A Nissan pôs à prova a tecnologia e-4ORCE na Terra dos Mil Lagos. Numa gelada estrada finlandesa, o Nissan Ariya e-4ORCE evoluiu com precisão.
Neste artigo:
Conduzir num lago gelado
O teste a que a marca nipónica colocou o automóvel era simples. Colocar dois modelos a evoluir numa experiência em estrada e todo-o-terreno, incluindo uma estrada marcada num lago gelado.
O Nissan Ariya e-4ORCE teve como companheiro nesta aventura o X-Trail e-POWER e-4ORCE, um PHEV da marca.
O objetivo da Nissan era o de demonstrar como a sua tecnologia permite uma experiência de condução única.
Controlo independente das rodas
O sistema e-4ORCE utiliza a bateria para alimentar um sistema de motor duplo distribuído uniformemente em cada eixo para controlo independente das rodas.
Com esta tecnologia, o controlo independente das rodas permite aos condutores seguirem a linha de curva pretendida, apanas com correções mínimas da direção, uma vez que compensam as respostas comuns do condutor, como a subviragem.
Com este sistema, o binário é distribuído à frente e atrás para maximizar a aderência dos pneus de acordo com as condições do piso e a situação do veículo, “enquanto a travagem é controlada individualmente para cada uma das quatro rodas”, salienta a marca
Manter a trajetória
A precisão do sistema dual motor e as capacidades de vectorização do binário de travagem permitem ao veículo manter-se na trajetória correta, independentemente das condições do piso. O e-4ORCE atua e ajuda a manter a trajetória mesmo que a estrada “esteja molhada, oleosa, escorregadia com folhas molhadas ou coberta de neve ou gelo”.
É na distribuição equilibrada da potência do sistema dual motor, que pode ser ajustada em 1/10000 de segundo, consideravelmente mais rápido do que os sistemas mecânicos tradicionais de tração integral, que está a chave da tecnologia e-4ORCE da Nissan..
Travagem regenerativa
Ao possuir também distribuição de travagem regeneratica, esta tecnologia da Nissan minimiza a inclinação do automóvel para a frente e assim aumentando a sensação de segurança a bordo.
A inclinação é suprimida através do controlo do equilíbrio regenerativo entre os eixos dianteiro e traseiro
Nissan Ariya e-4ORCE debita 225 kW de potência
O Nissan Ariya e-4ORCE tem uma potência total do sistema de 225kW (306cv) produzindo um binário de até 600Nm. Isto gera uma aceleração rápida dos 0-100km/h em 5,7 segundos, atingindo a velocidade máxima de 200 km/h.
Com uma autonomia combinada de 509 quilómetros, esta versão carrega a bateria de 20% a 80% em aproximadamente 40 minutos.
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Nissan Ariya com outras duas versões
O Nissan Ariya está ainda disponível com duas outras motrizações.
O Ariya 63 kWh é um coupé-crossover com tração às rodas da frente, com um motor que debita 160kW (214cv) de potência, tem um binário de 300 Nm e uma velocidade máxima de 160 km/h. Este modelo oferece uma autonomia combinada de 404km.
O Ariya 87 kWh tem uma autonomia semelhante a um carro a gasolina. Com tração às rodas da frente a debitar uma potência de 178kW (238cv) e binário de 300 Nm, oferece a mesma performance que o Ariya de 63kW, mas com uma autonomia combinada de 536km.