Ariel E-Nomad Ariel E-Nomad

Ariel E-Nomad: o concept elétrico para ir a todo o lado

A Ariel revelou o concept-car Ariel E-Nomad, uma versão 100% elétrica do seu último desportivo ultraleve.

O fabricante britânico apresentou esta versão totalmente elétrica do Ariel Nomad 2 e vai testá-lo junto do público antes de decidir pela sua produção.

Ariel E-Nomad com boas prestações

Em termos de prestações, o Ariel E-Nomad é em tudo semelhante ao do seu irmão com motor de combustão. Pode atingir os 100 km/h em apenas 3,4 segundos e mantém as capacidades de alto desempenho todo-o-terreno.

Ariel E-Concept
O Ariel E-Concept pode vir a ser uma realidade @Ariel

Pesando apenas 896 kg, o Ariel E-Nomad apresenta uma carroçaria totalmente nova em bio-composto de fibra natural que é reciclável e melhora a eficiência aerodinâmica para permitir uma autonomia de até 240 km.

Baseado no Nomad 2

O concept car Ariel E-Nomad foi desenvolvido pelos engenheiros do construtor britânico na sede da empresa. Baseado no recém-lançado Ariel Nomad 2, o novo modelo é alimentado por uma bateria de 41 kWh de 450 volts que fornece energia a um motor traseiro integrado, caixa de velocidades e unidade de inversor, produzindo uma potência máxima de 210 kW (281 cv).

Ariel E-Concept
Este todo o terreno elétrico da Ariel é baseado no Nomad 2 @Ariel

Fornecida através de uma caixa de velocidades de velocidade única, esta potência, juntamente com 490 Nm de binário, permite que o automóvel de tração traseira atinja um desempenho excecional em estrada, mantendo-se estável e controlável em terrenos difíceis.

Ariel quer produzir o veículo e procura feedback

Com um binário constante, o Ariel E-Nomad oferece o mesmo desempenho extremo em estrada e fora de estrada que o seu irmão a gasolina, mostrando que o espírito SERIOUS FUN da Ariel também se pode traduzir em SERIOULY CLEAN FUN.

Embora o E-Nomad seja um conceito, mostra a intenção de produção do veículo e sugere apenas uma pequena parte do futuro da Ariel”, afirma Simon Saunders, diretor da Ariel.

Ariel elétrico
A Ariel decidirá o futuro do E-Nomad depois de ver a reação do público @Ariel

“Depois de passar pelo nosso habitual e extenuante regime de testes, poderemos optar por adicionar o E-Nomad ao seu irmão ICE Nomad 2, pelo que teremos grande interesse no feedback dos clientes sobre o concept car”, sublinha.

Desenvolvido em parceria com a Rockfort Engineering e a Bamd Composites, o programa ‘Zero Emission for Low Volume’ da Ariel recebeu apoio do Ministério do Comércio do Reino Unido, por meio do Centro de Propulsão Avançada e da Rede de Veículos de Nicho.

Para carregar em casa ou na rua

O Ariel E-Nomad está equipado com um conjunto de baterias de 450 volts, criado pela Rockfort Engineering especificamente para este veículo, que inclui os inovadores módulos Pegasus V3, e tem uma capacidade total de 41kWh e uma potência de 210kW.

E-Nomad elétrico
O E-Nomad está equipado com um conjunto de baterias de 450 volts criado especialmente para o veículo @Ariel

Localizado atrás da antepara do condutor/passageiro, o sistema de baterias do Ariel E-Nomad suporta carregamento rápido AC (Tipo 2) e DC (CCS2). Isso possibilita o carregamento do veículo em casa usando uma fonte de alimentação padrão ou por meio de um carregador rápido, alcançando de 20% a 80% em menos de 25 minutos.

Sistema de tração

O Ariel E-Nomad utiliza um motor combinado Cascadia Motion IDM90, uma caixa de velocidades e uma unidade de acionamento de inversor DX que pesa apenas 92 kg.

Para alimentar as rodas traseiras, a unidade possui um motor Borg Warner eDM que roda a 12.000 rpm e uma transmissão de velocidade única com uma engrenagem de redução de 8,28:1. A unidade de tração é arrefecida a água através de um sistema secundário, independente da bateria, a partir do radiador de circuito dividido montado na frente.

Carroçaria em fibra de linho

Enfatizando as propriedades de redução da pegada de carbono do Ariel E-Nomad, a Bamd Composites desenvolveu uma carroceria inovadora, leve e com design aerodinâmico, construída com fibras naturais de linho.

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Este material foi escolhido pelas suas características mecânicas e estruturais. O material pré-impregnado é produzido com fibras de linho provenientes do norte da Europa pela SHD Composites e oferece excelente resistência à tração, bem como rigidez.

O desenvolvimento do corpo experimental do Ariel E-Nomad foi realizado com o auxílio do software Bramble CFD, baseado em nuvem, o que permitiu à Ariel investigar diversas configurações aerodinâmicas.

Menos 30% de resistência ao ar

O design da carroçaria resultou numa diminuição de 30% na resistência ao ar, quando comparado com Nomad 2, preservando a força aerodinâmica descendente e a estabilidade. Uma contribuição significativa para essa redução vem do painel do teto, que serve ainda de compartimento para um pneu reserva de dimensões regulares.

O E-Nomad está equipado com o novo sistema ABS da Ariel, com modos de condução em estrada e fora de estrada selecionáveis pelo condutor, e dispõe de travagem regenerativa, que devolve energia à bateria e permite uma condução com um só pedal. Estão disponíveis dois modos de condução, ECO e Sport. O modo Sport permite potência e desempenho totais, enquanto o modo ECO reduz a potência e o binário com diferentes caraterísticas de aceleração e regeneração, para aumentar a autonomia.

O protótipo Ariel E-Nomad, plenamente operacional, sinaliza o caminho e as potencialidades para os futuros modelos da Ariel, além de demonstrar aplicações tecnológicas inovadoras em produção de baixo volume.

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