A suspensão do Yangwang U9, o supercarro elétrico da BYD, permite-lhe saltar sobre obstáculos.
A demonstração foi feita pela marca chinesa, que publicou um vídeo onde se vê o U9 a acelerar sem condutor até aos 120 km/h e a saltar sobre vários obstáculos.
Neste artigo:
Suspensão do U9 inovadora
O feito é possível graças ao trabalho conjunto da suspensão Disus Y e do sistema hidráulico. Quando o automóvel foi lançado, o destaque foi para a “dança” que o sistema permitia, mas o vídeo agora publicado mostra o lado prático e como pode resolver problemas na estrada.
O vídeo mostra o supercarro a acelerar até aos 120 km numa reta de testes com condução autónoma e sem tripulação e a ultrapassar 3 obstáculos.
Três obstáculos diferentes
O primeiro problema com que se depara é um buraco com 2,5 metros de comprimento e cheio de água. Quando o automóvel se aproxima, a suspensão lança-o no ar. De acordo com a BYD, o U9 tirou as quatro rodas da estrada durante mais de 6 metros.
O segundo obstáculo mostrado no vídeo é um campo de espigões de estrada com uma altura de 3,5 centímetros em relação solo. Também neste caso, a suspensão fez com que o supercarro elétrico saltasse sobre o obstáculo.
O terceiro obstáculo é uma secção de estrada de 4 metros pintada com giz, que o U9 também evita com destreza.
Carro demonstra leveza na manobra
O que mais impressiona no vídeo é não apenas a agilidade demostrada pela suspensão, mas também a leveza com que o automóvel volta a ter contacto com o solo.
O supercarro rolava a uma velocidade constante de 120 quilómetros/hora e os três obstáculos estavam colocados a uma distância de 180 metros uns dos outros.
A BYD não forneceu quaisquer outros pormenores sobre o teste, nomeadamente qual o ADAS (sistema avançado de assistência ao condutor) utilizado. O construtor chinês anunciara anteriormente a cooperação ADAS com a DJI ou a Horizon Robotics.
Subscreva a Newsletter
BYD Yangwang U9 custa 230.000 dólares
O Yangwang U9 foi lançado em fevereiro de 2024, custa 1,68 milhões de yuans (230,00 USD) na China, e a sua produção em massa e entregas começaram em agosto.
O U9 é um supercarro totalmente elétrico baseado na plataforma e4 da BYD. Está equipado com um sistema de suspensão Disus X e é alimentado por quatro motores elétricos com uma potência combinada de 960 kW (1.287 cv) e um binário máximo de 1.680 Nm.
Leia também:
Pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,36 segundos e fazer uma corrida de arrancada de 400 metros em 9,78 segundos. Em novembro de 2024, o Yangwang U9 conseguiu uma volta de 7:17,9 no circuito de Nürburgring.