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Em Utrech partilham-se carros que abastecem a rede elétrica

Utrech, nos Países Baixos, é a primeira cidade com um serviço de partilha de automóveis em larga escala. Os Renault 5 E-Tech, equipados com tecnologia V2G, vão também ajudar a estabilizar a rede nos períodos de pico de consumo.

50 Renault 5 E-Tech são os primeiros

50 Renault 5 E-Tech evoluem já nas ruas da cidade de Utrech. São os primeiros de uma frota de 500 Renault elétricos que irão equipar a frota de automóveis partilhados da MyWheels e devolver eletricidade à rede.

O projeto “Utrech Energized”, lançado em conjunto com a câmara municipal de Utrech, apoia “um sistema energético mais sustentável e eficiente” numa cidade onde 35% dos telhados já estão equipados com painéis solares. Esta iniciativa “promove a disponibilidade em larga escala de automóveis elétricos partilhados, ao mesmo tempo que ajuda a equilibrar a rede elétrica da cidade através da tecnologia pioneira de carregamento bidirecional”.

Um “verdadeiro ecossistema”

Luca de Meo, o CEO da Renault, congratula-se com a iniciativa, numa publicação no Linkedin: “Acabámos de ativar o primeiro serviço de partilha de automóveis de grande escala da Europa, do tipo Veículo para Rede (V2G). Não é um protótipo. Não é um teste laboratorial. Um verdadeiro ecossistema, ao vivo nas ruas de uma das cidades mais inovadoras da Europa”.

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A cidade dos Países Baixos tem o primeiro serviço de partilha de veículos com tecnologia V2G @Renault Group

“Com 500 automóveis elétricos Renault E-Tech — a começar pelo Renault 5 — estamos a ir além da condução limpa. Estes veículos fazem agora parte do sistema energético: são carregados com energia solar, armazenam energia e devolvem-na quando a procura aumenta. Esta é a tecnologia Mobilize V2G em ação”, sublinha.

Carros devolvem energia à cidade de Utrech

Graças à tecnologia V2G, os veículos elétricos podem armazenar energia e devolvê-la à rede local durante os períodos de pico, pelo que a energia renovável permanece disponível 24 horas por dia. Ao combinar um serviço de mobilidade partilhada com tecnologia avançada, o projeto mantém a rede local equilibrada, ao mesmo tempo que acelera a transição para o transporte urbano sustentável.

A utilização de energias renováveis ​​apresenta desafios para a rede devido à sua implantação em massa, provocando elevados picos no fornecimento de energia. “Gerir a rede com uma elevada proporção de energias renováveis ​​requer um sistema que se adapte rapidamente às mudanças na geração e no consumo de energia. É aqui que entra a tecnologia V2G para enfrentar estes desafios”, diz a Renault em nota de imprensa.

Frota partilhada vai chegar a 500 automóveis elétricos

O lançamento já está em curso com 50 automóveis elétricos Renault 5 E-Tech. Disponíveis através de um serviço de partilha de automóveis gerido pela MyWheels, os veículos utilizam a tecnologia de carregamento bidirecional V2G desenvolvida pela Mobilize, marca do Grupo Renault dedicada às novas mobilidades.

É a primeira vez que esta tecnologia inovadora é disponibilizada para infraestruturas públicas, disponibilizadas pela We Drive Solar. Os 500 carros bidirecionais podem proporcionar 10% da flexibilidade necessária na região de Utrecht para equilibrar a eletricidade gerada pela energia solar e eólica nas horas de ponta.

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Os primeiros 50 Renault 5 E-Tech já estão ao serviço. A frota vai ter 500 automóveis elétricos @Renault Group

Já estão disponíveis 50 carros elétricos Renault 5 E‑Tech; a frota incluirá em breve o Renault 4 E‑Tech elétrico, o Renault Megane E‑Tech elétrico e o Renault Scenic E‑Tech elétrico. A solução V2G da Mobilize representa um grande avanço, permitindo que a infraestrutura pública e os serviços da We Drive Solar contribuam em larga escala para um sistema energético mais resiliente e sustentável.

Os carros partilhados da Renault, operados pela My Whells, estão equipados com a tecnologia V2G da Mobilize, e permitem aos utilizadores carregar com eletricidade limpa e enviar energia de volta para a rede quando a procura é elevada.

Sucesso só com colaboração contínua

O Utrecht Energized, demonstra “claramente” que um ecossistema V2G próspero só pode ser alcançado através da colaboração contínua de vários participantes, desde fabricantes de veículos e fornecedores de infraestruturas de carregamento a empresas de energia e autoridades locais. “Ao unir forças com a We Drive Solar, a MyWheels e a Câmara Municipal de Utrecht, o Renault Group está a transformar o V2G de um conceito promissor numa realidade tangível”.

Para continuar a implementar serviços V2G, é necessária “uma estrutura de suporte regulamentar que aborde barreiras como políticas fiscais desfavoráveis, estruturas de taxas de rede e processos de certificação complexos será essencial para libertar totalmente o potencial do V2G e permitir a sua ampla adoção”.

Renault exige “regulamentos claros

O Grupo Renault “exige regulamentos claros e consistentes em toda a Europa”, abrangendo incentivos fiscais, revisões de taxas de rede, processos de certificação simplificados e apoio à implementação de contadores inteligentes. “Estas medidas são cruciais para libertar o potencial do V2G e torná-lo a base de uma transição energética mais rápida e sustentável. Em última análise, isto contribuirá para transformar cada EV num ativo de rede e impulsionar uma mudança mais rápida e inteligente para um ecossistema energético sustentável”.

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“Para libertar todo o potencial do V2G, precisamos de quebrar as barreiras existentes – desde a adaptação das regras fiscais e das taxas de rede até à promoção da interoperabilidade e à simplificação dos processos de certificação. Com o alinhamento correto, o V2G pode tornar-se um pilar fundamental da rede do futuro”, afirma Jérôme Faton, diretor da Mobilize Energy.

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