vendas em junho vendas em junho

Vendas em junho; automóveis elétricos representam 18,9%

Os automóveis elétricos representaram 18,9% do total de vendas em junhoem Portugal. A Tesla continua a dominar, mas a Volvo teve resultados impressionantes num mercado em que a BYD continua a crescer.

Peso dos BEV nas vendas em junho

As vendas em junho de automóveis 100% elétricos (BEV) representaram já quase 20% das novas matrículas de veículos ligeiros de passageiros em Portugal, o que denota uma cada vez maior penetração no mercado.

No primeiro semestre do ano “verifica-se que 16,5 por cento dos veículos ligeiros de passageiros novos eram eléctricos. Reportando-nos apenas às vendas de Junho, o peso dos eléctricos foi de a 18,9 por cento do mercado”, afirma a ACAP, Associação Automóvel de Portugal, em comunicado.

vendas em junho
As vendas em junho de automóveis 100% elétricos cifraram-se em 3.851 @ACAP

De acordo com os dados recolhidos, os automóveis movidos a novas energias (100% elétricos, híbridos plug-in e híbridos) representaram 51% das vendas no primeiro semestre deste ano. Desta fatia, 16,5% foram matrículas de automóveis 100% elétricos, um total de 20.533 veículos.

Tesla lidera incontestada

A Tesla voltou a ganhar tração no mercado português no mês em análise, tendo uma variação homóloga de 42,1%, com um total de 1.225 vendas em junho.

vendas em junho
A Tesla continua na liderança sem contestação @cortesia Tesla Inc

No semestre, a marca norte-americana vendeu 5.470 automóveis, mais 33,2% do que no primeiro semestre de 2023 e mantém-se incontestada como a marca que mais automóveis elétricos vende em Portugal, a uma grande distância dos seus competidores.

Volvo e BMW completam pódio

Se a Tesla domina o mercado, a luta pelos restantes lugares do pódio está bastante renhida. Apesar de a BMW manter um crescimento sustentado com uma variação homóloga de 10%, é ultrapassada este mês pela Volvo.

Subscreva a Newsletter

A marca escandinava teve um crescimento de 296,7% em relação ao mesmo período homólogo, que lhe permite subir ao segundo lugar das marcas que mais automóveis elétricos vendem.

A marca escandinava teve um crescimento de 296,7% em relação ao mesmo período homólogo, que lhe permite subir ao segundo lugar das marcas que mais automóveis elétricos vendem.

As vendas em junho da Volvo foram de 365 automóveis, contra os 266 da BMW.

BYD já é a 4ª que mais vende

BYD é 4ª nas vendas em junho
A BYD já ameaça o pódio @BYD

Destaque no top 10 para o contínuo aumento das vendas da BYD. A marca chinesa é a primeira fora do pódio, com uma subida constante. Só em junho vendeu 228 dos 943 veículos que matriculou no primeiro semestre de 2024, um número particularmente interessante se se tiver em conta que a marca chegou a Portugal há um ano.

A marca chinesa consegue assim o quarto lugar de vendas de veículos elétricos em Portugal e começa a ameaçar a BMW.

O top 10 das marcas que mais veículos elétricos venderam em junho completa-se, por ordem decrescente de vendas, com a Mercedes-Benz, Volkswagen, Renault e MG. No décimo lugar, e com as mesmas 125 unidades vendidas, estão a Audi e a Peugeot.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *