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Ruas elétricas: Mobi.E desafia municípios para projeto de 2 milhões

A Mobi.E lançou o desafio aos municípios portugueses para se candidatarem ao projeto Ruas elétricas e terem postos de carregamento na rua.

Ruas elétricas
Projeto piloto Ruas elétricas: Mobi.E desafia municípios @Mobi.E

Objetivo: 2 a 6 postos de carregamento por município

Com este projeto piloto, a Mobi-E pretende instalar postos de carregamento em zonas habitacionais onde não haja parqueamento próprio.

O projeto piloto tem um total de 2 milhões e deverá estar concretizado até ao final do próximo ano. A Mobi.E pretende instalar entre 2 e 6 postos de carregamento para veículos elétricos por município, com uma potência inferior a 7,4 kW, consoante o número de habitantes em cada município que aceite o desafio do gestor da rede pública de carregamento.

Ruas elétricas pretende dar “soluções de carregamento”

Com este projeto,  “a MOBI.E pretende abrir uma nova frente de cobertura da rede Mobi.E, criando as condições experimentais de partida para dar ao crescente números de utilizadores de veículos elétricos soluções de carregamento na via pública, em zonas onde os espaços privados não são opção”, afirma o gestor da rede de carregamento publica.

ruas elétricas projeto Mobi.E
Mobi.E pretende abrir “uma nova frente de cobertura de rede” @CHUTTERSNAP/Unsplash

O desafio foi agora lançado em edital, podendo os municípios candidatarem-se ao projeto Ruas elétricas sozinhos ou em associação até ao dia 30 de maio. A análise das candidaturas será célere, com os municípios a saberem durante o mês de junho se foram aceites no projeto Ruas elétricas. Será então celebrado um protocolo entre as entidades e só então a Mobi.E avançará para a instalação dos postos.

Postos de carregamento onde solução individual não é possível

De acordo com a ficha de projeto, os municípios de menor população (até 20.000 habitantes) poderão propor a instalação de 2 carregadores (4 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) numa mesma rua.

Os municípios com população intermédia, ou sejam entre 20.000 e 100.000 habitantes, poderão propôr a instalação de 2 a 4 carregadores numa mesma rua (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento).

Já os municípios com mais de 100.000 habitantes poderão propor, no âmbito do projeto piloto Ruas elétricas, a instalação de 4 a 6 carregadores numa mesma rua (de 8 a 12 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento) ou de 2 a 4 carregadores em cada uma de duas ruas distintas e afastadas (de 4 a 8 pontos de carregamento e correspondentes lugares de estacionamento em cada rua).

  1. Esta noticia não está correcta. Onde diz “Objetivo: 2 a 6 postos de carregamento por município” deveria dizer por rua, não por município.

    1. Olá Nuno, obrigado pelo seu comentário.
      Acho que tanto a nossa formulação como o seu comentário estão corretos. Na maioria dos municípios, o projeto-piloto Ruas Elétricas prevê a colocação de postos numa rua de cada município. Só nos municípios com mais de 100.000 habitantes (são 25 em 308) é que poderá instalar postos em duas ruas distantes uma da outra.
      Saudações 100% elétricas!

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