Após dez anos de trabalho, o Apple Car foi cancelado, anunciou a empresa num memorando interno.
Neste artigo:
Decisão afeta 2.000
Conhecido como “Projeto Titan”, o Apple Car foi sendo anunciado ao longo dos anos e os últimos rumores indicavam que veria a luz do dia em 2028.
Mas agora, num comunicado interno à equipa de 2.000 pessoas, a Apple anunciou que, “após uma avaliação cuidadosa, decidimos redirecionar os nossos recursos e talentos para áreas onde acreditamos que podemos ter um impacto maior e mais duradouro”.
Do Apple Car para a IA generativa
A decisão de cancelar o Apple Car foi anunciada na terça-feira. A marioria da equipa de cerca de 2.000 pessoas do “Project Titan” vai ser vai direcionada para o desenvolvimento da Inteligência Artificial generativa.
Na carta enviada aos funcionários da empresa de Cupertino, Jeff Williams, COO da Apple, e Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo projeto Titan, sublinharam a necessidade de a Apple se focar em projetos com um “maior e mais duradouro impacto”, sublinhando que continuar “a acreditar que o futuro do transporte é autónomo.
“Continuamos a acreditar que o futuro do transporte é autónomo, mas estamos a mudar o nosso foco para o desenvolvimento de tecnologias de IA que podem ser usadas por outras empresas para criar os seus próprios veículos.”
Memorando interno da Apple assinado por Jeff Williams, COO da Apple, e Kevin Lynch, vice-presidente responsável pelo projeto Titan
O Project Titan
O projeto Titan terá sido iniciado em 2015 (pelo menos é quando surgem as primeiras notícias sobre o desenvolvimento pela Apple de uma carro elétrico), e foi desde o seu início muito tumultoso, com uma estratégia errática e uma grande rotatividade de liderança.
A notícia de que o projeto que tinha por objetivo a construção de um carro elétrico pela empresa da maçã foi primeiro noticiado pela Bloomberg e confirmado por vários meios internacionais.
Ainda há poucos meses, a Wired noticiou que um Apple Car com uma carroçaria de outra marca terá feito 45.000 km na Califórnia durante o ano de 2023.
Contudo, o Project Titan e a construção de um Apple Car nunca foram confirmados por fontes oficiais.
Leia também:
Mudança de foco
Com a mudança de foco, a Apple junta-se a um crescente número de empresas que investem em IA generativa, uma tecnologia capaz de criar conteúdo original, como textos, imagens e vídeos.
A empresa já está a testar atualizações de IA para o Spotlight e o Xcode, e o CEO Tim Cook confirmou o lançamento de funcionalidades de IA generativa “ainda este ano”.