Fábrica na Europa Fábrica na Europa

Fábrica na Europa é objetivo da chinesa Xpeng

A chinesa XPeng está à procura de locais par instalar pelo menos uma fábrica na Europa.

O fabricante de automóveis eléctricos Xpeng procura uma localização para pelo menos uma fábrica na Europa, mas também um grande centro de dados. A construtora chinesa tem preferência por locais com riscos laborais baixos, de acordo com o seu CEO.

Fábrica na Europa para combater tarifas

He Xiaopeng revelou que o processo ainda está numa fase preliminar. Segundo revelou à agência noticiosa, a Xpeng ainda não tem uma localização apontada, mas tem preferência por zonas com “riscos laborais relativamente baixos”.

O intuito da Xpeng de montar uma fábrica na Europa está diretmente relacionada com as tarifas impostas pela União Europeia à importação de automóveis elétricos produzidos na China.

Fábrica na Europa
Fábrica na Europa ainda não tem local decidido @Xpeng

No caso da Xpeng, as tarifas decididas pela União Europeia – e que se tornam definitivas dentro de dois meses – são de 21% para além dos 10% que todos os automóveis chineses têm à partida.

Se conseguir montar uma fábrica na Europa, a Xpeng seguirá uma estratégia semelhante à de outros construtores chineses, como a BYD, a Chery ou a Leapmotor, que já confirmaram a entrada na Europa, seja através de instalações próprias ou de acordos com construtores europeus.

Centro de dados a caminho

Para além da potencial fábrica na Europa, a Xpeng também está a pensar em estabelecer um centro de dados de grande escala na Europa, uma vez que a recolha de software eficiente se torna fundamental para as funções de condução inteligente dos automóveis.

Xpeng G6
O Xpeng G6 é a bandeira da marca chinesa no mercado internacional @Xpeng

Neste contexto, a Xpeng possui experiência em inteligência artificial e funcionalidades avançadas de assistência à condução, o que facilitará a sua expansão na Europa. Por esta razão, a empresa está a esforçar-se para criar um centro de dados de grande dimensão na Europa antes de implementar tais funcionalidades na região, conforme mencionado pelo executivo da empresa.

Parceria com a Volkswagen

A Xpeng tem uma vantagem competitiva adicional, que advém da parceria que mantém com a Volkswagen e que é efetiva há já um ano.

Centenas de empregados do fabricante alemão de automóveis trabalham atualmente na sede da Xpeng, em Guangzhou. E os gestores de nível de vice-presidência de ambas as partes reúnem-se pelo menos uma vez por semana, disse He à Bloomberg, observando que a empresa está “a fazer o seu melhor para garantir que a parceria funcione bem”

Veículos com AI são o futuro

A Xpeng, uma empresa fundada há apenas 10 anos, é conhecida pela natureza de alta tecnologia dos seus automóveis.

Cotada nos EUA, investiu fortemente em investigação e desenvolvimento relacionados com a IA, incluindo os seus próprios chips, lembrou He Xiaopeng, referindo que os semicondutores desempenharão um papel mais importante nos veículos “inteligentes” do que as células das baterias.

Chip da Xpeng
He Xiaopeng mostra o novo chip desenvolvido pela marca @Xpeng

No entanto, face a este desenvolvimento tecnológico, a Xpeng teve de enfrentar fracas vendas no mercado interno, disputas sobre o planeamento de produtos e uma prolongada guerra de preços no mercado chinês. Esta situação fez com que o preço das suas acções caísse para mais de metade desde janeiro, segundo a Bloomberg.

“Vender um milhão de automóveis equipados com IA por ano será um pré-requisito para as empresas que acabarão por sair vencedoras nos próximos 10 anos, em que o condutor humano tocará talvez no volante menos de uma vez por dia, em média, nas suas deslocações diárias”, afirmou He Xiaopeng.

O CEO da XPeng garantiu que “veremos empresas a lançar esses produtos a partir de 2025, e a Xpeng estará entre elas”.

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