A rede Mobi.E registou um novo recorde em março, ao atingir 447 mil carregamentos nos 8.200 pontos de acesso público.
Neste artigo:
De acordo com a gestora da rede, os dados do primeiro trimestre revelam um crescimento de 66% em relação ao mesmo período do ano passado, com um total de 1,2 milhões de carregamentos realizados e 25 milhões kWh de energia consumidos.
Quase meio milhão de carregamentos
O mês de março foi particularmente notável, com 447 mil carregamentos registados, representando um aumento de 68% face a março de 2023. O consumo de energia também atingiu um novo recorde, com mais de 9 milhões kWh, traduzindo-se num aumento de 90% em comparação com o mesmo período do ano passado.
Desde o início do ano, tem-se mantido uma tendência constante de crescimento, com os recordes a serem sistematicamente batidos
Expansão da rede Mobi.E
O contínuo crescimento da rede Mobi.E, que em março contava com cerca de 4.630 postos e 8.200 pontos de carregamento de acesso público, é um dos principais fatores que contribui para estes resultados positivos.
A rede agora possui uma potência superior a 254.667 kW, o que é 8% acima do objetivo definido no regulamento europeu “Alternative Fuel Infrastructure” Regulation” (AFIR).
“De janeiro a março foram poupadas quase 20 mil toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 321 mil árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono”
comunicado da Mobi.E
Mais automóveis elétricos
O aumento do parque automóvel elétrico em Portugal também tem um papel fundamental neste crescimento. Os dados do setor indicam também um constante crescimento da venda de veículos elétricos. Os automóveis a novas energias (elétricos, híbridos plug-in e híbridos) já representam mais de metade das novas matrículas registadas.
A gestora da rede pública de carregamento afirma que houve cerca de 114.000 utilizadores distintos a carregarem os seus veículos na rede Mobi.E durante o primeiro trimestre, o que representa um aumento de 70% em relação ao mesmo período de 2023.
Rede em expansão
Com 71 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia e 96 tomadas por cada 100 mil habitantes, a rede Mobi.E torna-se cada vez mais acessível aos utilizadores de veículos elétricos em Portugal.
A rede continua em constante expansão, com o objetivo de disponibilizar ainda mais pontos de carregamento em todo o país, de acordo com a nota de imprensa.
Leia também:
Impacto ambiental da Mobi.E
A utilização da rede Mobi.E tem um impacto ambiental positivo significativo, tendo permitido poupar quase 20 mil toneladas de CO2 durante o primeiro trimestre do ano.
Este valor equivale – afirma a Mobi.E – à quantidade de dióxido de carbono que seria absorvido por mais de 321 mil árvores com 10 anos em ambiente urbano.