A Mercedes-AMG voltou a desafiar os limites da engenharia automóvel com o Concept AMG GT XX, um protótipo elétrico que deu a volta ao mundo em 8 dias. O protótipo completou 40.075 km, o equivalente à circunferência da Terra, num teste extremo que evocou os lendários programas de resistência da marca.
Neste artigo:
Desafio inspirado em Jules Verne
O palco foi o circuito de alta velocidade de Nardò, em Itália, onde a Mercedes-Benz já tinha marcado presença nas décadas de 70 e 80 com o icónico C111. Desta vez, o desafio foi inspirado em Jules Verne: dar a volta ao mundo em oito dias, com um veículo elétrico que mantivesse velocidade constante, parando apenas para carregamentos ultrarrápidos a uma média de 850 kW, um valor que ultrapassa largamente a capacidade da infraestrutura atual.

“Enorme performance e carregamentos extremamente rápidos estiveram sempre disponíveis e tornaram estes recordes possíveis”, sublinhou Michael Schiebe, CEO da Mercedes-AMG. “Para os clientes dos nossos futuros modelos elétricos, isto significa que terão um verdadeiro AMG – sem concessões”.
O Concept AMG GT XX é movido por três motores de fluxo axial e uma bateria de alto desempenho com refrigeração líquida, tecnologias que estarão disponíveis na nova arquitetura elétrica AMG.EA, prevista para produção já no próximo ano. Esta configuração não só permite acelerações instantâneas, como garante uma “resistência excecional” sob condições extremas de carga e temperatura.
Velocidade constante de 300 km/h
“Estamos a entrar numa nova dimensão de performance – desta vez com propulsão totalmente elétrica”, afirmou Markus Schäfer, CTO do Grupo Mercedes-Benz. “O objetivo é redefinir os limites do que é tecnicamente possível na era da eletrificação”. O GT XX estabeleceu um total de 25 recordes em 8 dias. O bólide percorreu 5.479 km em apenas 24 horas, quebrando o recorde mundial de distância para veículos elétricos com uma margem de 1.518 km.

Segundo a marca, a velocidade de cruzeiro foi definida com base em simulações extensas, que identificaram os 300 km/h como o ponto ideal para maximizar eficiência e minimizar desgaste. Apesar de capaz de velocidades superiores, o protótipo manteve esse ritmo durante oito dias consecutivos, com dezenas de ciclos de aceleração e carregamento dia e noite, sem falhas.
Concept AMG GT XX quebra 25 recordes
Ao contrário de muitos concept cars que vivem apenas em salões de automóveis, o Concept AMG GT XX foi posto à prova em pista, com resultados concretos. A marca destaca que o teste foi desenhado para simular os cenários mais exigentes de utilização real, com cargas elevadas, velocidades constantes e ciclos de carregamento intensivos.
O resultado? Um total de 25 recordes de resistência e velocidade, incluindo o maior número de quilómetros percorridos por um veículo elétrico em 24 horas, e a maior distância total em oito dias. Tudo isto com tecnologia que estará disponível em modelos de produção.
George Russel “verdadeiramente” impressionado

A ligação à Fórmula 1 não é apenas simbólica. O projeto contou com o envolvimento direto da equipa Mercedes-AMG High Performance Powertrains, responsável pelos motores da F1, e com a participação do piloto George Russell nos testes.
“Como piloto de F1, estou habituado a levar a tecnologia ao limite. O Concept AMG GT XX impressionou-me verdadeiramente”, confessou George Russsel.
Subscreva a Newsletter
“Os motores de fluxo axial respondem com a mesma rapidez e precisão que um grupo motopropulsor de Fórmula 1, mas com uma resistência que só experimentei com motores de combustão. Esta tecnologia irá revolucionar a experiência de condução – tanto nas pistas como nas estradas”, garante o piloto da Mercedes.



