A Ariel revelou o concept-car Ariel E-Nomad, uma versão 100% elétrica do seu último desportivo ultraleve.
O fabricante britânico apresentou esta versão totalmente elétrica do Ariel Nomad 2 e vai testá-lo junto do público antes de decidir pela sua produção.
Neste artigo:
Ariel E-Nomad com boas prestações
Em termos de prestações, o Ariel E-Nomad é em tudo semelhante ao do seu irmão com motor de combustão. Pode atingir os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e mantém as capacidades de alto desempenho todo-o-terreno.
Pesando apenas 896 kg, o Ariel E-Nomad apresenta uma carroçaria totalmente nova em bio-composto de fibra natural que é reciclável e melhora a eficiência aerodinâmica para permitir uma autonomia de até 240 km.
Baseado no Nomad 2
O concept car Ariel E-Nomad foi desenvolvido pelos engenheiros do construtor britânico na sede da empresa. Baseado no recém-lançado Ariel Nomad 2, o novo modelo é alimentado por uma bateria de 41 kWh de 450 volts que fornece energia a um motor traseiro integrado, caixa de velocidades e unidade de inversor, produzindo uma potência máxima de 210 kW (281 cv).
Fornecida através de uma caixa de velocidades de velocidade única, esta potência, juntamente com 490 Nm de binário, permite que o automóvel de tração traseira atinja um desempenho excecional em estrada, mantendo-se estável e controlável em terrenos difíceis.
Ariel quer produzir o veículo e procura feedback
Com um binário constante, o Ariel E-Nomad oferece o mesmo desempenho extremo em estrada e fora de estrada que o seu irmão a gasolina, mostrando que o espírito SERIOUS FUN da Ariel também se pode traduzir em SERIOULY CLEAN FUN.
“Embora o E-Nomad seja um conceito, mostra a intenção de produção do veículo e sugere apenas uma pequena parte do futuro da Ariel”, afirma Simon Saunders, diretor da Ariel.
“Depois de passar pelo nosso habitual e extenuante regime de testes, poderemos optar por adicionar o E-Nomad ao seu irmão ICE Nomad 2, pelo que teremos grande interesse no feedback dos clientes sobre o concept car”, sublinha.
Desenvolvido em parceria com a Rockfort Engineering e a Bamd Composites, o programa ‘Zero Emission for Low Volume’ da Ariel recebeu apoio do Ministério do Comércio do Reino Unido, por meio do Centro de Propulsão Avançada e da Rede de Veículos de Nicho.
Para carregar em casa ou na rua
O Ariel E-Nomad está equipado com um conjunto de baterias de 450 volts, criado pela Rockfort Engineering especificamente para este veículo, que inclui os inovadores módulos Pegasus V3, e tem uma capacidade total de 41kWh e uma potência de 210kW.
Localizado atrás da antepara do condutor/passageiro, o sistema de baterias do Ariel E-Nomad suporta carregamento rápido AC (Tipo 2) e DC (CCS2). Isso possibilita o carregamento do veículo em casa usando uma fonte de alimentação padrão ou por meio de um carregador rápido, alcançando de 20% a 80% em menos de 25 minutos.
Sistema de tração
O Ariel E-Nomad utiliza um motor combinado Cascadia Motion IDM90, uma caixa de velocidades e uma unidade de acionamento de inversor DX que pesa apenas 92 kg.
Para alimentar as rodas traseiras, a unidade possui um motor Borg Warner eDM que roda a 12.000 rpm e uma transmissão de velocidade única com uma engrenagem de redução de 8,28:1. A unidade de tração é arrefecida a água através de um sistema secundário, independente da bateria, a partir do radiador de circuito dividido montado na frente.
Carroçaria em fibra de linho
Enfatizando as propriedades de redução da pegada de carbono do Ariel E-Nomad, a Bamd Composites desenvolveu uma carroceria inovadora, leve e com design aerodinâmico, construída com fibras naturais de linho.
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Este material foi escolhido pelas suas características mecânicas e estruturais. O material pré-impregnado é produzido com fibras de linho provenientes do norte da Europa pela SHD Composites e oferece excelente resistência à tração, bem como rigidez.
O desenvolvimento do corpo experimental do Ariel E-Nomad foi realizado com o auxílio do software Bramble CFD, baseado em nuvem, o que permitiu à Ariel investigar diversas configurações aerodinâmicas.
Menos 30% de resistência ao ar
O design da carroçaria resultou numa diminuição de 30% na resistência ao ar, quando comparado com Nomad 2, preservando a força aerodinâmica descendente e a estabilidade. Uma contribuição significativa para essa redução vem do painel do teto, que serve ainda de compartimento para um pneu reserva de dimensões regulares.
O E-Nomad está equipado com o novo sistema ABS da Ariel, com modos de condução em estrada e fora de estrada selecionáveis pelo condutor, e dispõe de travagem regenerativa, que devolve energia à bateria e permite uma condução com um só pedal. Estão disponíveis dois modos de condução, ECO e Sport. O modo Sport permite potência e desempenho totais, enquanto o modo ECO reduz a potência e o binário com diferentes caraterísticas de aceleração e regeneração, para aumentar a autonomia.
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O protótipo Ariel E-Nomad, plenamente operacional, sinaliza o caminho e as potencialidades para os futuros modelos da Ariel, além de demonstrar aplicações tecnológicas inovadoras em produção de baixo volume.
41 kWh e não 41 kW
Claro que sim. Gralha corrigida, obrigado