O centenário Salão Automóvel de Genebra, um dos eventos mais prestigiados da indústria automóvel, está a chegar ao fim após mais de um século de existência.
Neste artigo:
O fim de uma era
A decisão, tomada pelos organizadores na sexta-feira, marca o fim de uma era para a indústria automóvel europeia.
Realizado pela primeira vez em 1905, o Salão Internacional do Automóvel de Genebra serviu como palco para o lançamento de inúmeros modelos icónicos, atraindo fabricantes e entusiastas de todo o mundo. No seu auge, o evento contava com mais de 120 expositores e recebia centenas de milhares de visitantes.
Falta de interesse
No entanto, nos últimos anos, o Salão Automóvel de Genebra enfrentou uma série de desafios. A ascensão de feiras maiores e mais populares em Munique, Paris e Pequim, aliada à diminuição do interesse dos fabricantes em eventos tradicionais, colocaram em causa a viabilidade do evento.
“A decisão de descontinuar o Salão de Genebra foi extremamente lamentável”, confessou Alexandre de Senarclens, presidente da Fundação Comité Permanente do Salão Internacional do Automóvel. “No entanto, a falta de interesse dos fabricantes, a concorrência acérrima e os elevados custos de organização tornaram a sua continuidade insustentável.”
Apenas um construtor europeu
A última edição do Salão de Genebra, realizada em fevereiro deste ano, evidenciou os problemas que o evento enfrentava. Apenas um construtor automóvel europeu, a Renault, esteve presente, e o número de visitantes ficou aquém das expectativas.
Subscreva a Newsletter
Os organizadores esperavam que o evento atraísse 200.000 visitantes a Genebra durante os seis dias de exibição, mas registou apenas 168.750 visitantes.
Salão Automóvel de Genebra não resistiu à pandemia
O Salão Automóvel de Genebra realizou-se desde 1905, mas a pandemia de Covid 19 obrigou a organização a cancelar o evento previsto para esse ano.
De então para cá, o comité permanente, não mais conseguiu voltar a montar a exposição. Apenas em fevereiro deste ano, o Salão Automóvel de Genebra voltou a abrir portas, mas a falta de construtores europeus não agradou ao público.
Leia também:
Apesar do fim do Salão de Genebra na Europa, os organizadores anunciaram a realização da edição do Qatar em novembro de 2025.
O fim do Salão de Genebra marca o fim de uma era para a indústria automóvel europeia. O evento, que durante mais de um século serviu como palco para a inovação e o lançamento de novos modelos, sucumbiu à mudança dos tempos e à concorrência acérrima.