A Euro NCAP quer que as funções vitais da condução voltem a ser controladas com botões físicos. Só assim os automóveis obterão 5 estrelas nos testes de segurança.
Neste artigo:
Botões físicos em cinco funções
Com os grandes ecrãs nos automóveis, há cada vez mais funções a serem controladas através de touchscreens mas, a partir de 2026, os fabricantes de automóveis que pretendam obter a classificação máxima de segurança de cinco estrelas do Euro NCAP terão de garantir que cinco funções essenciais do veículo sejam controladas por botões físicos, em vez de ecrãs táteis.
En causa estão funções como os indicadores, as luzes de perigo, o limpa para-brisas, a buzina e as funções SOS. Para que um veículo obtenha a classificação máxima, estas funções têm de ser controladas por botões físicos.
Tesla vai ter de se adaptar
A nova política do Euro NCAP (European New Car Assessment Programme, ou Programa Europeu de Avaliação de Novos Automóveis) deverá entrar em vigor em 2026 e terá implicações sérias em vários construtores, nomeadamente na Tesla.
Com efeito, o design de interior dos automóveis do construtor norte-americano, tem uma filosofia extremamente minimalista, com a dispensa de botões físicos.
Para continuar a manter uma boa classificação, a Tesla vai ter de se adaptar às normas de segurança europeias. Só assim conseguirá manter a classificação 5 estrelas Euro NCAP que os seus modelos ostentam.
Condutores tiram os olhos da estrada
Esta mudança nas diretrizes do Euro NCAP visa combater o problema da “utilização excessiva de ecrãs tácteis”, que, segundo Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do organismo, “obriga os condutores a desviar os olhos da estrada e aumenta o risco de acidentes por distração”.
“Os novos testes Euro NCAP, previstos para 2026, incentivarão os fabricantes a utilizar controlos físicos separados para funções básicas de forma intuitiva, limitando o tempo em que os olhos estão fora da estrada e promovendo, assim, uma condução mais segura”
Matthew Avery, diretor de desenvolvimento estratégico do Euro NCAP
Em causa estão os ecrã táteis que são muito complicados, obrigando os condutores a navegar entre menús para aceder a funções básicas. É por isso que a Euro NCAP quer que os indicadores, as luzes de perigo, o limpa par-brisas, a buzina e as funções SOS – pelo menos estes – sejam controlados por botões físicos.
Volkswagen já corrigiu rota
Vários fabricantes de automóveis, como a Tesla e a VW, já foram criticados por implementarem controlos de ecrã tátil excessivamente complexos que exigem que os condutores naveguem por vários menus para ajustar configurações básicas, como bancos, espelhos e ventilação.
A Volkswagen recebeu críticas dos seus clientes relativas ao tablier do ID3 e já está a mudar de rumo.
“Tínhamos clientes frustrados que não deviam estar frustrados. Por isso, passámos muito tempo – trabalhando de forma realmente sistemática – a identificar todas as funções que um cliente normalmente toca quando utiliza um veículo.”, afirmou en junho de 2023 o CEO da VW, Thomas Schäfer, em declarações ao britânico Autocar.
Cumprimento das novas regras terá impacto
Embora o cumprimento das novas regras do Euro NCAP não seja obrigatório já em 2026, os fabricantes que não o fizerem arriscam perder pontos valiosos nas suas classificações de segurança, o que pode ter um impacto significativo nas suas vendas.
A mudança nas diretrizes do Euro NCAP é vista como um passo positivo na luta contra a distração na condução e consequente promoção de uma condução mais segura.
“Os novos testes do Euro NCAP incentivarão os fabricantes a utilizar controlos físicos separados para as funções básicas de forma intuitiva, limitando o tempo em que os olhos estão fora da estrada e promovendo, assim, uma condução mais segura”, explica Matthew Avery, o diretor do desenvolvimento estratégico do Euro NCAP.
Futuro está em solução mista
Com a mudança nas diretrizes do Euro NCAP, as marcas terão de ter em atenção o design e a funcionalidade dos painéis de instrumentos dos automóveis no futuro.
O mais provável é estabilizar numa solução mista, com a integração dos botões físicos e um sistema de infoentretenimento que permitam uma condução segura.