automóveis tiveram comportamentos diferentes nos testes de segurança do Euro NCAP. O Volvo Ex30 passou com distinção os testes e alcançou a pontuação máxima de 5 estrelas.
Já o Renault 5 E-Tech não se portou tão bem nos testes de colisão. Em nota de imprensa, o Euro NCAP afirma que os especialistas ficaram “um pouco desiludidos” com a proteção a adultos nos testes de colisão e que por isso não puderam atribuir a classificação máxima, ficando-se pelas 4 estrelas. O Alpine A390 teve a mesma qualificação do R5 E-Tech.
O que significam as 4 estrelas?
Mas as 4 estrelas não significam uma má classificação nos testes Euro NCAP. nas palavras do próprio organismo, 4 estrelas significam um “desempenho globalmente bom em matéria de proteção e prevenção de colisões, mas não atinge os padrões mais elevados em todos os principais domínios de avaliação”.
Como tem sido habitual com os automóveis fabricados por construtores chineses, mais 2 marcas alcançam boa pontuação nos testes Euro NCAP. Tanto a Leapmotor como a Changan mostraram que estão ao nível dos melhores na sua preocupação com a segurança.
Marcas chinesas com bons resultados nos testes Euro NCAP
Diz o Euro NCAP que “o Deepal S07 é um automóvel da empresa chinesa Changan Auto (que recentemente uniu forças com a Huawei) e é amplamente distribuído em toda a Ásia. Embora seja novo no mercado europeu, o automóvel é um concorrente digno em termos de segurança e obtém cinco estrelas”
Subscreva a Newsletter
A nota de imprensa afirma ainda que “a empresa chinesa Leapmotor foi fundada em 2015, mas já é o terceiro maior fabricante de veículos elétricos e híbridos plug-in na China e está a visar o mercado europeu em colaboração, mais recentemente, com a Stellantis. Até ao momento, o C10 está disponível numa única especificação, mas a segurança é claramente uma prioridade, uma vez que o automóvel obteve uma classificação de cinco estrelas.”
Mais 5 estrelas
Os testes Euro NCAP atribuiram ainda 5 estrelas ao Porsche Macan 100% elétrico, bem como ao Mini Countryman, à pick-up elétrica eTerron, da Maxus, ao Lexus LBX, Audi A5, Mazda CX-80 e Subaru Forester.
Além do R5 E-Tech e do Alpine A390, não conseguiram a classificação máxima nos testes Euro NCAP o MG ZS Hybrid e a versão de série do Hyundai Santa Fe, ambos com quatro estrelas. No caso do Santa Fe, a classificação sobe para 5 estrelas com o pack de segurança instalado.
Resultados mostram “progresso considerável”
“Ao fecharmos 2024 com este conjunto final de classificações de segurança, estes resultados destacam um progresso considerável em todas as classes de veículos, mesmo quando a indústria enfrenta desafios significativos”, sublinha o secretário-geral do Euro NCAP.
“Apesar destas pressões, muitos fabricantes mantêm-se firmes no seu compromisso de melhorar a segurança rodoviária, integrando tecnologias avançadas e dando prioridade à proteção de todos os utentes da estrada. O Euro NCAP continua a apoiar e a orientar estes esforços, e estamos ansiosos por ver como a indústria enfrenta os desafios de 2025, impulsionando a inovação e elevando os padrões de segurança em todo o mundo”, garante ainda Michiel van Ratingen.