A Suzuki vai fabricar a partir do próximo ano um SUV elétrico para a Toyota. Com esta parceria, os dois construtores nipónicos estão a unir-se para recuperar o atraso na corrida global dos veículos elétricos.
Neste artigo:
O SUV elétrico chega em 2025
A Suzuki começará a produzir o novo SUV totalmente elétrico para a Toyota na sua fábrica em Gujarat, na Índia, a partir da primavera de 2025. O modelo deverá ser semelhante ao concept car revelado este ano pela Maruti Suzuki.
O novoSUV 100% elétrico marca o início de uma parceria em expansão, à medida que os fabricantes de automóveis japoneses procuram defender-se da onda de novos modelos que chegam ao mercado.
SUV exclusivamente elétrico
Num comunicado de imprensa divulgado na quarta-feira, a Toyota e a Suzuki afirmaram que o novo SUV foi concebido “exclusivamente como um BEV”, eliminando as opções a gás ou híbridas.
Subscreva a Newsletter
O comunicado refere que o novo veículo elétrico da Toyota será “um SUV ágil com as caraterísticas de condução de um VEB”.
Plataforma desenvolvida em conjunto
O novo SUV será construído tendo por base uma plataforma desenvolvida em conjunto pela Suzuki, Toyota e Daihatsu Motor, combinando as vantagens de cada uma.
O presidente da Toyota, Koji Sato, disse: “Ao aproveitar a unidade e a plataforma BEV que desenvolvemos em conjunto, daremos um novo passo na nossa colaboração no campo dos veículos electrificados”.
Com base no eVX?
O SUV elétrico construído pela Suzuki para a Toyota estará disponível com tração às quatro rodas, “oferecendo uma condução excecional em estradas irregulares e uma experiência de condução mais potente”.
No início deste ano, a Maruti Suzuki revelou o Concept Electric SUV eVX, um SUV elétrico de tamanho médio com uma autonomia de até 550 km.
O eVX apresentado na altura tem 4.300 mm de comprimento, 1.800 mm de largura e 1.600 mm de altura. O SUV que será montado na fábrica indiana da Hyundai deverá ter por base este concept car.
Um SUV para ser lançado “em todo o mundo”
A Toyota afirmou que o modelo construído a partir da próxima primavera será lançado “em todo o mundo”, sendo o primeirodos dez EV a serem lançados até 2026.
De acordo com um relatório do Nikkei no início deste mês, a Toyota também está a aprofundar a sua parceria com a Subaru, com planos para lançar outro SUV elétrico desenvolvido em conjunto em 2026.
Leia também:
A Subaru anunciou que estava a formar uma parceria com a Toyota para lançar três novos SUV eléctricos até 2026. O diretor executivo da empresa, Atsushi Osaki, afirmou: “É um risco enorme para nós avançarmos sozinhos neste domínio”.