O Renault Scenic E-Tech 100% elétrico já está disponíve na rede de concessionários da marca com um preço a partir de 40.690€.
Neste artigo:
Carro do Ano 2024 na Europa
Eleito o Carro do Ano 2024 na Europa por um júri composto por 59 jornalistas especializados, o Renault Scenic E-Tech já está disponível para compra no nosso país.
A nova geração do modelo do construtor francês é um carro completamente diferente em relação aos seus irmãos mais velhos. A marca diz que O Renault Scenic E-Tech tem um novo design, diferente motorização, muito mais tecnologia e um foco na segurança.
Renault Scenic E-Tech é “enorme salto qualitativo”
Com uma autonomia de até 625 quilómetros, uma das melhores da sua classe, o Renault Scenic E-Tech é um estradista om o espaço necessário para que uma família se faça à estrada confortavelmente.
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A marca afirma ter dado um “enorme salto qualitativo dado pela marca na qualidade percecionada”. Para a Renault, “a criteriosa escolha dos materiais e dos acabamentos, bem como os pormenores de montagem confirmam-no”.
Um SUV de linhas rebaixadas
No exterior, destacam-se a nova assinatura luminosa e as amplas superfícies vidradas, bem como o padrão que resulta das pequenas formas de diamante da grelha dianteira.
o Renault Scenic E-Tech é um SUV com linhas arrojadas e elegantes, mas com a linha de cintura rebaixada a conferir-lhe um ar de berlina.
Vocação familiar
O SUV da marca francesa faz juz à sua vocação familiar, com o generoso espaço para os joelhos e cabeça dos passageiros traseiros, assim como na capacidade da mala, que a Renault afirma ser, “simplesmente, a maior do segmento”.
Os bancos dianteiros dianteiros podem ser regulados eletricamente e os passageiros traseiros beneficiam de um apoio de braços que inclui dois braços giratórios para cada um dos passageiros, espaço para arrumação de smartphones e tablets, dois suportes para bebidas e duas tomadas USB-C.
Diga-se a propósito que o Renault Scenic E-Tech tem 38,7 litros de espaços de arrumação, o que o torna o melhor da sua categoria neste item.
Teto panorâmico pode tornar-se opaco
O teto panorâmico de vidro Solarbay é opacificante, o que permite aos ocupantes do Renault Scenic E-Tech optarem por um teto transparente ou opaco, permitindo mesmo configurações diferentes para os passageiros da frente e traseiros.
A Renault é a primeira marca generalista a disponibilizar esta tecnologia neste seu automóvel e este foi um dos pormenores que lhe permitiu ser eleito o Carro do Ano 2024 na Europa.
Sistema de infoentretenimento
O sistema de infoentretenimento do Renault Scenic E-Tech assente em dois ecrãs contínuos, em forma de L: um horizontal, de 12,3 polegadas, para o painel de instrumentos e um tátil, vertical, de 12 polegadas, colocado em posição central.
O sistema multimédia OpenR Link os Android Auto e Apple CarPlay integrados. Simples e intuitivo, integra aplicações como o Google Maps, Waze ou Spotify, mas também permite descarregar dezenas de outras no Google Play.
Através do Google Assistente estão disponíveis mais de 70 comandos de voz, sendo possível planear uma viagem, efetuar chamadas telefónicas, ler e responder a mensagens, ou mesmo abrir e fechar o teto Solarbay, alternar entre os modos MULTI-SENSE, ajustar a temperatura interior, entre muitas outras funções.
Até 625 quilómetros de autonomia
O Renault Scenic E-Tech é equipado com um motor elétrico, montado na dianteira, disponível em duas versões.
O mais potente, com 160 kW (220 cavalos) e 300 Nm de binário, está associado a uma bateria com 87 kWh de capacidade, que proporciona uma autonomia até 625 quilómetros (WLTP).
Uma segunda versão, de 125 kW (170 cavalos) e 280 Nm de binário, está disponível com uma bateria de 60 kWh de capacidade, capaz de oferecer uma autonomia até 430 quilómetros (WLTP).
Células da bateria reparadas individualmente em Portugal
As baterias do Renault Scenic E-Tech 100% elétrico são compostas por 12 módulos de 16 ou 24 células que podem ser reparadas ou substituídas individualmente.
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Uma grande mais-valia que não é transversal às restantes propostas do mercado, sendo que a Renault também já investiu, em Portugal, num centro de reparação de baterias, com tudo o que isso implica de vantagem no serviço pós-venda.
30 dispositivos ADAS
Equipado com mais de 30 dispositivos ADAS e de segurança, o novo Renault Scenic E-Tech 100% elétrico é um viajante nato que “impressiona pelo conforto a bordo e de rolamento, pelo prazer de condução, pelo isolamento acústico, pela linearidade da entrega de potência e binário” diz a marca.
A Renault afirma que os consumos do Scenic E-Tech são “comedidos (16,3 ou 16,8 kWh/100 km, respetivamente, para as versões de 160 kW e 125 kW)”, mas tudo depende, claro, de termos o pé mais ou menos pesado.
O Scenic E-Tech 100% elétrico disponibiliza quatro níveis de travagem regenerativa e o condutor tem disponível quatro diferentes personalizações: Comfort, Sport, Eco e Perso (personalizado).
Cada modo cria uma atmosfera diferente, combinando as luzes interiores, o conforto do banco do condutor, a temperatura interior e a cor do ecrã com aspetos de condução, como o “peso” da direção, a calibração do grupo propulsor e a resposta dos pedais.
Um exemplo de sustentabilidade
Com uma pegada de carbono 50 por cento inferior à geração anterior, o Scenic E-Tech 100% elétrico é um dos automóveis mais sustentáveis do mercado.
“Pelo menos 24 por cento é fabricado com materiais de economia circular; no final da sua vida útil, 90% da sua massa (incluindo a bateria) é reciclável; não incorpora qualquer pele de origem animal; uma percentagem significativa dos vidros são reciclados; e nem a eletrónica, a bateria ou o motor incorporam materiais de terras raras”, sublinha a Renault, em nota de imprensa.
Disponível a partir de 40.690€ (PVPR)
O Renault Scenic E-Tech 100% elétrico já está disponível na rede de concessionários da marca, tendo um preço de entrada de 40.690€ (PVPR). O automóvel tem quatro níveis de equipamento, incluindo a versão Esprit Alpine, que adiciona um toque desportivo.
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