Baterias de EV com vida útil maior que automóveis

A “grande maioria” das baterias dos automóveis elétricos nunca necessitarão de ser substituídas, revela um novo estudo, segundo o qual a sua vida útil é mesmo superior à dos automóveis.

Degradação das baterias cada vez menor

Atualmente, a degradação das baterias é cada vez menor, à medida que a tecnologia vai evoluindo. De acordo com a Geotab, uma empresa canadiana de telemática que realizou o estudo, a degradação cifra-se atualmente em 1,8% ao ano.

Os analistas afirmam mesmo que no caso dos automóveis elétricos de maior desempenho a degradação das baterias é de apenas 1% ao ano.

Bateris EV
As baterias dos veículos mais eficientes têm mesmo uma degradação de apenas 1% @EV Mag

De acordo com o estudo, a taxa de degração média de 1,8% permite indicar que o estado de saúde (SoH) ao fim de 12 anos será ainda superior a 80%.

Vida útil melhor que a de veículo de frota

Para realizar este estudo, foram analisados 10.000 veículos, chegando os analistas à conclusão de que as baterias chegam com 80% de SoH ao fim de 12 anos, “geralmente para além da vida útil normal de um veículo de frota”.

baterias EV
As baterias não necessitarão de ser substituídas @BYD

Para a Geotab, estes números equivalem a dizer que uma bateria de 60 kWh que começa a sua vida útil com um estado de saúde (SoH) de 100% e que se deteriora para 90% de SoH “atuaria efetivamente como uma de 54 kWh”.

Primeiro estudo há 5 anos

A empresa canadiana salienta que a degradação das baterias é cada vez menor. No primeiro estudo que realizou há cinco anos, identificou uma degradação de 2,3% ao ano.

Baterias carros elétricos
A evolução tecnológica permite que a vida útil das baterias seja cada vez maior @DR

Dado que a vida útil das primeiras baterias era bastante menor, a Geotab considerou os resultados do primeiro estudo como sendo “surpreendentemente bons”

Não precisarão de ser substituídas

Cinco anos depois, a taxa de degradação das baterias diminuiu em 22% em relação ao primeiro estudo, cifrando-se agora em 1,8% ao ano. Os analistas concluem que, “com estes níveis elevados de saúde sustentada, as baterias dos modelos de veículos elétricos mais recentes durarão confortavelmente mais do que a vida útil do veículo e provavelmente não precisarão de ser substituídas”.

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A afirmação é de David Savage, vice-presidente da Geotab para o Reino Unido e Irlanda, que afiança que, “no entanto, continuamos a ver a fiabilidade das baterias a ser utilizada como pretexto para atacar os veículos elétricos”.

Casos concretos

A cada vez maior longevidade da vida útil das baterias tem sido atestada com casos específicos, como o do Tesla que funciona como táxi no Reino Unido e que já fez mais de 700.000 quilómetros com a mesma bateria, ou ainda com o estudo da Kia que atesta a boa forma das baterias de automóveis Niro a servirem como TVDE em Portugal, mesmo de um que já superou os 300.000 quilómetros.

Esta cada vez maior vida útil das baterias levou já algumas marcas a oferecerem garantias “impossíveis” às baterias.

O KGM Torres EVX, que agora chegou ao nosso país, vem com uma garantia de 1 milhão de quilómetros ou 10 anos. Este modelo junta-se ao Toyota Bz4x, também totalmente elétrico e para o qual a marca nipónica tem uma garantia da mesma ordem de grandeza: 1 milhão de quilómetros ou 10 anos.

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