A BYD apresentou o Yangwang U9, um superdesportivo elétrico que se posiciona como rival de modelos da Ferrari e Lamborghini e que inicialmente será exclusivo para o mercado chinês.
Neste artigo:
O superdesportivo da BYD tem a chancela da submarca de luxo do gigante automóvel. O Yangwang U9 será lançado apenas no mercado chinês, pelo menos numa primeira fase, e tem um custo de 1.68 milhões de RMB (214.872€).
Velocidade máxima: 309 km/h
O U9 pode atingir os 100 km/h em apenas 2,36 segundos, com aceleração de 0 a 400 m em apenas 9,78 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 309,19 km/h.
Este desempenho é possível graças à Plataforma e4 da BYD, que integra quatro motores elétricos independentes com uma potência total de 1.300 cv e um torque máximo de 1.680 Nm.
A marca afiança que “rigorosos testes em pista” permitiram aprimorar o sistema de gerenciamento térmico para resistir melhor às altas temperaturas, resultando num aumento de 100% na capacidade máxima de refrigeração.
A bateria Blade facilita as funções de descarga e resfriamento, sendo que a tecnologia de carregamento ultrarrápido Dual Plug-in possui uma potência máxima de carregamento de 500 kW.
Somado a isto, o YANGWANG U9 está equipado com 12 conjuntos de pacotes aerodinâmicos ativos e passivos para reduzir o coeficiente de arrasto e aumentar a eficiência da dissipação de calor.
Yangwang U9 com controlo de carroçaria
O U9 também está equipado com o Sistema Inteligente de Controlo de Carroceria DiSus-X da BYD, que permite um curso máximo ajustável da suspensão de até 75 mm e uma velocidade máxima de elevação de eixo único de até 500 mm/s.
Esta tecnologia garante uma experiência de condução incomparável em diversos cenários, desde a travagem e aceleração até às curvas e impactos nas pistas.
A primeira implantação do Sistema de Controle Inteligente de Carroçaria BYD DiSus-X permite que o YANGWANG U9 alcance o curso máximo ajustável da suspensão de até 75 mm, enquanto sua velocidade máxima de elevação de eixo único é de até 500 mm/s, permitindo força de elevação instantânea de mais de 1 tonelada e facilitando o notável salto do U9.
O U9 possui uma estrutura em fibra de carbono que garante uma rigidez sem precedentes de torção de 54.425 Nm/grau. O interior do veículo é equipado com a plataforma inteligente DiLink150, alimentada por chips 5G de 4 nm personalizados.
Na sua conta na rede social X, a BYD sublinha que “o U9 transcende os limites tradicionais dos supercarros, oferecendo controle máximo, conforto diário e até mesmo um divertido ‘Modo de Dança'”.
Especificações técnicas
- Preço: 1,68 milhões de yuans (233 450 dólares)
- Velocidade máxima: 309,19 km/h
- Aceleração de 0 a 100 km/h: 2,36 segundos
- Potência: 1.300 cv
- Torque: 1.680 Nm
- Plataforma: e4
- Sistema de Controle de Carroceria: DiSus-X
- Estrutura: Fibra de carbono
- Plataforma inteligente: DiLink150