A chinesa XPeng está à procura de locais par instalar pelo menos uma fábrica na Europa.
O fabricante de automóveis eléctricos Xpeng procura uma localização para pelo menos uma fábrica na Europa, mas também um grande centro de dados. A construtora chinesa tem preferência por locais com riscos laborais baixos, de acordo com o seu CEO.
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Fábrica na Europa para combater tarifas
He Xiaopeng revelou que o processo ainda está numa fase preliminar. Segundo revelou à agência noticiosa, a Xpeng ainda não tem uma localização apontada, mas tem preferência por zonas com “riscos laborais relativamente baixos”.
O intuito da Xpeng de montar uma fábrica na Europa está diretmente relacionada com as tarifas impostas pela União Europeia à importação de automóveis elétricos produzidos na China.
No caso da Xpeng, as tarifas decididas pela União Europeia – e que se tornam definitivas dentro de dois meses – são de 21% para além dos 10% que todos os automóveis chineses têm à partida.
Se conseguir montar uma fábrica na Europa, a Xpeng seguirá uma estratégia semelhante à de outros construtores chineses, como a BYD, a Chery ou a Leapmotor, que já confirmaram a entrada na Europa, seja através de instalações próprias ou de acordos com construtores europeus.
Centro de dados a caminho
Para além da potencial fábrica na Europa, a Xpeng também está a pensar em estabelecer um centro de dados de grande escala na Europa, uma vez que a recolha de software eficiente se torna fundamental para as funções de condução inteligente dos automóveis.
Neste contexto, a Xpeng possui experiência em inteligência artificial e funcionalidades avançadas de assistência à condução, o que facilitará a sua expansão na Europa. Por esta razão, a empresa está a esforçar-se para criar um centro de dados de grande dimensão na Europa antes de implementar tais funcionalidades na região, conforme mencionado pelo executivo da empresa.
Parceria com a Volkswagen
A Xpeng tem uma vantagem competitiva adicional, que advém da parceria que mantém com a Volkswagen e que é efetiva há já um ano.
Centenas de empregados do fabricante alemão de automóveis trabalham atualmente na sede da Xpeng, em Guangzhou. E os gestores de nível de vice-presidência de ambas as partes reúnem-se pelo menos uma vez por semana, disse He à Bloomberg, observando que a empresa está “a fazer o seu melhor para garantir que a parceria funcione bem”
Veículos com AI são o futuro
A Xpeng, uma empresa fundada há apenas 10 anos, é conhecida pela natureza de alta tecnologia dos seus automóveis.
Cotada nos EUA, investiu fortemente em investigação e desenvolvimento relacionados com a IA, incluindo os seus próprios chips, lembrou He Xiaopeng, referindo que os semicondutores desempenharão um papel mais importante nos veículos “inteligentes” do que as células das baterias.
No entanto, face a este desenvolvimento tecnológico, a Xpeng teve de enfrentar fracas vendas no mercado interno, disputas sobre o planeamento de produtos e uma prolongada guerra de preços no mercado chinês. Esta situação fez com que o preço das suas acções caísse para mais de metade desde janeiro, segundo a Bloomberg.
“Vender um milhão de automóveis equipados com IA por ano será um pré-requisito para as empresas que acabarão por sair vencedoras nos próximos 10 anos, em que o condutor humano tocará talvez no volante menos de uma vez por dia, em média, nas suas deslocações diárias”, afirmou He Xiaopeng.
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O CEO da XPeng garantiu que “veremos empresas a lançar esses produtos a partir de 2025, e a Xpeng estará entre elas”.