A quota de mercado dos automóveis 100% elétricos em Portugal desceu em outubro, cifrando-se nos 22,8 por cento.
3.484 automóveis elétricos vendidos
Dados da Associação Automóvel de Portugal indicam que em outubro se venderam um total de 3.484 automóveis elétricos, quando em setembro a venda dos 100% elétricos tinha ultrapassado os 4.000.
Menor quota de mercado à boleia da Tesla
Para esta diminuição da quota de mercado pode ter contribuído a oscilação verificada nas vendas da Tesla.
A marca norte-americana tem registado problemas logísticos que têm tido como consequência uma grande oscilação no número de automóveis vendidos mensalmente.
Construtor americano com dificuldades logísticas
Em condições normais, a Tesla vende mais de 1.000 carros por mês em Portugal, mas tem tido dificuldades. Em agosto, vendeu apenas 181 automóveis. Em setembro parecia ter resolvido os problemas logísticos, com 1025 unidades vendidas, mas outubro registou uma nova diminuição abrupta.
Com efeito, a Tesla vendeu apenas 349 unidades em Portugal, perdendo inclusivamente o primeiro lugar entre os elétricos.
Curva ascendente continua
Estas oscilações da Tesla levaram a uma diminuição do número de automóveis elétricos vendidos em Portugal, e consequente diminuição da quota de mercado.
Contudo, os números que se vêem das outras marcas demonstram que os BEV continuam com uma curva ascendente em Portugal.
Peugeot surpreende em outubro
O mais curioso nos números de outubro apresentados pela ACAP é a subida da Peugeot, que pela primeira vez é a marca mais vendida entre os automóveis elétricos, com um total de 507 unidades vendidas em outubro.
Este número do construtor francês, que já tem um modelo elétrico por cada modelo da gama, representa um aumento de 260% em relação ao mesmo mês do ano passado.
De registar que, pela primeira vez, a Peugeot é a marca mais vendida tanto nos modelos a gasolina (que inclui os híbridos) como nos 100% elétricos de acordo com a associação do setor.
BMW continua a crescer
No que aos automóveis elétricos diz respeito, destaque para o contínuo crescimento da BMW, que cimenta o segundo lugar na lista das marcas mais vendidas com um total de 431 unidades.
Leia também:
O pódio é fechado pela Tesla, com as 349 unidades já referenciadas. Segue-se a Volvo, que vendeu 269 unidades, e a BYD.
A marca chinesa, com as suas 252 unidades vendidas, teve um decréscimo das vendas, o mesmo acontecendo com a Mercedes-Benz, que vendeu 241 automóveis elétricos.