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Santa Helena quer ser primeiro território só com BEV

A remota ilha de Santa Helena quer ser o primeiro território do mundo só com veículos elétricos. O primeiro chegou há pouco tempo.

Uma ilha no meio do Atlântico

Situada no meio do Atlântico, Santa Helena é uma das ilhas mais remotas do planeta e é conhecida por ter sido o local para onde Napoleão foi desterrado e onde viria a morrer.

É também conhecida por ser o local onde vive o réptil mais velho do mundo, Jonathan, a tartaruga gigante com 192 anos.

Parque automóvel envelhecido

Agora, o governo deste território britânico que que o parque automóvel seja totalmente elétrico.

Santa Helena
A ilha tem um parque automóvel degradado @Tourism St Helena

Com 4,058 habitantes, o parque automóvel de Santa Helena é fundamentalmente composto por Ford Fiesta, Ford Transit e Land Rover Defender já com muitos anos.

Santa Helena tem um total de 3.095 veículos registados, dos quais 1.425 são automóveis e 1.159 carrinhas ou pick-ups, de acordo com as últimas estatísticas.

Primeiro BEV já chegou a St Helena

O governo local quer substituí-los por automóveis elétricos e pretende mesmo que a ilha se torne no primeiro território do mundo apenas com automóveis elétricos.

Santa Helena
Um Subaru Solterra é o primeiro BEV na ilha

Para mostrar que o projeto é exequível, o primeiro automóvel elétrico chegou há pouco à ilha. Um Subaru Solterra foi importado pelo governo local, que pediu à empresa norueguesa Easee um carregador emprestado para ser instalado na capital da ilha, Jamestown.

Posto de carregamento mais remoto

Já a funcionar, o posto da Easee tornou-se o ponto de carregamento público de automóveis elétricos mais remoto do mundo.

Inicialmente, tanto o automóvel como o carregador ficariam em Jamestown, a capital, apenas 2 meses, mas o governo local já assegurou a chegada a Santa Helena de uma frota de automóveis elétricos ainda este ano.

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O carregador mais remoto do mundo é um Easee Charge One @Easee

Ao contrário do que possa parecer, as razões das autoridades locais não têm apenas a ver com marketing territorial. O governo de Santa Helena está apostado na transição energética.

Gasóleo sai caro ao governo

Atualmente, 25% da energia da ilha é assegurada por um modesto parque eólico e solar, sendo o restante proveniente de uma central elétrica a gasóleo.

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“Gastamos cerca de 5 milhões de libras por ano para trazer o gasóleo”, afirma o ministro do Tesouro e do Desenvolvimento Económico. “Mas não é apenas o custo de comprar o gasóleo, é também o custo de transportar o gasóleo para a ilha e depois transferi-lo para o nosso armazém. Por isso, estamos a tentar fazer a transição para uma maior produção de energia renovável. Queremos chegar a 80% de energias renováveis até 2028”.

“É perfeitamente possível que consigamos fazer funcionar uma ilha inteira a partir de energias renováveis. Poderíamos ter apenas produção a gasóleo em termos de resiliência, caso algo corresse mal com as energias renováveis”, afirmou Mark Brooks.

Impacto imediato

É neste esforço que surge a ideia de que todos os automóveis da ilha sejam 100% elétricos. Os apoiantes do projeto afirmam ser Santa Helena o local ideal, uma vez que mantém uma temperatura amena todo o ano (entre os 15º e os 28º Celcius) e poderá transitar rapidamente para a energia verde.

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O carregador fica e há mais BEV a caminho @Turismo St. Helena

O impacto do teste feito com o Subaru Solterra e com o posto de carregamento foi imediato. O posto vai manter-se na ilha e será o primeiro de uma rede que abastecerá a frota que chegará a Santa Helena ainda este ano.

Além do mais, três habitantes já se ofereceram para comprar o automóvel. A mudança pode ser rápida.

Um teste difícil

A própria empresa que começou por emprestar o posto de carregamento afirma que o teste foi complicado, mas que o projeto é entusiasmante.

O diretor-geral da Easee UK, afirma que colocar um posto de carregamento em Santa Helena “foi um verdadeiro banco de ensaio para nós, porque os eletricistas estão muito longe e o carregador está muito longe.

“Permite-nos testar muitos dos nossos sistemas, seja a ligação de dados ao carregador, para ver se conseguimos reparar algo tão remoto. Acreditamos que a localização não deve ser um problema para o local onde os carregadores são instalados. Por isso, poder fornecer carregadores para Santa Helena é uma oportunidade realmente interessante e estimulante para nós”, conclui Adam Rogers.

Santa Helena fica situada no meio do oceano Atlântico Sul. A terra mais próxima é a ilha da Ascensão, 1.125 km a noroeste. Fica a 1.950 km da costa sudoeste de África e a 2.900 km da costa da América do Sul. Com 121 quilómetros quadrados, é uma das ilhas mais remotas do mundo.

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