Há já muito tempo que a polícia portuguesa tem automóveis 100% elétricos nas suas frotas e o EV Mag foi saber que uso lhes dão GNR e PSP. Descobrimos que as duas forças policiais lhes dão uso diferentes.
Neste artigo:
PSP aposta no policiamento de proximidade
Em resposta a uma pergunta do EV Mag, o gabinete de imprensa e relações públicas da PSP afirma que utiliza a sua frota eletrificada no policiamento de proximidade.
“Para as missões de policiamento direcionado para a prevenção criminal e resposta a ocorrências de risco variado, realizado pelas equipas de intervenção rápida e carros de patrulha – first responders – optamos por veículos a combustão, enquanto para o policiamento de proximidade optamos por veículos híbridos ou elétricos”, diz a PSP.
A opção da Polícia de Segurança Pública tem em conta “o tipo de missão a desempenhar, a autonomia e tempo de reabastecimento” dos veículos na distribuição dos 44 automóveis 100% elétricos incluídos na sua frota.
GNR com utilização transversal
Por seu turno, a Guarda Nacional Republicana dispõe de várias tipologias de viaturas elétricas na sua frota, designadamente 41 veículos 100% elétricos, 75 HEV (Hybrid Electric Vehicle) e 29 PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle), informa o gabinete de imprensa em resposta ao EV Mag.
Da totalidade os 41 veículos elétricos da GNR, 20 encontram-se afetos a ações de patrulhamento, 16 estão afetos ao Serviço de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário e cinco em funções de apoio.
100% elétricos nas autoestradas
A GNR tem desde o final do ano passado patrulhas de trânsito nas autoestradas em automóveis 100% elétricos. O Comando Territorial de Leiria dispõe de dois Volkswagen ID.3 fornecidos pela Brisa para patrulhamento da A1 e A19.
A utilização destes veículos no patrulhamento da autoestrada ainda está numa fase experimental, querendo a GNR saber se as viaturas se adequam às centenas de quilómetros percorridos diariamente e que obrigam ao consumo de 10.000 litros de combustível anualmente.
Em publicação no Facebook, o Comando Territorial de Leiria da GNR afirma que além da sustentabilidade, a capacidade de acelaração dos motores 100% elétricos é uma mais-valia para a sua missão. A preocupação reside na autonomia, mas a rede de postos na autoestrada e o facto de terem uma viatura elétrica sempre pronta a sair diminuem o problema
PSP foi pioneira
Portugal tem a fama e o proveito de ser um dos países com maior adesão aos veículos elétricos e as forças de segurança não são exceção.
Aliás, Portugal foi mesmo pioneiro na chegada de veículos elétricos à polícia.
Em 2012, a PSP tornou-se a primeira força policial do mundo a ter automóveis 100% elétricos na sua frota. Os primeiros 8 Nissan Leaf da PSP foram alocados ao programa Escola Segura.
PSP quer reforçar frota elétrica
O facto de a PSP ter sido a primeira força do mundo a avançar para a construção de uma frota elétrica pode ser a razão pela qual utiliza os veículos em ações de patrulhamento de proximidade.
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Com veículos de gerações anteriores, aquela polícia debate-se com autonomias dos veículos muito pequenas em comparação com o que os automóveis elétricos atuais já conseguem.
Em resposta ao EV Mag, a PSP afirma que “na programação de aquisições futuras, com robustecimento dos carregadores disponíveis e maior autonomia das baterias dos veículos elétricos / capacidade dos veículos híbridos, a PSP pretenderá reforçar a aquisição destas últimas tipologias de veículos, caminhando com segurança para uma frota mais amiga do ambiente, sem nunca colocar em causa a sua capacidade operacional”.
Polícias com infraestrutura de abastecimento
A questão de uma infraestrutura nacional de carregamento que permita manter operacional a frota de veículos elétricos e híbridos plug-in coloca-se tanto à GNR como à PSP.
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“A GNR possui uma rede autónoma de carregamento de veículos elétricos, com 101 estações de carregamento instaladas, para já, em todo o território continental e ilhas (Açores e Madeira)”, afirma o gabinete de imprensa daquela força policial em resposta ao EV Mag.
Também a PSP adquiriu “Para carregamento dos veículos elétricos foram adquiridos “80 postos de carregamento duplo, encontrando-se em fase de instalação uma rede interna nacional de carregamento de viaturas elétricas”.
BEV na polícia um pouco por todo o mundo
Um pouco por todo o mundo, as forças de polícia começam o caminho da eletrificação. Se algumas ainda estão a ver da operacionalidade dos automóveis, outros apostaram já na frota elétrica.
Na ilha grega de Chalki, a própria Citroën colocou 6 veículos elétricos à disposição da polícia local, no âmbito de um projeto-piloto de sustentabilidade da ilha. Os veículos são utilizados em todo o tipo de serviço.
A polícia britânica utiliza os BEV em fiscalização de trânsito. Já no Dubai, o Audi RS e-tron GT tem como missão a patrulha de zonas turísticas.