A carrinha elétrica Zeekr 7 GT será lançada em simultâneo na Europa e na China, chegando ao mercado no segundo trimestre deste ano.
Neste artigo:
Zeekr 7 GT chega a alguns mercados europeus
Poucos dias depois de surgirem as primeiras imagens oficiais, surge agora a informação de que a Europa receberá a Zeekr 7 GT ao mesmo tempo que o mercado chinês.
A Zeekr já está presente em alguns mercados europeus, nomeadamente nos Países Baixos, na Noruega e na Suécia, tendo mesmo um dos seus modelos, o Zeekr X sido considerado pela Euro NCAP o automóvel elétrico mais seguro de 2024.
Europa com mais apetência por carrinhas
A opção do construtor chinês por lançar a carinha 7 GT (007 GT no mercado chinês) simultaneamente em 2 continentes prende-se com a apetência do mercado.
Subscreva a Newsletter
Apesar de as carrinhas já não serem hoje tão populares na Europa como já foram, continuam a ser bem mais populares do que na China, país onde são uma quase raridade.
Bateria com carregamento mais rápido do mundo
A versão 2025 do sedan Zeekr 007 foi lançada em agosto do ano passado e a carrinha deverá ter capacidades e especificações muito semelhantes.
A versão do ano modelo 2025 introduziu a segunda geração da bateria Golden Brick desenvolvida internamente, que a Zeekr reclama ser a bateria de produção em massa com carregamento mais rápido do mundo. Permite um carregamento de 10% a 80% SoC em 10,5 minutos.
A versão sedan do Zeekr 007 vem equipada com um pack de 75 kWh, que será quase certamente alargado à carrinha, que também deverá ter uma autonomia semelhante aos 688 km reivindicados pela versão sedan monomotor.
Autonomia nos 800 quilómetros?
Os analistas chineses afirmam ser provável que a carrinha tenha autonomias na ordem dos 800 quilómetros, utilizando uma arquitetura de 800V.
É provável que as opções do grupo motopropulsor sejam as mesmas para a carrinha e para o sedan. Todas as versões utilizam um motor elétrico de 310 kW montado na traseira, que tem um binário máximo de 440 Nm. Isto dá à versão com bateria Golden Brick um tempo de aceleração de 5,1 segundos, enquanto a versão Qilin atinge os 0-100 km/h num tempo ligeiramente mais rápido de cinco segundos.
As versões com motor duplo adicionam um motor elétrico de 165 KW ao eixo dianteiro, que pode fornecer um binário máximo de 270 Nm. Aumenta o tempo de aceleração para 3,6 segundos e, na versão de desempenho, este tempo é reduzido ainda mais para 2,84 segundos.
Direção autónoma disponível
No interior do cockpit, o Zeekr 007 apresenta um ecrã central OLED de 15 polegadas, um sistema AR-HUD de 35,5 polegadas e um painel de instrumentos LCD. Outras caraterísticas incluem um sistema de áudio premium de 21 alto-falantes, um sistema de fragrância AI e um teto panorâmico.
Como parte da atualização do ano modelo 2025, o Zeekr 007 recebeu o sistema de direção inteligente Haohan 2.0, que aumenta a capacidade de direção autónoma e deverá equipar a carrinha.
Preço provável
Não se conhecendo ainda as especificações da carrinha Zeekr 7 GT, apenas se pode especular com base no que o sedan oferece. O carro tem mais de 30 sensores, incluindo o Lidar, e o sistema funciona com base no Lidar e na fusão visual. Dois chips Nvidia Orin X fornecem 508 TOPS de capacidade de computação, permitindo o sistema de condução inteligente.
Leia também:
Os preços do sedan na China variam entre 209 900 yuan (28 900 USD) e 299 900 yuan (41 250 USD). O 007 GT poderá ter um aumento em relação a estes preços. Até à data, não há notícias sobre os preços na Europa, mas é provável que os preços iniciais sejam ligeiramente superiores a 50.000 euros.