Renault 17 Renault 17

Renault 17 em versão restomod elétrico

O icónico Renault 17 ganhou agora uma versão restomod elétrica. O veículo é apenas de exposição e faz juz às linhas arrojadas do modelo original.

A marca francesa chamou o designer Ora Ïto para olhar para o Renault 17 dos anos 70 e trazê-lo até ao século XXI. O resultado é um veículo moderno com um ar assumidamente retro.

Renault 17 restomod é recuperação escultural

O R17 restomod elétrico x Ora Ïto baseou-se na estrutura monocoque do original para conceber uma recuperação escultural do modelo lançado em 1971.

Renault 17
O Renault 17 restomod elétrico x Ora Ïto @Renault

O Renault 17, um coupé de duas portas com porta traseira, destacava-se já como um veículo com linhas fortemente desportivas realçadas por quatro faróis redondos, portas sem moldura, uma carroçaria sem pilar central, vidros laterais traseiros que se abriam completamente e vidros do segundo quarto equipados com persianas.

Manter os elementos mais significativos

A versão agora criada pelo designer francês Ora Ïto preserva o habitáculo original, incluindo portas, janelas, vidros, vedantes e a parte inferior da carroçaria. No entanto, modifica radicalmente os faróis, que agora são compostos por quatro módulos retangulares de cantos arredondados. Na parte traseira, o conjunto de luzes forma uma faixa contínua.

“Mantivemos os elementos de design mais caraterísticos do Renault 17, a começar pela parte dianteira. O meu objetivo era acrescentar estilo e fluidez, mas sem alterar o carácter do R17. Ainda pode ver o Renault 17 original e o seu aspeto de coupé desportivo”, diz Ora Ïto.

Veículo em exposição

A carroçaria foi ampliada em 17 cm para melhorar a aderência à estrada. O chassi de fibra de carbono mantém o peso limitado a 1,4 toneladas. A cor escolhida para a carroceria pelo designer Ora Ïto, Castanho Galáctico, é um tom original criado especificamente para o veículo de exposição.

Subscreva a Newsletter

O Renault 17 restomod elétrico x Ora Ïto está na Maison5 (Paris) até 11 de setembro. Será depois apresentado no concurso Chantilly Arts & Elegant Richard Mille, de 12 a 15 de setembro, antes de ser exposto no stand da Renault no Salão Automóvel de Paris, de 14 a 20 de outubro.

Um interior que surpreende

Interior do R17
O interior do R17 restomod @Renault

A versão restomod introduz alterações no painel de bordo e na consola central, trazendo-os para o século XXI, mas com uma linguagem visual muito própria dos anos 70.

Os bancos foram redesenhados em torno da estrutura original em “pétala”, com novos estofos inspirados no mundo do design de interiores: um cetim de penas em lã Merino fina para o tecido castanho e um bouclé de lã leve e delicado, simultaneamente longo e espesso, para o tecido bege.

O designer explica a sua visão para o R17: “Quis acrescentar os meus próprios códigos de design, acentuando algumas das caraterísticas com um toque futurista para lhes dar um aspeto mais intemporal.”

Teletransportar o R17 para o futuro

“Teletransportámos o Renault 17 para o futuro, introduzindo algumas alterações subtis que lhe conferem um aspeto totalmente novo. A nossa frase-chave foi: “um pormenor não é um pormenor”. Há uma certa ambivalência no facto de não se pretender que seja tomada inteiramente pelo seu valor facial”, explica o designer.

“Procurámos também dar um toque de leveza. A Renault tem uma identidade forte e isso agrada-me. Reconhece-se um Renault quando se vê um, e este restomod não é exceção à regra,” sublinha Ora Ïto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *