A Ford E-Transit Custom A Ford E-Transit Custom

Ford E-Transit Custom lançada em toda a Europa

A nova Ford E-Transit Custom está a ser lançada em toda a Europa. Em Portugal, chegará no início de 2025.

Reduzir custos de utilização

A Ford E-Transit Costum traz a eletrificação ao segmento dos furgões de uma tonelada. Desenvolvida de raiz, a E-Transit combina a tecnologia dos veículos elétricos com a plataforma de software da Ford Pro.

O objetivo é “ajudar as empresas a reduzir custos de utilização, a trabalhar de forma mais eficaz e a simplificar a transição para os veículos elétricos”, diz a construtora em comunicado.

A Ford Pro prevê que o Ford E-Transit Custom tenha custos operacionais 40% mais baixos em comparação com um veículo a gasóleo equivalente. As poupanças de manutenção advêm de um intervalo de manutenção de dois anos, sem limite de quilometragem, e uma garantia de oito anos ou 160.000 km, que cobre todos os componentes de alta tensão.

Um momento significativo

O lançamento da Ford E-Transit Custom acontece num momento significativo na transição para os veículos elétricos por parte das pequenas empresas.

Um relatório do Centro de Investigação Económica e Empresarial citado pela assessoria de imprensa da marca, conclui que a percentagem de novos registos de furgões elétricos nos principais mercados aumentou mais de cinco vezes, de 2018 a 2023.

O relatório também descreve um número crescente de Zonas de Baixas Emissões, que são agora mais de 350, impactando mais de 80 milhões de pessoas, incluindo todas as capitais da UE.

Ford E-Transit Custom: manutenção a cada 2 anos

Equipada com uma bateria de 64 kWh, a Ford E-Transit Custom tem uma autonomia de até 337 km e intervalos de manutenção muito espaçados. A marca afirma que os intervalos de manutenção são de dois anos “sem limite de distância para um melhor custo de propriedade”.

Ford E-Transit Custom
A Ford E-Transit Costum tem as manutenções programadas a cada dois anos, independentemente da quilometragem @Ford

O furgão tem uma capacidade de transporte de carga até 1.011 kg, um piso de carga mais baixo com acesso melhorado e uma capacidade de reboque de 2.300 kg.

Bomba de calor com injeção de vapor

A Ford E-Transit Custom é o primeiro veículo elétrico de sempre a utilizar a tecnologia de bomba de calor com injeção de vapor para aquecer e arrefecer o habitáculo. Esta tecnologia é entregue de série em todos os veículos.

Com este novo sistema, a Ford melhorou a eficiência energética do veículo, autonomizando a autonomia de condução. A travagem regenerativa permite uma condução com um só pedal para uma condução urbana mais confortável e uma maior eficiência.

Motor montado no piso traseiro

O motor da Ford E-Transit Custom é montado diretamente no piso traseiro e rodado 90 graus. Desta forma, os engenheiros da Ford conseguiram maximizar o espaço de carga e reduzir o peso e a complexidade.

A Ford E-Transit Custom está disponível com duas potências diferentes, para melhor responder às necessidades dos clientes. Os furgões podem ter 100 kW ou 160 kW (136 cv ou 218 cv) de potência , cada uma oferecendo um binário de 415 Nm.

Carregamento rápido para boa produtividade

A Ford E-Transit Custom pode ser carregada de 10 a 80 por cento da capacidade da bateria em 39 minutos num carregador DC de 125 kW. Em laboratório, a Ford fez carregamentos de apenas 10 minutos que acrescentaram 82 km de autonomia.

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Por ser turno, um carregamento completo com um Ford Pro Home Charger de 11 kW demora 6,7 horas.

Em simultâneo com o lançamento do novo furgão elétrico, a Ford Pro apresenta uma solução integrada de carregamento doméstico para empresas. Esta solução será implementada nos principais mercados europeus e inclui a instalação de uma wallbox conectada, software de gestão e manutenção.

Maximizar produtividade

“As pequenas empresas são o coração da economia europeia e essenciais para as nossas comunidades – e muitas delas têm vindo a confiar nos furgões da Ford” lembra Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro, Europa.

“Servimos estes clientes há mais de meio século; os seus conhecimentos ajudaram-nos a desenvolver furgões elétricos, híbridos plug-in e a diesel para se adequarem a clientes de todos os sectores e zonas, bem como serviços de apoio concebidos para tornar a produtividade ao nível das grandes frotas, para as pequenas empresas sem gestor de frota”, sublinha ainda Hans Schep.

E-Transit com 5G

A Ford E-Transit Custom foi pensada para maximizar a produtividade. Esta que é a versão 100% elétrica do furgão de uma tonelada mais vendido na Europa, tem caraterísticas diferenciadoras.

Assim, a conectividade 5G é oferecida de série e o habitáculo transforma-se num verdadeiro escritório sobre rodas, graças a funcionalidades como o volante basculante, exclusivo da Ford, ou a colocação do airbag do passageiro no tejadilho, para criar uma área de arrumação no painel de instrumentos suficientemente grande para acomodar um computador portátil ou uma pasta A4.

Tal como na E-Transit de maiores dimensões, a Ford E-Transit Custom sistema Pro Power Onboard de 2,3 kW para alimentar ferramentas elétricas e luzes exteriores necessárias para o trabalho.

Já disponível para encomenda, a E-Transit Custom está já em produção na moderna fábrica de Yeniköy da Ford Otosan, na Turquia. O novo modelo junta-se à gama de furgões elétricos da Ford Pro para a Europa, juntamente com a E-Transit de maiores dimensões, furgão que no ano passado foi líder de vendas no segmento, e o furgão compacto E-Transit Courier, cujo lançamento está previsto para 2025.

Gama mais abrangente

A marca afirma que a nova Ford E-Transit Custom tem a gama mais abrangente de sempre, com os clientes a poderem especificar comprimentos de veículo L1 ou L2.

Também estarão disponíveis 3 estilos de carroçaria, nomeadamente o furgão, com volumes de carga até 6,8 m3 e cargas úteis brutas até 1.011 kg, o Furgão de Cabina Dupla, com uma segunda fila de três lugares e antepara fixa e o Kombi, com flexibilidade máxima entre carga e até oito lugares.

Na hora de decidir, é ainda possível optar por quatro níveis de equipamento. A Trend combina a capacidade funcional e de trabalho com tecnologias sofisticadas; a Limited, que acrescenta jantes de liga leve de 16 polegadas, pormenores exteriores na cor da carroçaria e acabamento completo do compartimento de carga; a Sport apresenta riscas exclusivas, jantes de liga leve de 17 polegadas e uma cabina de luxo

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