Todos os novos modelos elétricos da Volvo vão partilhar o mesmo núcleo central. A célula de tecnologia Volvo Cars Superset estreou-se no EX90.
A célula de tecnologia Volvo Cars Superset é um núcleo central de sistemas, módulos, software e hardware que será a base para todos os futuros automóveis elétricos da marca.
Neste artigo:
Célula de tecnologia Volvo Cars Superset usada em todos os modelos
Esta nova abordagem “definirá o futuro da empresa, canalizando todos os esforços de engenharia numa única direção: a produção de automóveis capazes de melhorar ao longo do tempo”, sublinha a Volvo em comunicado.
A começar já no EX90, os próximos modelos elétricos da Volvo serão baseados no mesmo núcleo central de sistemas, módulos, software e hardware, denominado célula de tecnologia Volvo Cars Superset. Esta “é uma base única de tecnologia e de software que contém todos os módulos e todas as funcionalidades que a Volvo utilizará na sua gama futura de produtos”.
Superset pode ser configurada
“A célula de tecnologia Volvo Cars Superset é um verdadeiro game changer”
Anders Bell – Chief Engineering & Technology Officer, Volvo Cars
A célula de tecnologia poderá, à imagem dos blocos de construção, ser configurada de muitas maneiras diferentes. “Cada um dos novos automóveis será uma seleção, ou um subconjunto, de blocos de construção da célula de tecnologia do Superset, que irá melhorar ao longo do tempo”.
“A célula de tecnologia Volvo Cars Superset é um verdadeiro game changer: irá permitir que todo o nosso esforço de engenharia seja canalizado numa única direção capaz de alimentar todos os nossos produtos, em vez de trabalhar em projetos de automóveis específicos” sublinha Anders Bell, Chief Engineering & Technology Officer da Volvo Cars.
Superset permite melhorar qualidade
“Os nossos engenheiros trabalharão num superconjunto, melhorando, crescendo e expandindo constantemente as suas capacidades e os seus recursos. Isso irá permitir uma qualidade dramaticamente melhorada, maior velocidade de lançamento no mercado e automóveis continuamente melhores para os nossos clientes” garante Anders Bell.
Esta estratégia assegura que os veículos possam evoluir continuamente, pois todo o esforço de engenharia estará focado no aperfeiçoamento desta unidade tecnológica. Assim, as melhorias implementadas no EX90 terão impacto direto no ES90, e os avanços alcançados para o ES90 beneficiarão tanto o desenvolvimento subsequente do EX60 quanto o aprimoramento contínuo do EX90.
Mudança para a computação central
A abordagem da célula de tecnologia Superset irá permitir oferecer a mesma marca abrangente em vários produtos. A Volvo pretende obter um desenvolvimento em circuito fechado baseado em dados, conectividade, software e computação central. Esta mudança para a computação central é pelo menos tão significativa quanto a mudança para a eletrificação. Tem impacto com o sistema elétrico dos automóveis e os seus benefícios potenciais são ilimitados.
Ao criar um processo de desenvolvimento em circuito fechado, a Volvo será capaz de “melhorar ainda mais todos os aspectos dos seus automóveis, graças a uma visão em tempo real e a capacidades computacionais avançadas dentro dos próprios veículos, bem como à presença dos engenheiros nos centros de desenvolvimento da marca”.
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Plataforma SPA3 de nova geração sustentada pela célula de tecnologia
A Volvo está já a desenvolver uma nova base de tecnologia elétrica para os seus modelos e a SPA3 – assim se chama a plataforma – é já sustentada pela célula de tecnologia Volvo Cars Superset.
Apesar de se basear na SPA2, a SPA3 tem várias atualizações importantes, nomeadamente uma capacidade de computação central melhorada que permitir “um desempenho superior e melhorar as funcionalidades através da nova pilha de energia”.
Arquitetura escalável permite custos menores
Mas a principal mudança é que a SPA3 foi construída com uma arquitetura muito mais escalável do que a sua antecessora.
Segundo a Volvo, “isto significa que será possível produzir de forma contínua automóveis de todos os tamanhos – maiores que o EX90 e menores que o EX30 – utilizando a mesma base tecnológica. A modularidade e a capacidade de atualização da SPA3 permitirão custos de investimento mais baixos – com menor variação também – em relação às vendas, o que por sua vez deverá levar cash flows ainda mais sólidos”.
Mais sinergias e melhor eficiência
Com a plataforma SPA3, a Volvo é capaz de criar maiores sinergias e melhorar a eficiência tecnológica da computação central, das baterias, dos motores elétricos, do megacasting e da produção modular – tudo fatores que contribuem para reduzir significativamente os custos de produção de automóveis.
A fábrica de Torslanda e a sua preparação para a produção de automóveis SPA3 demonstram a abordagem da Volvo à produção do futuro, com todas as capacidades necessárias para produzir um automóvel localizado nessa mesma região.
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Esta abordagem torna-se especialmente importante quando se conseguem utilizar os mesmos componentes-chave em todos os modelos construídos com base no SPA3, o que significa uma redução da complexidade e aumento da flexibilidade. Esse é o grande trunfo da célula de tecnologia Volvo Cars Superset.