bateria semissolida bateria semissolida

MG4 será o primeiro automóvel elétrico acessível do mundo com bateria semissólida

A MG confirmou oficialmente que o novo MG4 será o primeiro automóvel elétrico acessível produzido em massa a nível global equipado com uma bateria semissólida, tecnologia que até agora estava limitada a protótipos ou veículos experimentais de luxo.

Bateria semissólida com maior densidade energética

A revelação foi feita pelo diretor-geral da marca, Chen Cui, durante um evento com imprensa em Xangai, onde foram reveladas as especificações técnicas da nova geração e o calendário da segunda fase da gama MG4.

A inovação é fornecida pela empresa QingTao Energy, que desenvolveu uma bateria semissólida de 70 kWh, composta por apenas 5% de eletrólito líquido, o que garante maior densidade energética, resistência térmica e segurança. Segundo dados oficiais, esta bateria foi submetida a testes de perfuração a 360 graus e oferece 537 km de autonomia no ciclo chinês CLTC. Em temperaturas negativas de –7 °C, regista 13,8% menos perda de autonomia face às baterias LFP convencionais.

bateria semissólida
Chen Cui, diretor-geral da MG @Wiebo

A energia específica da bateria é de 180 Wh/kg, posicionando este MG4 como um marco técnico mundial — o primeiro EV de entrada com bateria semissólida aprovada para produção e venda em larga escala.

Nova referência entre os elétricos compactos acessíveis

Além da inovação na bateria, o novo MG4 irá competir diretamente com o BYD Dolphin e outros elétricos urbanos, mas com especificações superiores. O hatchback compacto apresenta tração traseira, graças a um motor único de 120 kW montado no eixo posterior. Esta configuração oferece dinâmica de condução mais equilibrada, superior à dos concorrentes com tração dianteira.

A marca confirmou dimensões generosas para o segmento, com 4.395 mm de comprimento, 1.842 mm de largura e 2.750 mm de distância entre eixos, permitindo mais espaço interior e maior capacidade de bagageira do que os rivais. Em comparação, o BYD Dolphin mede apenas 4.280 mm e tem entre-eixos de 2.700 mm.

O preço de lançamento será entre 80.000 e 120.000 yuan, ou seja, entre 9.500 e 14.400 euros, tornando o MG4 o modelo com bateria semissólida mais acessível do mundo.

bateria semissolida
O MG4 será o primeiro automóvel elétrico acessível com bateria semissólida @MG

Interior digital MG×Oppo e ligação total ao smartphone

No habitáculo, estreia-se o sistema MG×Oppo Cockpit, desenvolvido em parceria com o fabricante de smartphones Oppo. O cockpit digital permite sincronização total entre o telefone e o carro, com comandos por voz, navegação por gestos e acesso direto às aplicações móveis através do ecrã central. Esta colaboração tecnológica reforça a ligação entre mobilidade urbana e ecossistemas digitais, permitindo que o utilizador controle navegação, entretenimento e funções do veículo sem deixar o universo do smartphone.

Visualmente, o novo MG4 adota uma linguagem inspirada no roadster elétrico Cyberster, com frente esculpida, assinatura luminosa dividida e logotipo frontal iluminado.

Subscreva a Newsletter

A produção já começou na unidade da SAIC em Nanjing, com unidades pré-série preparadas para entrega após o lançamento comercial a 5 de agosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *