NASCAR elétrico NASCAR elétrico

Protótipo NASCAR 100% elétrico tem dobro da potência

O primeiro protótipo da NASCAR 100% elétrico foi agora revelado. Com 1365 cavalos, tem o dobro da potência de um stock-car normal.

Mudança de paradigma para a NASCAR

A ABB revelou o seu protótipo de corrida NASCAR totalmente elétrico. O automóvel ostenta o número 35, porque a NASCAR pretende atingir a neutralidade carbónica em 2023.

NASCAR elétrico
O ABB NASCAR EV Prototype @ABB

Com a revelação do protótipo 100% elétrico está dado o primeiro passo para uma mudança de paradigma nas corridas de stock-car.

O que se consegue ouvir

David Ragan, o conhecido piloto e comentador televisivo foi quem testou o ABB NASCAR EV Prototype e está ciente de que a maioria dos entusiastas das corridas de stock-cars irão sentir a falta do rugido dos motores.

Mas Ragan diz que o novo zumbido dos motores elétricos revela outra dimensão do desporto. “Consegue-se ouvir o vento a circular à volta do carro”, explica. “Ouve-se o guincho dos pneus e a borracha a ser projetada, o que normalmente não se nota com o ruído do motor.”

Desenvolvido com os construtores do campeonato

O protótipo 100% elétrico foi desenvolvido em colaboração com os parceiros da NASCAR – Chevrolet, Ford e Toyota – e foi construído pelos engenheiros da NASCAR responsáveis pelo carro Next Gen e pela entrada do Garage 56 nas 24 Horas de Le Mans.

NASCAR elétrico
O protótipo foi desenvolvido em colaboração com os construtores presentes no campeonato @ABB

O stock car eletrificado e testado em pista tem três motores STARD UHP de 6 fases (um dianteiro e dois traseiros) que fornecem energia diretamente aos quatro pneus Goodyear Racing Eagle especialmente concebidos. Ancorado por uma bateria de 78 kWh arrefecida por líquido, o grupo motopropulsor sintonizável pode produzir 1.000 kW de potência máxima.

Carroçaria em composto à base de linho

O protótipo com tração às quatro rodas tem uma carroçaria genérica de veículo utilitário crossover (feita de um composto sustentável à base de linho. Chris Shigas, vice-presidente da ABB diz que “os engenheiros adoram trabalhar com ela. Dizem que cheira exatamente como uma carpintaria quando a cortam.”

Subscreva a Newsletter

O automóvel partilha muitas semelhanças com os carros Next Gen e Garage 56 – a carroçaria assenta num chassis Next Gen modificado e a direção, suspensão, travões e rodas derivam todos do carro NASCAR Cup Series.

O carro foi testado em várias pistas do circuito NASCAR, incluindo uma oval de uma milha em Phoenix e a pista de cidade de Chicago, tendo atingido os 257 quilómetros/hora. David Ragan está convencido que o automóvel pode bater os 321 km/h quando levado ao limite.

Parceria ABB e NASCAR para atingir sustentabilidade

A ABB nos Estados Unidos e a NASCAR anunciaram a Parceria de Inovação em Eletrificação. Esta parceria reúne líderes mundiais em tecnologia de EV e corridas de automóveis para fazer avançar as ambições estratégicas da promotora do campeonato em matéria de eletrificação.

NASCAR elétrico
A NASCAR quer ter uma pegada de carbono neutra em 2035 @NASCAR

“A ABB é líder tecnológico em eletrificação e automação, e ajudamos os clientes a nível mundial a otimizar, eletrificar e descarbonizar as suas operações”, afirmou Ralph Donati, Vice-Presidente Executivo da ABB. “O objetivo da colaboração entre a NASCAR e a ABB nos Estados Unidos é expandir os limites da tecnologia de eletrificação, desde corridas de EV até transporte de longa distância e operações de instalações.

Como parte da parceria, a ABB nos Estados Unidos também ajudará a NASCAR a atingir metas de sustentabilidade pública em torno da eletrificação e do carregamento de veículos elétricos.

2035 é meta

Embora a promotora das corridas esteja “comprometida com o papel histórico do motor de combustão nas corridas”, também está comprometida em descarbonizar suas operações e reduzir sua própria pegada de carbono a zero em suas operações principais até 2035 por meio de eletrificação e soluções inovadoras, é sublinhado em nota de imprensa.

“Não poderia haver um momento mais oportuno para anunciar o nosso primeiro parceiro IMPACT do que a estreia do nosso protótipo de veículo elétrico na corrida de rua de Chicago”, afirmou Eric Nyquist, Vice-Presidente Sénior da NASCAR e Diretor do IMPACT. “A ABB é líder do setor e ajudará nos esforços para descarbonizar nossas operações à medida que buscamos atingir emissões operacionais líquidas zero na próxima década”.

A ABB é parceira fundadora do NASCAR IMPACT, uma plataforma lançada para orientar a sustentabilidade, o envolvimento da comunidade e outras iniciativas sociais e que tem por objetivo reduzir a sua própria pegada de carbono para zero em todas as suas operações principais até 2035.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *