Hyundai e Kia chamam 500.000 Hyundai e Kia chamam 500.000

Hyundai e Kia chamam 500.000 carros para substituir ICCU defeituosas

Hyundai e Kia chamam 500.000 automóveis em todo o mundo para substituir ICCU defeituosas. O recall abrange o mercado europeu, pelo que Portugal deverá estar incluído.

Hyundai e Kia chamam 500.000
Condutores do Hyundai Ionic 5 relatam perda de potência @Hyundai

Ionic 5 e Kia EV6 entre os modelos afetados

Os modelos abrangidos por esta recolha que se estima abranja meio milhão de veículos ainda não são conhecidos oficialmente, mas serão todos os que têm por base a plataforma E-GMP, exclusiva para veículos elétricos.

A E-GMP é a base dos automóveis fabricados pelo Hyundai Motor Group (Hyundai e Kia) desde 2021, nomeadamente dos Hyundai IONIQ 5 e o Genesis GV60, bem como do Kia EV6

O que são as ICCU

As unidades de controlo de carregamento integradas (ICCU) são responsáveis pela gestão da energia dos veículos eléctricos e pelo controlo das baterias e é por defeitos nestas unidades que a Hyundai e Kia chamam 500.000 veículos

Se houver um problema com uma ICCU, o veículo elétrico pode não arrancar, a sua bateria pode ficar descarregada e pode não ser possível carregar totalmente a bateria.

O Hyundai Motor Group já tinha reconhecido o problema e há meses que tanto a Hyndai como a Kia estão a fazer reparações gratuitas na Coreia do Sul quando os clientes se queixavam e que incluem a substituição das unidades de controlo de carregamento integradas.

Hyundai e Kia chamam 500.000 em todo o mundo

Contudo, após mais de meio ano de reparações gratuitas, decidiram proceder a uma recolha voluntária de veículos.

Só na Coreia do Sul, a recolha incidirá sobre 160.000 veículos, mas o grupo decidiu avançar para um recall também nos mercados internacionais, de acordo com o Business Korea.

Kia EV6
Também o Kia EV6 deverá ser chamado @Kia

Assim, e contando com o mercado norte-americano e europeu, a Hyundai e Kia chamam 500.000 veículos.

Quando recolherem os modelos, a Hyundai e a Kia planeiam emitir uma atualização de software e também substituirão a ICCU se for encontrado um código defeituoso nos veículos.

Estados Unidos já investigavam

O problema já tinha levado a Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário dos EUA (NHTSA) aconduzir a sua própria investigação.

A autoridade de segurança norte-americana agiu na sequência de queixas de que o IONIQ 5 perde potência durante o funcionamento.

“Foi determinado que a perda de potência era causada pela ICCU”, afirmou a NHTSA no seu relatório preliminar sobre o caso, “Descobrimos que o transístor podia estar danificado devido a sobrecorrente na ICCU”.

A decisão do Hyundai Motor Group de recolher os modelos é provavelmente um movimento proactivo antes das decisões regulamentares na América do Norte e na Europa, dizem alguns especialistas, de acordo com o Business Korea.

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