A venda de veículos elétricos a bateria cresceu 34% na europa em janeiro, com Alemanha, Bélgica e Países Baixos a registarem subidas significativas, na ordem dos dois dígitos.
Neste artigo:
BEV representam 15% do mercado europeu
Em janeiro, a subida de veículos elétricos a bateria (BEV) foi de 34%, o que representa um total de 124.341 unidades vendidas.
Com a grande subida nas vendas registada em janeiro, os veículos elétricos a bateria representam agora 15% da quota de mercado na europa, de acordo com os números da ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis.
3 países com crescimento forte
O bom desempenho dos BEV ficou a dever-se fundamentalmente a 3 dos 4 principais mercados da União Europeia que, em conjunto, representam 64% de todos os registos de automóveis elétricos a bateria.
Na Alemanha, o crescimento foi de 53,5%, enquanto na Bélgica, foram comprados +37,2% e nos Países Baixos +28,2%. Dos principais mercados, a França foi o único país a registar uma pequena diminuição de -0,5%.
HEV são os que mais crescem
O segmento que mais cresceu foi o dos híbridos simples (HEV), que alcançaram uma quota de mercado de 34,9%, tornando-se a primeira escolha entre os compradores de automóveis na União Europeia.
Apesar destes números, o mercado automóvel na União Europeia contraiu, terminando janeiro com-2,6% de vendas.
França (-6,2%), Itália (-5,8%) e Alemanha (-2,8%) foram os países que menos vendas realizaram, apesar de, no caso da Alemanha, ter tido um comportamento surpreendente na venda de veículos elétricos a bateria.
Híbridos plug-in diminuem quota
Ao nível europeu, os híbridos plug-in tiveram uma quebra em janeiro, caindo 8,5% para 61 406 unidades. A ACEA afirma que esta diminuição se deveu principalmente a reduções significativas em mercados-chave como a Bélgica (-66,6%) e a França (-54%)
Subscreva a Newsletter
Consequentemente, os automóveis híbridos elétricos plug-in representam agora 7,4% das vendas totais de automóveis na UE.
Gasolina e gasóleo em queda
Em janeiro de 2025, as matrículas de automóveis a gasolina registaram uma descida significativa de 18,9%, com todos os principais mercados a apresentarem descidas.
Leia também:
Da mesma forma, o mercado de veículos a gasóleo diminuiu 27%, resultando numa quota de mercado de 10% para os veículos a gasóleo em janeiro último. Globalmente, registaram-se descidas de dois dígitos na maioria dos mercados da UE.