Tesla Model Y Tesla Model Y

Tesla Model Y é o automóvel mais vendido globalmente

O Tesla Model Y foi o automóvel mais vendido a nível global em 2023. O números são dos analistas da JATO Dynamics.

Vendidos 1,22 milhões de Model Y

As vendas do Tesla Model Y totalizaram 1,22 milhões de unidades em todo o mundo. Este número traduz-se num aumento de 64% em relação a 2022, ou 480.000 unidades a mais do que em 2021 – um resultado que os analistas afirmam nunca ter sido “alcançado por nenhum outro fabricante antes”.

Fruto deste incremento exponencial, o Model Y conseguiu superar os tradicionais campeões de vendas globais, como o RAV4 e o Corolla sedan da Toyota. Esta é a primeira vez que um modelo 100% elétrico se torna o veículo mais vendido do mundo.

Muito potencial para crescer

As vendas do Model Y foram feitas fundamentalmente em três mercados: Estados Unidos, China e Europa. O modelo da Tesla continua a não estar presente na maioria dos mercados emergentes, onde é inacessível para a maioria dos consumidores.

Felipe Munoz, analista sénior da JATO Dynamics, afirma que “a Tesla é uma marca concebida para o mundo desenvolvido. Embora não possa atualmente visar estes mercados, existe potencial para que os mercados emergentes sejam explorados como uma fonte adicional de crescimento no futuro.”

Toyota mantém-se no pódio

A Toyota costumava dominar o ranking dos veículos mais vendidos do ano, graças ao RAV4 e ao Corolla sedan, mas os analistas já tinham como provável que a marca nipónica fosse ultrapassada pelas vendas do Model Y.

Model Y foi o mais vendido
Os 25 modelos mais vendidos @JATO Dynamics

A marca nipónica continua a ter números excelentes e mantém-se no pódio. O RAV4 foi o segundo modelo mais vendido do ano, só atrás do Model Y, com 1,07 milhões de unidades (+5%), mas o Corolla saiu do pódio depois de perder 19% das vendas. Para o terceiro lugar entrou o Honda CR-V.

A Toyota colocou mais dois modelos no top 10, enquanto o Tesla Model 3 assegurou a 10ª posição.

O sedan compacto da BYD, o Qin, destacou-se como o modelo chinês mais popular, figurando no top 25 mundial ao lado de outros dois modelos da BYD. No grupo dos 25 mais vendidos, há 13 modelos japoneses, 5 americanos, 3 chineses, além de 2 modelos coreanos e outros tantos europeus

Chineses ultrapassam americanos

Em 2023, as marcas chinesas superaram pela primeira vez os seus concorrentes americanos. As marcas originárias da China venderam 13,43 milhões de carros novos em 2023, representando um aumento de 23%, enquanto as marcas americanas venderam 11,93 milhões de unidades, um crescimento de 9% em comparação com 2022, com grande destaque para o Model Y, responsável por quase 10% das vendas de construtores norte-americanos. As marcas japonesas continuaram com uma posição sólida no mercado global, atingindo um total de 23,59 milhões de unidades vendidas.

Tesla Model Y
O Model Y é responsável por quase 10% das vendas de marcas norte-americanas @cortesia Tesla Inc.

A participação de mercado das marcas automotivas chinesas aumentou significativamente em regiões como o Médio Oriente, Eurásia e África, e também cresceu na América Latina e Sudeste Asiático.

Além disso, esses veículos chineses conquistaram uma maior fatia de mercado em economias desenvolvidas, incluindo Europa, Austrália, Nova Zelândia e Israel, ao contrário do que aconteceu nos EUA e na Índia, bem como na Coreia e no Japão, onde os carros chineses tiveram uma aceitação limitada.

Fabricantes chineses procuram novos mercados

“À medida que o mercado interno mostra sinais de desaceleração, os fabricantes chineses estão à procura de fontes de crescimento no estrangeiro”, sublinha Felipe Munoz, para quem “as ambições de desenvolver uma presença nos EUA e na Europa foram perturbadas por medidas políticas robustas destinadas a proteger os fabricantes tradicionais”.

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O analista sénior da JATO Dynamics recorda que “as marcas chinesas já foram bem sucedidas nas economias emergentes devido a políticas de acesso mais fáceis, a barreiras comerciais mais reduzidas e a uma maior sensibilidade dos consumidores em relação aos preços”.

“A decisão da UE de impor tarifas até 38% sobre os veículos eléctricos chineses importados, a partir de julho deste ano, constitui uma nova justificação para a continuação desta estratégia”, garante Munoz.

Bom desempenho da indústria automóvel

Mesmo diante de numerosos desafios, a indústria automobilística global registrou um desempenho positivo em 2023. Segundo dados e projeções da JATO Dynamics para 151 mercados globais, o total de vendas de carros de passageiros novos no último ano foi de 78,32 milhões de unidades. Este número marca um crescimento de quase sete milhões de veículos comparado a 2022, equivalente a um aumento de 10%.

Byd Seal
O BYD Seal é o Carro do Ano 2024

Felipe Munoz, Analista Sénior da JATO Dynamics, comentou que “o crescimento registado em 2023 é notável, especialmente tendo em conta as tensões geopolíticas em curso entre a China e os EUA; a instabilidade gerada pelos conflitos na Europa; as elevadas taxas de juro que persistiram na maior parte do mundo ocidental; e o elevado preço dos veículos.”

Europa lidera crescimento

Curiosamente, de acordo com os dados do estudo da JATO Dynamics, o crescimento positivo do último ano não foi liderado pela China. Apesar do volume anual desta região ter crescido 6% em comparação com 2022, os EUA-Canadá e Japão-Coreia viram um aumento de 12%.

Contudo, foi a Europa que se destacou como o mercado de crescimento mais rápido em 2023, impulsionado pelo aumento da procura na Turquia, que agora é o quarto maior mercado da região, superando a Espanha. Adicionalmente, a intensificação dos esforços das autoridades locais para promover a demanda por veículos elétricos, como o Model Y, também contribuiu para o impulso nas vendas.

Os SUV ganham mais força

Com 36,72 milhões de unidades vendidas no ano passado, os SUV não só registaram um novo recorde de vendas, como também registaram a sua quota de mercado mais elevada de sempre. Entre 2022 e 2023, os volumes dos SUV aumentaram 16%, representando cerca de 47% do total das vendas globais de automóveis de passageiros no ano passado.

O crescimento deveu-se em grande parte ao sucesso da Tesla no segmento dos SUV (+62%), nomeadamente ao Model Y, juntamente com o aumento da procura na Europa, Índia, Médio Oriente e Eurásia. A China e os EUA-Canadá continuaram a ser os maiores mercados de SUVs, representando 54% do total global.

Para Munoz, “esta já não é uma nova tendência. Os fabricantes que produzem SUVs têm sido proactivos na evolução dos seus modelos nos últimos anos, assegurando que oferecem versatilidade e novos designs apelativos.”

Entre os 10 maiores fabricantes de automóveis em 2023, a Hyundai-Kia era a mais dependente das vendas de SUV, com estes veículos a representarem 56% das suas vendas de automóveis de passageiros, seguida da Ford (49%) e do Grupo Volkswagen (48%).

Com o Model 3 a surgir em 10º lugar na tabela dos veículos mais vendidos em 2023, a Tesla está menos dependente do sucesso do seu Model Y.

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