BEV são um quarto dos automóveis vendidos

Os automóveis 100% elétricos representam um quarto do total de automóveis vendidos em Portugal durante o mês de novembro. Sem surpresas, a Tesla volta a liderar no mercado dos BEV.

24,8% dos automóveis vendidos

De acordo com o relatório mensal da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), um em cada quatro automóveis novos vendidos em Portugal é um modelo 100% elétrico.

Automóveis vendidos em novembro
Automóveis elétricos são um quarto das vendas em novembro @FreepPick – imagem gerada por IA

16.400 automóveis ligeiros de passageiros foram matriculados em Portugal, dos quais 4.063 foram veículos elétricos (BEV), o que representa 24,8% do total.

Apenas motorização a gasolina supera BEV

Apenas os ligeiros de passageiros a gasolina ultrapassaram o número de unidades 100% elétricas vendidas em novembro, com 4.372 unidades e 26,7% do mercado. Dos automóveis vendidos em Portugal, 2.594 (15,8%) foram híbridos a gasolina (HEV) e 2.524 híbridos plug-in (PHEV) a gasolina (15,4%).

Apesar de se terem vendido mais automóveis a gasóleo este mês, representam apenas 8,1% dos ligeiros de passageiros matriculados.

Automóveis vendidos em portugal
Peugeot lidera globalmente e Tesla no mercado BEV @FreePick – imagem gerada por IA

A Peugeot é a marca que lidera as vendas globalmente, com 1.575 unidades vendidas e uma variação positiva de 58,5%, com o Peugeot 2008 a ser o automóvel mais vendido em Portugal.

Tesla regressa ao topo

Os dados da associação do setor revelam que a Tesla voltou ao primeiro lugar dos automóveis vendidos em Portugal com a motorização 100% elétrica, com 801 unidades matriculadas. , mantendo-se a BMW em segundo lugar, com 403 unidades.

A Volvo sobre para o terceiro lugar do pódio, com 306 unidades, muito à custa do sucesso do EX30.

O top 5 das marcas que mais venderam automóveis elétricos em novembro completa-se com a Mercedes-Benz com 295 unidades, seguida pela BYD com 294 automóveis vendidos.

Peugeot desce mas mantém crescimento

Depois de o mês passado ter vendido 507 unidades de automóveis 100% elétricos, a Peugeot teve uma grande descida, com 273 carros vendidos.

mercado em novembro
O Peugeot E-3008 foi o modelo BEv mais vendido pela marca @Stellantis

Apesar de ter descido do primeiro lugar dos elétricos para o sexto posto, a marca francesa mantém números muito superiores aos registados no mesmo mês do ano passado, com um aumento de 148,2%.

Tesla é única com variação homóloga negativa

À exceção da Tesla, que teve uma variação homóloga negativa de -54,6%, a maioria das principais marcas está numa trajetória claramente ascendente em relação ao ano passado.

Subscreva a Newsletter

Sem surpresas, a BYD é a marca que mais sobe, com uma variação de 434,5% em relação ao ano passado. A marca chinesa que chegou a Portugal há ano e meio é seguida pela Citröen. O construtor francês teve um incremento de automóveis vendidos em relação a novembro do ano passado de 241,2%.

Polestar dá grande pulo

O pódio das marcas que mais crescerem em novembro relativamente ao mesmo mês do ano passado é completado pela Polestar que, ao vender 59 unidades, registou um incremento de 227,8%.

automóveis vendidos em Portugal
O Polestar 4 @EV Mag

A Polestar está a beneficiar das reações francamente positivas ao Polestar 4, que chegou ao mercado em agosto. Em novembro do ano passado, a Polestar tinha apenas um veículo no seu portfólio, vendendo agora uma gama de 3 automóveis 100% elétricos.

De notar que os veículos movidos a novas energias (elétricos e híbridos) representam 56,8% dos automóveis vendidos no país. Deste total, a fatia de leão vai para os ligeiros de passageiros 100% elétricos, que representam 19,3%, enquanto os híbridos (HEV) têm uma quota de 16,7% e os híbridos plug-in (PHEV) 13,6%.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *