A “grande maioria” das baterias dos automóveis elétricos nunca necessitarão de ser substituídas, revela um novo estudo, segundo o qual a sua vida útil é mesmo superior à dos automóveis.
Neste artigo:
Degradação das baterias cada vez menor
Atualmente, a degradação das baterias é cada vez menor, à medida que a tecnologia vai evoluindo. De acordo com a Geotab, uma empresa canadiana de telemática que realizou o estudo, a degradação cifra-se atualmente em 1,8% ao ano.
Os analistas afirmam mesmo que no caso dos automóveis elétricos de maior desempenho a degradação das baterias é de apenas 1% ao ano.
De acordo com o estudo, a taxa de degração média de 1,8% permite indicar que o estado de saúde (SoH) ao fim de 12 anos será ainda superior a 80%.
Vida útil melhor que a de veículo de frota
Para realizar este estudo, foram analisados 10.000 veículos, chegando os analistas à conclusão de que as baterias chegam com 80% de SoH ao fim de 12 anos, “geralmente para além da vida útil normal de um veículo de frota”.
Para a Geotab, estes números equivalem a dizer que uma bateria de 60 kWh que começa a sua vida útil com um estado de saúde (SoH) de 100% e que se deteriora para 90% de SoH “atuaria efetivamente como uma de 54 kWh”.
Primeiro estudo há 5 anos
A empresa canadiana salienta que a degradação das baterias é cada vez menor. No primeiro estudo que realizou há cinco anos, identificou uma degradação de 2,3% ao ano.
Dado que a vida útil das primeiras baterias era bastante menor, a Geotab considerou os resultados do primeiro estudo como sendo “surpreendentemente bons”
Não precisarão de ser substituídas
Cinco anos depois, a taxa de degradação das baterias diminuiu em 22% em relação ao primeiro estudo, cifrando-se agora em 1,8% ao ano. Os analistas concluem que, “com estes níveis elevados de saúde sustentada, as baterias dos modelos de veículos elétricos mais recentes durarão confortavelmente mais do que a vida útil do veículo e provavelmente não precisarão de ser substituídas”.
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A afirmação é de David Savage, vice-presidente da Geotab para o Reino Unido e Irlanda, que afiança que, “no entanto, continuamos a ver a fiabilidade das baterias a ser utilizada como pretexto para atacar os veículos elétricos”.
Casos concretos
A cada vez maior longevidade da vida útil das baterias tem sido atestada com casos específicos, como o do Tesla que funciona como táxi no Reino Unido e que já fez mais de 700.000 quilómetros com a mesma bateria, ou ainda com o estudo da Kia que atesta a boa forma das baterias de automóveis Niro a servirem como TVDE em Portugal, mesmo de um que já superou os 300.000 quilómetros.
Esta cada vez maior vida útil das baterias levou já algumas marcas a oferecerem garantias “impossíveis” às baterias.
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O KGM Torres EVX, que agora chegou ao nosso país, vem com uma garantia de 1 milhão de quilómetros ou 10 anos. Este modelo junta-se ao Toyota Bz4x, também totalmente elétrico e para o qual a marca nipónica tem uma garantia da mesma ordem de grandeza: 1 milhão de quilómetros ou 10 anos.