A Dacia lançou o novo Dacia Spring que continua a ser um dos EV mais baratos do mercado.
A marca diz que “continua a ser o modelo totalmente elétrico mais barato do mercado” e a verdade é que a versão de entrada custa 19.900€.
O Dacia Spring já está disponível no mercado português.
Neste artigo:
Uma aposta diferenciadora
“Mais atraente do que nunca”, é assim que a Dacia qualifica a nova versão do Spring, que surge com um design totalmente renovado em relação à versão anterior e mais robusto.
O Dacia Spring surge com um espaço de arrumação interior muito bom para o seu segmento e um motor de 48kW/65 cv nas versões Expression e Extreme, ou de 33 kW/45 cv na versão de entrada, a Essencial. Em qualquer dos casos, a autonomia em circuito misto é de mais de 220 quilómetros, esperando ainda a homologação WLTP.
O novo Spring está ainda equipado, na versão Extreme, com um carregador bidirecional V2L (veículo-para-carga), que lhe permite ser utilizado como fonte de energia para alimentar aparelhos elétricos.
Em termos de design e equipamento, o Dacia Spring posiciona-se como uma aposta que pretende ser diferenciadora no segmento.
Um adaptador específico que se liga ao conetor de carregamento do automóvel, situado sob a grelha, funciona como uma tomada tradicional de 220V/16A.
Dacia Spring: um verdadeiro citadino
O Dacia Spring foi o primeiro automóvel totalmente elétrico da Dacia, tendo sido lançado em 2021.
Ao longo destes dois anos, mais de 140.000 Dacia Spring foram registados em todo o mundo. Em Portugal, e de acordo com a marca, “foi o quarto automóvel elétrico mais vendido e o primeiro a particulares” desde 2022.
Os dados recolhidos através dos sistemas a bordo conectados permitem à Dacia ter uma exata fotografia do comportamento dos Spring.
Assim, o Dacia Spring assume-se como um verdadeiro citadino, uma vez que os condutores do Dacia Spring fazem uma média de 37 km/dia, a uma velocidade média de 37 km/h. Em 75% dos casos, os automóveis são carregados em casa.
Com o novo design da marca
O Dacia Spring adota o novo design da marca e os cromados decorativos foram totalmente descartados.
No exterior, a única parte que não sofreu alterações foi o tejadilho. O automóvel tem uma silhueta limpa, simples e discreta, como a que se vê no capot altamente esculpido.
“Ao adotar a nova linguagem de design da marca, o Spring é um sinal firme de que veio para ficar como um membro fundamental da família Dacia. Demos-lhe um design sério e confiante. Com base no sucesso da geração anterior, o Novo Spring afirma a sua própria identidade com confiança.”
David Durand – Vice-Presidente de Design da Dacia
A nova identidade da marca, que já tínhamos podido ver no último Duster, é marcada pelas duas faixas pretas, na dianteira e na traseira, que se encontram num acabamento brilhante, que na traseira têm riscas mate específicas. Estas duas faixas pretas são enquadradas pelas óticas que, como habitualmente, são em forma de Y.
Na lateral, as proteções da parte inferior da porta são leves, acessíveis, fáceis de instalar e de substituir.
A marca faz questão de sublinhar que também as barras e tejadilho foram removidas por considerar que são “geralmente redundantes num automóvel utilizado principalmente para viagens curtas; a sua remoção ajuda a diminuir a massa do automóvel, tornando-o mais aerodinâmico e, por conseguinte, melhorando a autonomia”.
O Novo Spring está disponível numa gama de seis tonalidades: aos já conhecidos Branco Kaolin, Azul Slate, Preto Nacarado, Cinzento Lightning, juntam-se os novos Bege Safari e Vermelho Brick.
Revolução no interior
É no interior que estão as grandes diferenças. O tablier foi totalmente reinventado, não só para estar de acordo com a nova linha de design de interiores, com a sua arquitetura horizontal, mas também para incorporar uma nova gama de ecrãs digitais.
O Dacia Spring apresenta agora, em todas as versões, um painel de instrumentos digital personalizável com um ecrã de 7 polegadas e um grande ecrã central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo de gama.
O grafismo do painel de instrumentos digital personalizável, com ecrã de 7 polegadas, é simples e intuitivo, e proporciona ao condutor acesso imediato às informações essenciais, que podem ser personalizadas.
Além de ter reformulado a paleta de cores do interior, a marca afirma que o mesmo aconteceu com os materiais, que ganharam uma qualidade superior, “reduzindo ao mesmo tempo a diversidade de opções para melhor gerir os custos – um princípio da filosofia Dacia”.
Bagageira com capacidade para 308 litros
O Dacia Spring oferece “o melhor volume de arrumação da sua categoria”, de acordo com a marca. A capacidade da bagageira aumentou 6% em relação ao modelo anterior, alcançando agora os 308 litros, que chegam aos 1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos.
São números mais fáceis de encontrar num automóvel de segmento B do que nos concorrentes de tamanho similar. Além disso, a arrumação adicional (porta-luvas duplo, compartimentos das portas, etc.) tem ainda um volume total de quase 33 litros, a que se juntam os 35 litros de espaço de arrumação sob o capot dianteiro.
O equipamento de série do novo Dacia Spring vem com três pontos de fixação YouClip (um no painel de instrumentos e dois na consola central). Estes podem ser utilizados para montar uma bolsa de arrumação, um suporte para smartphone (com ou sem carregador de indução) ou um acessório 3 em 1, que combina um suporte para copos, um gancho para malas e uma luz portátil.
Media Control e Media Nav Live
Nas versões Essential e Expression, o condutor tem o Media Control, um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital, de 7 polegadas. O Media Control Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB.
Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades, nomeadamente à navegação, através do seu smartphone.
Já o sistema Media Nav Live – de série na versão Extreme e opcional na Expression – dispõe de um ecrã tátil central de 10 polegadas que incorpora navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus atualizados. Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlay e do Android Auto. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.
Sistemas de apoio à condução
Os sistemas automáticos de apoio à condução (ADAS) cumprem as mais recentes normas de segurança europeias GSR II.
O Dacia Spring tem, de série o sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com deteção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall).
Compacto e eficiente
Com apenas 3,70 m de comprimento, o Dacia Spring é “o único automóvel elétrico na Europa que pesa menos de uma tonelada” (984 kg na versão topo de gama Extreme)
O seu motor mais potente, apenas não acessível na versão de entrada, de 48kW, aliado ao pouco peso, permite um consumo de energia inferior a 14,6 kWh/100 km (aguarda homologação).
O novo sistema de travagem regenerativa que pela primeira vez equipa o Dacia Spring, ajuda a compacta bateria de 26,8 kWh permite uma uma autonomia de mais de 220 km para todas as versões (a aguardar certificação), pelo que o seu desempenho é sobejamente suficiente para os clientes que percorrem uma média de 37 km por dia (de acordo com os dados recolhidos pelos computadores a bordo).
O Dacia Spring está equipado, de série, com um carregador AC de 7 kW que pode carregar a bateria dos 20% aos 100%, numa tomada doméstica em menos de 11 horas, ou em apenas 4 horas numa wallbox de 7 kW. Está disponível um carregador DC opcional de 30 kW para um carregamento mais rápido dos 20% aos 80% em 45 minutos.
Leia também:
Níveis de equipamento
Spring Essential: painel de instrumentos digital de 7 polegadas, volante de 3 raios ajustável em altura, direção assistida, sistema Media Control com porta USB, limitador de velocidade, regulador de velocidade, comandos de rádio no volante, fecho centralizado com controlo remoto, vidros dianteiros elétricos, sensores de estacionamento traseiros, tomada de 12V.
Spring Expression: O mesmo que o Essential + ar-condicionado manual, jantes de 15 polegadas (motor de 65 cv).
Spring Extreme: Igual ao Expression + acabamentos interiores/exteriores em cobre, espelhos retrovisores e vidros traseiros elétricos, sistema multimédia Media Nav Live com ecrã central de 10 polegadas, 2 portas USB e conetividade sem fios com o Apple CarPlay e o Android Auto, carregador bidirecional.