A gigafábrica da Tesla na Alemanha já está a montar o novo Model Y para o mercado europeu, foi oficialmente confirmado.
Neste artigo:
Anúncio é oficial
“A partir de hoje, estamos a começar a fabricar os primeiros veículos”, disse um porta-voz da empresa à Associação Alemã de Imprensa. As declarações foram feitas ontem, dia em que os primeiros novos Model Y começaram a sair da linha de montagem da fábrica de Gruenheide, perto de Berlim.
O novo Model Y foi oficializado há apenas 5 dias, com os sites da marca para a China e para a Austrália a aceitarem encomendas desde 10 de janeiro. Com o nome de código interno “Juniper”, esta é a primeira grande atualização do best-seller da Tesla desde o seu lançamento em 2020.
Novo Model Y com alterações significativas
Com alterações significativas nas zonas frontal e traseira da carroçaria, o novo Model Y ganha bancos ventilados, um ecrã de infoentretenimento no banco traseiro, uma suspensão mais suave e monitores de ângulo morto junto aos espelhos retrovisores laterais.
A Tesla aposta no novo Model Y para impulsionar as suas vendas na Europa, onde teve resultados dececionantes em 2024, com as o Model Y a cair 48% nos primeiros 11 meses do ano, de acordo com a Dataforce.
Preços ainda não são conhecidos
Os preços do novo Model Y ainda não são conhecidos na Europa. Na China, onde as encomendas já foram abertas, o automóvel atualizado é vendido a um preço 5,4% superior à versão anterior, de acordo com a Reuters.
Subscreva a Newsletter
O site da Tesla para Portugal ainda não tem informações sobre o modelo atualizado, não tendo aberto as encomendas apesar do começo da montagem na fábrica de Berlim. A geração anterior está à venda em Portugal com preços de entrada que variam entre os 44.900 euros e os 57.990 euros, consoante a versão.
Montado na China e Alemanha
O novo Model Y já é montado nas gigafábricas da Tesla em Xangai e Berlim. Numa segunda fase, será também montado em Fremont e Austin, nos Estados Unidos.
Leia também:
“O facelift deve resolver o problema de que o Model Y era cada vez mais percebido como um produto envelhecido”, afirma Patrick Hummel, analista do UBS. Ainda assim, para os concorrentes do segmento, o facelift do Model Y não será visto como um “game changer”, sublinha.