O novo Model Y foi hoje lançado na China e na Austrália, apenas um dia depois de ter pela primeira vez sido visto sem camuflagem.
A nova versão do best-seller da marca de Elon Kusk mantém o seu perfil caraterístico, mas traz muitas alterações de design, nomeadamente nas óticas.
Neste artigo:
Novo Model Y com muitas alterações
O novo Model Y surgiu pela primeira vez oficial no site oficial da marca para o mercado chinês. A Tesla afirma que a versão 2025 do SUV é mais eficiente e silenciosa do que a geração anterior.
“Os veículos foram redesenhados para maximizar a eficiência e usar cada quilowatt-hora com mais eficiência. Suspensão, rodas e pneus atualizados proporcionam um passeio mais suave e silencioso”, pode ler-se no site oficial da Tesla na China.
Lançado primeiro na Ásia-Pacífico
O lançamento do novo Model Y na região da Ásia-Pacífico é uma novidade na Tesla, sendo a primeira vez que um modelo é lançado fora dos Estados Unidos. Apesar de ter grandes diferenças relativamente à geração anterior, a empresa de Elon Musk optou por uma atitude discreta.
Subscreva a Newsletter
A única vez que a Tesla tinha falado oficialmente sobre o novo automóvel foi para negar que o Model Y fosse lançado em 2024. É verdade que o não foi, mas por pouco. A versão 2025 surge quando o ano tem apenas 10 dias.
E surge é a palavra correta para descrever o lançamento. Não foi feita nenhuma apresentação pública nem uma nota à imprensa. A Tesla limitou-se a atualizar os seus sites em vários países da Ásia-Pacífico.
O que muda no novo Model Y
O automóvel tem diferenças significativas a nível de design relativamente às gerações anteriores, que já começavam a sofrer algum desgaste devido à idade.
À frente, as luzes do novo Model Y percorrem toda a largura do automóvel numa fina unidade LED que incorpora os faróis nas pontas, desenvolvendo o conceito pela primeira vez testado pela Tesla no Cybertruck.
“Desde o para-choques dianteiro até aos faróis traseiros, o exterior foi completamente redesenhado para desbloquear a máxima eficiência, para que possa obter o máximo de autonomia em cada carregamento. Com suspensão, rodas e pneus atualizados, a sua condução será mais suave e silenciosa”, lê-se no site australiano.
Autonomia menor?
De acordo com a marca, os ajustes na dianteira “aumentam o coeficiente de arrasto do novo Tesla Model Y para 0,22 Cd”. O anterior crossover convencional da Tesla oferecia um valor de 0,23 Cd. Um menor arrasto significa maior autonomia e uma condução mais silenciosa.
Contudo, no site australiano da Tesla lê-se que o novo Model Y, na sua versão Long Range all well drive, tem uma autonomia anunciada de até 551 quilómetros (ciclo WLTP), o que é inferior aos 600 km de autonomia entregues pela versão à venda em Portugal.
Na parte de trás, o automóvel adota uma única luz traseira e um spoiler de cauda de pato. Acrescenta também um para-choques traseiro mais desportivo e as jantes (de 19 e 20 polegadas) têm um novo design.
As dimensões exatas do novo Tesla Model Y são 4797/1920/1624 mm, com uma distância entre eixos de 2890 mm. Tornou-se 47 mm mais comprido e 1 mm mais fino do que a versão anterior.
As diferenças no interior
No interior, o Model Y mantém o estilo minimalista com um ecrã tátil de 15 polegadas e o sinalizador de mudança de direção volta a ser montado na coluna de direção.
De acordo com a marca, é nos bancos que há mais diferenças, com os apoios de cabeça a ser alargados 17 mm e o banco traseiro a ser alongado em 15 mm e a ganhar o ajuste elétrico com um botão.
A capacidade da bagageira do novo Model Y é superior em cerca de 100 litros à geração anterior, atingindo agora os 2.130 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Motorizações e preço
O Tesla Model Y Juniper oferece variantes de tração traseira e tração integral, ambas assentes na arquitetura de 400V.
Leia também:
Na China, a Launch Edition RWD do novo Tesla Model Y custa 263.500 yuan (39.950 USD). Já o Model Y 4WD Long-Range Launch Edition foi colocado à venda por 303.500 yuan (41.400 USD).
As encomendas já podem ser feitas em alguns mercados, nomeadamente o chinês e o australiano, estando as primeiras entregas previstas para março.