Pela primeira vez, a Tesla deixou de ser a líder de vendas em agosto de automóveis totalmente elétricos em Portugal. Em linha com as tendências do mercado europeu, a BMW ultrapassou a fabricante americana em número de vendas. Mas a quebra deve ser conjuntural.
Neste artigo:
Tesla vende apenas 181
A Tesla apenas registou apenas 181 automóveis de vendas em agosto deste ano, o que representa uma quebra de 84,5% relativamente ao mesmo período do ano passado, o que não é normal e deverá ser conjuntural.
O tombo é tão grande que a Tesla se viu relegada para o 5º lugar de vendas de automóveis elétricos em Portugal, o que acontece pela primeira vez.
BMW é quem mais vende
Com as vendas em agosto de 336 automóveis elétricos, a BMW atingiu o primeiro lugar no ranking de vendas.
Em julho, a BMW ultrapassou a Tesla em número de unidades vendidas na Europa pela primeira vez, conforme dados dos analistas da Jato.
BYD continua a surpreender
Para aqueles menos familiarizados com o mercado, o segundo lugar da BYD pode ser surpreendente; contudo, a fabricante chinesa, que entrou no mercado português há pouco mais de um ano, tem conquistado gradualmente uma maior fatia do mercado.
Tanto assim é que a BYD agora chegou ao segundo lugar do top de vendas em agosto, com um total de 276 unidades 100% elétricas vendidas. Em terceiro lugar aparece a Volvo, muito graças ao sucesso do EX30, com 262 automóveis elétricos vendidos.
À frente da Tesla está ainda a Mercedes-Benz que, de acordo com os dados da ACAP, teve vendas em agosto de 241 automóveis elétricos.
Trambolhão da Tesla conjuntural
Este recuo de vendas da Tesla deverá ser entendido como conjuntural.
A marca apenas consegui vendas em agosto na ordem dosv 181 automóveis, quando os seus números em Portugal ultrapassam sempre as 1.000 unidades vendidas mensalmente.
BEV são 21% do mercado
Os automóveis 100% elétricos (BEV) representam 21% do total das vendas automóveis feitas em agosto em Portugal.
Segundo dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) hoje divulgados, o mercado de automóveis ligeiros de passageiros em agosto sofreu uma contração de 9,4% quando comparado com o mesmo mês do ano passado.
Contudo, o acumulado desde o início do ano representa um aumento do mercado automóvel de 2,5% relativamente ao mesmo período de 2023.
Concretamente, em agosto foram matriculados 11.822 automóveis ligeiros de passageiros. De janeiro a agosto de 2024 foram colocados em circulação 142.789 novos veículos.
53% do mercado está eletrificado
A própria ACAP realça que 21% dos quase 12 mil ligeiros de passageiros registados em agosto, ou seja, foram vendidas 2.487 unidades 100% elétricas.
Subscreva a Newsletter
Os veículos movidos a energias alternativas (elétricos, híbridos plug-in e híbridos) há já muito que representam a maioria das vendas em Portugal. De janeiro a agosto deste ano, representam 53% do total dos automóveis ligeiros de passageiros matriculados no nosso país.
E, segundo os dados da ACAP, os veículos 100% elétricos representam já uma fatia de 17,5% dos novos veículos ligeiros de passageiros.
Peugeot ainda a mais vendida
A marca mais vendida em Portugal foi mais uma vez a Peugeot, que matriculou 1.173 automóveis ligeiros de passageiros em agosto.
Mas a marca francesa parece estar a perder tração, com menos 15,9% de vendas em agosto relativamente ao mesmo mês do ano anterior.
Leia também:
A BMW e a Dacia seguem na segunda e terceira posição das marcas mais vendidas em agosto e com uma trajetória diferente, uma vez que aumentaram as vendas em 4,6% e 14,3% relativamente a agosto do ano passado.