O Renault 5 E-Tech deu-se a conhecer ao mundo no Salão Automóvel de Genebra.
Neste artigo:
Ao recriar um autêntico ícone pop, a Renault dá continuidade a uma herança marcante. O Renault 5 E-Tech adota um design “retro-futurista” para um EV que é o primeiro a ser construído sobre a plataforma AmpR Small, a nova plataforma da Ampere dedicada aos veículos elétricos de segmento B.
Com uma potência máxima de 110 kW, o Renault 5 tem uma bateria de 52 kWh, que lhe possibilita uma autonomia de até 400 km WLTP.
O Renault 5 E-Tech chega ao mercado em setembro 2024.
Reinventar o clássico
O Renault 5 começou a construído em 1972 e rapidamente se tornou um dos ícones de uma geração. Posicionado para refletir a mudança que se vivia na sociedade, “foi um sucesso imediato, particularmente entre mulheres e jovens, uma nova base de clientes na época. Era uma lufada de ar fresco, simbolizando a liberdade e a alegria de viver”, constata a marca.
Os números dão-lhe razão. Cerca de 8,5 milhões de Renault 5 foram vendidos em todo o mundo entre 1972 e 1996. Em Portugal, os dados apontam para um total de vendas das duas primeiras gerações de mais de 174 mil unidades.
Esta era a escolha óbvia para posicionar a Renault como um player de peso no mercado dos EV.
“Recorremos a pedaços de memória coletiva que traduzimos de forma muito contemporânea para criar o R5 de amanhã. Não queríamos que o Renault 5 E-Tech 100% elétrico fosse nostálgico ou vintage. Queríamos provocar emoções e criámos um automóvel vibrante, enérgico e POP“
Gilles Vidal, Vice-Presidente de Design da Renault & Ampere
Renault 5 E-Tech: um automóvel pop
A equipa de design da Renault tinha um grande desafio pela frente. “Como é que se recria um ícone cuja popularidade nunca diminuiu? Qual é a melhor maneira de o transformar num novo objeto de desejo, não só para os que recordam a aventura do Renault 5 original, mas também para as gerações mais jovens com expectativas diferentes, num mundo em plena transição elétrica e digital”
A resposta está num automóvel que é imediatamente identificável como um R5 e que será comercializado em quatro cores.
Com os faróis de aspeto atrevido, farolins traseiros verticais, apêndices esculpidos, tejadilho colorido e a grelha de ventilação no capot, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico traz muitas referências ao estilo ‘irrequieto’ do seu antecessor.
“A ideia era dar uma nova roupagem aos pormenores que estão na memória das pessoas, em sintonia com o século XXI e com a transição elétrica“, diz a Renault.
A transformação em vídeo
Este vídeo mostra bem como os designers chegaram ao Renault 5 E-Tech a partir do R5 Turbo:
Uma recriação que resulta num automóvel que é a um tempo reconhecível e completamente novo.
A grelha de ventilação no capot do modelo original foi reinventada e é hoje um indicador de carga com a forma do icónico número 5, que se acende quando o condutor se aproxima do veículo.
“Quando uma empresa recria um automóvel que deixou memórias tão boas, dedica-lhe uma enorme dose de amor. Isto é sempre algo promissor para o futuro, pois é reconhecido pelos clientes. Eles podem ver o amor que foi posto neste automóvel”.
Luca de Meo, CEO do Grupo Renault
Um automóvel de nova geração
Construído com a nova plataforma da Ampere, a AmpR Small (é o primeiro modelo a ser inteiramente construído a partir desta plataforma), o Renault 5 E-Tech tem piso plano e uma distância entre eixos de 2,54 m, o que permite um espaço interior e capacidade de bagageira otimizados (326 litros), um centro de gravidade mais baixo e um peso reduzido (menos de 1.500 kg).
O motor do Renault 5 E-Tech é mais compacto do que os motores do Megane E-Tech e do Scenic E-Tech, nos quais se baseia. Com uma tecnologia síncrona de rotor bobinado, não tem ímanes permanentes, o que faz com que não utilize terras raras e tenha assim um menor impacto ambiental.
O motor está disponível com três potências: 110 kW, 90 kW e 70 kW.
Sonoridade com assinatura Jean-Michel Jarre
Jean-Michel Jarre, famoso compositor e pioneiro da música eletrónica, é o autor do design gráfico e sonoro da sequência de boas-vindas (em colaboração com o instituto de música e som Icram).
Jean-Michel Jarre assina ainda as sonoridades a bordo e o VSP (Vehicle Sound for Pedestrians), um alarme externo emitido pelo automóvel a velocidades inferiores a 30 km/h, para avisar os peões.
Até 400 quilómetros de autonomia
O Renault 5 E-Tech é um automóvel polivalente graças ao seu carregador AC de 11 kW, ao seu carregador DC de 80 kW ou 100 kW e à sua bateria de 52 kWh, que lhe permite uma autonomia de até 400 km WLTP. A Renault promete um bom desempenho tanto em cidade (que é o seu habitat), como em vias rápidas.
O R5 E-Tech tem capacidade para rebocar até 500 kg, o que não é muito usual no segmento.
Mantendo a tradição do R5, o E-Tech é apresentado como sendo um automóvel extremamente ágil, com uma suspensão dianteira otimizada e um raio de viragem reduzido.
A suspensão traseira multi-link, inspirada nos segmentos topo de gama, proporciona níveis de aderência à estrada e desempenho até agora desconhecidos neste segmento. “Tudo isto traduz-se num prazer de condução excecional, sem renunciar ao conforto.”
Conectado e acolhedor
No interior do Renault 5 E-Tech destaca-se o ecrã tátil multimédia de 10 polegadas que está equipado com o sistema OpenR Link de nova geração com Google integrado. O OpenR Link tem mais de 50 aplicações e serviços, que têm por objetivo melhorar a experiência de condutor e passageiros, como um planeador de viagens em modo elétrico.
Apresentado no Salão Automóvel de Genebra, o R5 e-Tech é o automóvel de estreia do Reno, um avatar interativo com “verdadeira personalidade e que é apresentado como sendo um companheiro de viagem inteligente e útil.
Concebido para responder às perguntas e instruções de comando do utilizador (por exemplo: “Ei Reno, marca um carregamento para as 8h00 de amanhã” ou “Ei Reno, como posso aumentar a autonomia?”), este sistema confere ao automóvel “uma assinatura relacional plena de empatia”, de acordo com a marca.
O casulo inteligente
No interior, o Renault 5 E-Tech estreia um sistema de insonorização patenteado.
O conforto sonoro é otimizado pelo sistema de insonorização patenteado “Casulo Inteligente”. A este sistema, junta-se uma caraterística que é mais comum em modelos de segmentos superiores: o para-brisas acústico.
Para o conforto térmico, uma bomba de calor económica poupa a energia da bateria.
Sistemas de ajuda à condução
O Renault 5 E-Tech pode ser pequeno, mas está bem equipado no que às ajudas à condução (ADAS).
“ R5 tem um único objetivo: o coração dos nossos clientes. Deixará a sua marca na história da marca“
Fabrice Cambolive, CEO da marca Renault
O regulador de velocidade adaptativo inteligente que lê a estrada, e o Active Driver Assist, uma tecnologia de condução automatizada de nível 2 são mais habituais em automóveis de segmentos superiores.
O Renault 5 E-Tech inclui também tecnologias inovadoras para facilitar o trabalho dos serviços de socorro em caso de acidente (Fireman Access, Pyroswitch e Rescue QRCode).
O novo sistema de travagem One Box reduz para metade o tempo de reação da travagem automática. Por último, o Safety Coach apoia o condutor na redução do risco de acidente.
O Renault 5 E-Tech foi agora apresentado. Será lançado em setembro de 2024.