O Kia EV3 foi eleito Carro do Ano nos World Car Awards. Nesta edição de 2025, os veículos elétricos venceram 5 das 6 categorias em disputa.
Neste artigo:
Kia pelo segundo ano consecutivo
Os World Car Awards consagraram o SUV compacto Kia EV3 como o carro do ano. Esta é a segunda vitória consecutiva da Kia no prémio “World Car of the Year” e a terceira no total.
O ano passado, o prémio foi ganho pelo também 100% elétrico Kia EV9 e o Kia Telluride já tinha ganho o título em 2020. A vitória de hoje eleva o número total de prémios ganhos pela Kia para seis nos 21 anos de história da World Car.
Kia EV3 vence carro do ano
O KIA EV3 foi escolhido a partir de uma lista inicial de 52 concorrentes de todo o mundo, reduzida posteriormente para uma “short list” de três finalistas, anunciada a 18 de março de 2025.
O Kia EV 3 reuniu a preferência de um júri de 96 jornalistas do sector automóvel de 30 países, incluindo Portugal. O Kia EV3 venceu o BMW X3 e o Hyundai Inster / Casper Electric.
EV3 “redefine experiência do utilizador”
Os veículos elegíveis para o título de Carro Mundial do Ano devem ser produzidos em volumes de, pelo menos, 10 000 unidades/ano, ter um preço inferior ao dos automóveis de luxo nos seus mercados principais e devem ser comercializados em, pelo menos, dois mercados principais (China, Europa, Índia, Japão, Coreia, América Latina, EUA) e dois continentes distintos no período entre 1 de janeiro de 2024 e 30 de março de 2025.
Subscreva a Newsletter
Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia, reagiu à vitória, afirmando: “É uma enorme honra para todos na Kia que o EV3 tenha sido galardoado com o título de “World Car of the Year” de 2025. Este prémio destaca a liderança global da Kia no fornecimento de soluções de mobilidade sustentáveis, tecnologicamente avançadas e orientadas para o design, e a forma como os atributos líderes de classe do EV3 redefinem a experiência do utilizador para os clientes em todo o mundo”.
Automóveis elétricos dominam votação
O júri atribuiu ainda outros cinco prémios e os automóveis elétricos dominaram em toda a linha. No total, os veículos 100% elétricos venceram cinco dos seis prémios em disputa. Além do troféu mais desejado, o de carro do ano, estiveram em avaliação o melhor carro citadino, o melhor carro de performance, o melhor automóvel elétrico, o melhor automóvel de luxo e o melhor design automóvel.
Mas os elétricos arrecadaram cinco dos seis troféus, como dominaram em toda a linha nos três finalistas das várias categorias.
Os prémios da edição 2025
O prémio para melhor citadino do ano foi ganho pelo BYD Dolphin. O automóvel do gigante chinês venceu na final o Hyundai Inster e o Mini Cooper Electric, todos automóveis elétricos.
O Volvo EX90 foi o vencedor de carro de luxo do ano, batendo no final dois Porsche, o elétrico Macan e o Panamera.
O Hyundai Inster foi considerado o carro elétrico do ano, batendo nesta categoria o Kia EV3 e o Porsche Macan.
A Porsche, que foi o construtor que mais modelos colocou nos finalistas dos diversos prémios, levou para casa o título de melhor automóvel de performance, com o Porsche 911 Carrera GTS, que bateu os finalistas BMW M5 e o Porsche Taycan Turbo GT.
VW ID.Buzz com melhor design
Nos World Car Awards é também atribuído o prémio de melhor design automóvel. Todos os 122 carros que competiram nos diversos prémios de 2025 ficam automaticamente elegíveis para este prémio, e foi um painel de cinco designers reconhecidos que estabeleceu a short list que o júri votou.
Leia também:
O prémio de melhor design automóvel foi este ano atribuído à Volkswagen ID.Buzz. A lista final escolhida pelos designers incluía ainda o Kia EV3 e o Toyota Land Cruiser.