A empresa chinesa CATL lançou uma nova marca para as suas baterias de iões de sódio. A Nastra entrará na fase de produção de massa em dezembro.
Neste artigo:
Nastra é marca da CATL
A primeira produção sob a marca Naxtra será de uma bateria de iões de sódio com uma densidade de energia de 175 Watts-hora por quilograma, equivalente às baterias de fosfato de ferro e lítio normalmente utilizadas nos veículos elétricos.
A CATL, que é o maior produtor mundial de baterias, apresentou a sua bateria de iões de sódio em 2021. Ao contrário dos outros materiais utilizados na produção de baterias para automóveis, o sódio é barato e abundante.
Baterias de iões de sódio podem substituir LFP
As baterias de iões de sódio podem ter uma vantagem de custo sobre as baterias de iões de lítio à medida que a tecnologia e a cadeia de fornecimento se desenvolvem, disse Ouyang Chuying, copresidente de I&D da CATL, no lançamento da marca.
No mesmo evento em Xangai, Robin Zeng, o fundador da CATL, considerou que as baterias de iões de sódio podem substituir até metade do mercado de baterias LFP que a empresa domina atualmente.
Testes provam maior segurança
As baterias de iões de sódio oferecem um desempenho de segurança que excede “em muito” as baterias de lítio tradicionais. A CATL levou as baterias ao limite, com testes rigorosos.
Subscreva a Newsletter
Os engenheiros comprimiram as baterias de vários lados, penetraram-nas com agulhas e com berbequins elétricos e foram ao extremo de as serrarem. As baterias de iões de sódio reagiram sempre sem incêndio ou explosão.
Bom desempenho no frio
Enquanto as baterias de lítio sofrem frequentemente reduções drásticas de autonomia e limitações de potência em condições de inverno, as baterias de iões de sódio da CATL mantêm um desempenho excecional em condições de frio extremo.
Os testes mostram que, a -30°C, a bateria pode carregar de 30% a 80% em apenas 30 minutos, mantendo 93% da sua capacidade utilizável. Mesmo com apenas 10% de carga, os veículos podem manter velocidades de 120 km/h em autoestrada, foi anunciado no evento.
Para além da Naxtra, a CATL também lançou a segunda geração da sua bateria de carregamento rápido Shenxing, que, segundo a empresa, pode permitir uma autonomia de 520 km com um carregamento de cinco minutos e atingir 80% de carga a partir de 0% em 15 minutos em tempo frio.
CATL anuncia segunda geração de bateria
Mais de 67 novos modelos de veículos elétricos serão equipados com a bateria Shenxing este ano, disse o Diretor de Tecnologia da CATL, Gao Huan, sem especificar quantos seriam equipados com a versão de primeira ou segunda geração.
Leia também:
Mais de 18,32 milhões de automóveis equipados com baterias CATL estão a circular em mais de 66 países em todo o mundo, segundo Gao.