O robotáxi da Tesla deverá ser revelado a 10 de outubro, num evento que se irá realizar nos estúdios de cinema da Warner Bros. Discovery, na zona de Los Angeles.
Neste artigo:
Robotáxi da Tesla vai percorrer ruas
A Tesla pode ter selecionado o local pela sua representação de um bairro suburbano. O objetivo poderá ser mostrar aos participantes como seria ser recolhido por um robotáxi em casa e transportado até o centro da cidade.
O Estúdio da Warner Bros. Discovery é uma área grande, com várias ruas e a réplica de um centro de cidade pequeno.
O terreno de 44 hectares tem 29 palcos de som e já serviu de cenário para produções famosas, desde os filmes do Batman à série de televisão Friends.
Tesla recolhe dados da área
A utilização de um local mais pequeno e controlado também permite à Tesla mapear extensivamente a área, o que tem vindo a fazer recentemente, de acordo com um conhecido hacker. Isto reduz a probabilidade de encontrar dificuldades durante a demonstração, onde a Tesla não terá de lidar com o tráfego rodoviário normal.
Subscreva a Newsletter
O objetivo final da Tesla é o de criar um sistema que substitua a visão e o raciocínio humanos por câmaras e redes neurais. Contudo, esse passo parece ainda não ter sido dado, a fazer fé na recolha de dados intensa que a empresa tem feito na zona dos estúdios onde decorrerá a apresentação.
Objetivo ambicioso
Enquanto serviços de condução autónoma como Waymo e Cruise focam em operar dentro de áreas urbanas limitadas com o uso de mapas, a Tesla destaca-se ao buscar uma abordagem mais abrangente.
A empresa visa desenvolver um sistema que imite a condução humana, permitindo a operação em qualquer lugar sem a necessidade de mapeamento prévio ou conexão à Internet.
Será desta?
Esta não é a primeira vez que é anunciada uma data para a apresentação do robotáxi da Tesla. A primeira data avançada foi 8 de agosto, mas a empresa teve de adiar a apresentação do robotáxi devido a pedidos de alteração do design por parte de Musk, informou a Bloomberg em julho.
Leia também:
A empresa também precisava de mais tempo para criar protótipos do robotáxi da Tesla para demonstração, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.