A Lotus alterou o seu nome na China para Lotus, como a flor, depois de uma longa batalha judicial.
Neste artigo:
Uma vitória “histórica”
A mudança de nome faz parte de um plano de revitalização da marca no mercado chinês. Assim, desde o primeiro dia de 2025, o seu nome chinês passou de “路特斯” para “莲花跑车”.
Como se pode ver pelos carateres chineses, a mudança é real, apesar de o nome continuar a ser Lotus e é anunciada pela marca como uma “vitória legal histórica”.
Lotus como a flor
Quando a marca entrou na China em 2011, já havia uma marca comercial que utilizava a flor de lótus como nome, pelo que a opção de nome recaiu sobre os caracteres chineses que correspondiam à pronúncia do nome inglês.
Subscreva a Newsletter
Agora, a marca anunciou que conseguiu mudar o nome depois de uma longa batalha judicial. Feng Qingfend disse em carta aos funcionários que, “como estamos a meio do Vision80, este é um marco importante no renascimento da nossa marca”.
Homenagem ao romance dos fundadores
No site da marca para o mercado chinês, o CEO da Lotus Technology afirma o porquê da batalha judicial.
“É por causa do lendário romance de nossos fundadores, Sr. Colin Chapman e Sra. Hazel Williams, que usam a pétala “lótus” como sua marca desde 1950. O retorno do lótus em si não só tem um significado profundo para a história da marca, mas também simboliza a expectativa do ‘novo lótus elétrico inteligente’.”
A estratégia Vision80 foi anunciada em 2018 e tem por objetivo a transformação numa marca global de tecnologia de luxo totalmente elétrica até 2028.
Lotus tem maioria chinesa
A Geely adquiriu a marca em 2017, detendo 51 por cento da marca nascida em 1948 na Inglaterra. A compra incluiu a Lotus Cars e a Lotus Engineering.
No final de agosto de 2021, foi criada uma empresa na China, a Wuhan Lotus Technology, com um investimento da Nio Capital.
Leia também:
Atualmente, a marca vende o Emira, um supercarro a gasolina, o Evija, um supercarro elétrico, o Eletre, um SUV elétrico, e o Emeya, um coupé elétrico.
Na carta aos colaboradores, Feng Qingfend revelou que, em dezembro, vendeu mais de 2.000 unidades em todo o mundo.