A Noruega quer que 100% dos carros novos vendidos sejam elétricos já em 2025. O país nórdico está perto de o conseguir.
Neste artigo:
9 em cada 10 já são 100% elétricos
Em 2024, 9 em cada 10 automóveis novos vendidos na Noruega foram veículos 100% elétricos e o país quer ser o primeiro do mundo a só vender automóveis elétricos.
“A Noruega será o primeiro país do mundo a eliminar praticamente todos os automóveis com motores a gasolina e a gasóleo do mercado de automóveis novos”, afirmou Christina Bu, diretora da associação norueguesa de veículos elétricos, em declarações à agência Reuters
Um crescimento exponencial
A Federação Rodoviária Norueguesa revelou que os veículos totalmente elétricos representaram 88,9% dos carros novos vendidos em 2024, contra 82,4%registados em 2023.
Em 2015, a Associação Norueguesa dos Veículos Elétricos festejava os 50.000 BEV matriculados no país. De então para cá, o crescimento do mercado dos veículos 100% elétricos cresceu exponencialmente.
Os dados da Federação Rodoviária Norueguesa confirmam que só em 2024 foram vendidos 63 315 automóveis 100% elétricos novos.
Os 10 carros preferidos dos noruegueses
De acordo com aquele organismo, e sem surpresa, a marca mais vendida foi a Tesla, seguindo-se a Volkswagen e a Toyota. O Tesla Model Y foi o automóvel mais vendido na Noruega, seguido do Model 3.
Chegado ao mercado em 2024, também na Noruega o Volvo Ex30 é um sucesso de vendas, tornando-se mesmo o 3º automóvel mais vendido. Seguem-se o Volkswagen ID.4, Toyota bZ4X, Skoda Enyaq, Nissan Ariya, Volkswagen ID.3, Audi Q4 e-tron e Hyundai Kona Elétrico.
Noruega é produtor de petróleo
Apesar de ser um dos maiores produtores de petróleo do mundo e o principal fornecedor europeu de gás, a Noruega tem uma política efetiva rumo à sustentabilidade ambiental, nomeadamente no setor dos transportes.
Oslo penaliza os automóveis a gasolina e a gasóleo com impostos elevados, enquanto isenta os veículos elétricos dos impostos de importação e de valor acrescentado para os tornar mais atrativos.
Consistência é o segredo
Os especialistas afirmam que um dos segredos do sucesso da mobilidade elétrica na Noruega é a consistência da política, que tem sido mantida independentemente da cor política do governo.
“É muito frequente vermos noutros países que alguém concede incentivos ou isenções fiscais e depois volta atrás”, afirmou Christina Bu.
Em contraste com a Alemanha
O exemplo de uma política errática que vem imediatamente à memória é o da Alemanha, onde a venda de automóveis elétricos diminuiu 24% em 2024, coincidindo com o fim do apoio à compra de veículos sem emissões.
“Esta é a grande lição: criar um pacote alargado (de incentivos) e torná-lo previsível a longo prazo”, afirmou a vice-ministra dos Transportes, Cecilie Knibe Kroglund, citada pela agência noticiosa.
“Não somos um país produtor de automóveis… por isso, no passado, era simples aplicar impostos elevados aos automóveis”, disse Ulf Tore Hekneby, diretor do maior importador de automóveis da Noruega, Harald A. Moeller.
BEV já são 28,6%
Em vez de proibir os automóveis a gasolina e a gasóleo, a Noruega apostou numa forte política de incentivos, o que – para Christina Bu – foi fundamental. Proibir “teria deixado as pessoas zangadas. As pessoas não gostam que lhes digam o que devem fazer”, afirmou.
A percentagem de carros 100% nas estradas da Noruega aumentou para 28,6% até ao final de 2024, ultrapassando os carros a gasolina pura.
Empresas de aluguer mantém veículos a combustão
“Os principais compradores de automóveis com ICE (motor de combustão interna) na Noruega são as empresas de aluguer, porque muitos turistas não estão familiarizados com os automóveis elétricos”, garante Ulf Tore Hekneby, em declarações à Reuters.
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E esse poderá ser o único obstáculo ao objetivo de que todos os novos automóveis colocados nas estradas norueguesas em 2025 sejam 100% elétricos.
Aposta na infraestrutura
A acompanhar a adoção dos veículos elétricos está uma forte aposta na infraestrutura de carregamento.
“Nos próximos três anos, teremos, pelo menos, tantos postos de carregamento como bombas de combustível”, afirmou à Reuters Anders Kleve Svela, gestor sénior da Circle K, o maior retalhista de combustíveis da Noruega.
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“Dentro de alguns anos, mais de 50% de todos os automóveis na Noruega serão elétricos… Temos de aumentar o nosso parque de carregamento em função disso”, acrescentou.