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Polestar 5 já chegou e sabemos os preços para Portugal

O Polestar 5 foi ontem apresentado e já são conhecidos os preços para Portugal. Com uma arquitetura de 800 volts, o Grand Tourer de performance debita uma potência total de 650 kW e um binário de 1.015 Nm.

Primeiro Polestar com arquitetura de 800V

Nascido a partir do protótipo Precept, desvendado em 2020, o Polestar 5 está construído sobre uma plataforma de alumínio sob medida e ostenta um motor desenvolvido internamente.

A arquitetura de 800 volts permite carregamentos rápidos. O interior apresenta uma configuração de 4+1 lugares e, como é apanágio da marca, integra materiais sustentáveis abrangentes.

“Não é mais um sonho”

Michael Lohscheller, CEO da Polestar, afirma que “o Polestar 5 traz o futuro para o nosso presente. A nossa visão para o design, a tecnologia e a sustentabilidade da Polestar não é mais um sonho, mas sim uma realidade que os nossos clientes podem adquirir”.

“Com um design escandinavo puro no interior e no exterior, uma plataforma única, motores potentes, chassis sofisticado, tecnologia de ponta e materiais conscientemente sustentáveis, o Polestar 5 é uma estrela que guiará o setor e o modelo perfeito da Polestar,” garante ainda.

Inspirado na aviação

A aviação foi a principal inspiração para a criação do Polestar 5, que evidencia uma “superfície esticada sobre um perfil aerodinâmico em forma de asa com uma cauda ao estilo “kamm”, como o descreve a marca. A superfície do automóvel é minimalista, sem enfeites desnecessários, com vidros sem moldura e maçanetas retráteis.

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O Polestar 5 apresenta uma “superfície esticada” @Polestar

Com 5 metros de comprimento, o Polestar 5 apresenta uma frente baixa com faróis de lâmina dupla com tecnologia Pixel Led. A relação entre as rodas e as linhas do capot é próxima, graças à sua plataforma e ao design da suspensão dianteira compacta de triângulo duplo.

“O Polestar 5 é uma estrela que guiará o setor e o modelo perfeito da Polestar”

Michael Lohscheller, CEO da Polestar

Sem vidro traseiro

O perfil aerodinâmico do modelo foi conseguido sem comprometer o espaço no banco traseiro. Os designers moveram a estrutura do teto solar traseiro para trás, colocando-a atrás das cabeças dos passageiros. Assim, à semelhança do que já acontecia com o Polestar 4, o novo modelo não tem vidro traseiro e utiliza o espelho retrovisor digital e o vidro traseiro virtual.

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Tal como no Polrestar 4, o novo modelo não tem vidro traseiro @Polestar

Este é também o automóvel da marca com o maior teto panorâmico de vidro de toda a gama, com pouco mais de 2 metros de comprimento por 1,25 metros de largura. Esta solução garante “que os ocupantes traseiros apreciem uma sensação verdadeiramente iluminada e espaçosa”

Nova plataforma de alumínio

O modelo é montado sobre uma nova plataforma de alumínio colado sob medida e curado a quente. A Polestar Performance Architecture (PPA) é uma estrutura leve e rígida, para a qual foram utilizadas extrusões, prensagens e fundições de alumínio de alta resistência. A marca afiança que o Polestar 5 tem “uma rigidez torsional superior à de um desportivo ou superdesportivo de dois lugares”.

Lutz Stiegler, CTO da Polestar, afirma: “As nossas equipas de P&D trabalharam de forma incansável para desenvolver a Polestar Performance Architecture desde o zero, e isso deu frutos na performance deste GT. Em conjunto com o motor traseiro desenvolvido internamente, a arquitetura elétrica de 800 V e as nossas decisões de engenharia inovadoras, o Polestar 5 é um Grand Tourer incrível e versátil.”

Motor desenvolvido internamente

O GT utiliza um motor elétrico traseiro desenvolvido internamente que contribui com até 450 kW e 660 Nm para a potência total de 650 kW e 1.015 Nm do Polestar 5 Performance, o que lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos, enquanto o Polestar 5 Dual motor de 550 kW leva apenas 3,9 segundos para concluir o mesmo teste. Ambas as versões são limitadas eletronicamente a 250 km/h.

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Em ambas as versões, a velocidade máxima está eletronicamente limitada a 250 km/h @Polestar

Para maior eficiência, o motor traseiro do Polestar 5 pode ser desconectado, e o motor duplo pode atingir até 670 km (WLTP) com uma única carga, enquanto o Polestar 5 Performance pode percorrer até 565 km (WLTP).

Performance com segurança

 A marca sueca dotou o seu novo GT de performance com assistência à condução de última geração. O ADAS – Advanced Driver Assistance Systems é parte integrante da oferta do Polestar 5, com destaque para a SmartZone, que abriga sensores, radar e câmara de estacionamento frontal. A função Pilot Assist ajusta a velocidade e a posição do veículo na faixa escolhida, em velocidades até 150 km/h.

No total, o Polestar 5 possui 11 câmaras de visão, uma câmara de monitorização do condutor, um radar de médio alcance e 12 sensores ultrassónicos. O modelo possui ainda oito airbags e utiliza radares internos para detetar o número, a posição e o tipo de ocupantes, a fim de acionar as medidas de segurança corretas em caso de acidente.

Polestar 5 pensado para quatro passageiros

O Polestar 5 é um automóvel pensado como um modelo de quatro lugares, mas que pode levar 5 passageiros. O sistema de climatização é de quatro zonas, bem como as funções de aquecimento, ventilação e massagem que podem ser controladas pelos passageiros através do apoio de braço central, quando este está na posição rebaixada.

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Os bancos da fila traseira têm o mesmo design dos dianteiros @Polestar

Os bancos traseiros têm o mesmo design dos bancos dianteiros Recaro, sendo também possível recliná-los individualmente para um maior conforto. Ao levantar o apoio de braço, cria-se um quinto lugar de assento com uma configuração desfasada proporcionando mais espaço para os ombros e transformando o GT num modelo prático de cinco lugares. Um recorte na bateria, conhecido como “garagem para os pés”, localiza-se atrás dos bancos dianteiros, oferecendo mais espaço para os pés e uma posição de assento mais natural para os ocupantes traseiros.

Posto de pilotagem

A posição de condução do Polestar 5 é deliberadamente reclinada, tendo como foco a performance, graças aos bancos rebaixados e ao volante em ângulo vertical aproximado do condutor.

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O GT de performance tem uma posição de condução propositadamente inclinada @Polestar

O display do condutor tem 9 polegadas e é montado diretamente na coluna de direção ajustável eletricamente, garantindo que esteja perfeitamente posicionado na linha de visão, independentemente da posição escolhida. O condutor conta ainda com um head-up display de 9,5 polegadas que exibe informações focadas no condutor.

O preço em Portugal

Apesar de ter sido apresentado a nível mundial ontem, já está disponível para encomenda em Portugal. O Polestar 5 Dual Motor Launch Edition está disponível a partir de 123.900€ e o Polestar 5 Performance pode ser encomendado a partir de 147 700 euros.

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A marca aponta que as primeiras unidades comecem a ser entregues na primavera de 2026. O Polestar 5 está disponível em seis opções de cores, incluindo duas opções de pintura fosca – Storm, um cinza escuro forte e Magnesium, um acabamento mais claro, semelhante ao prateado.

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